Uma experiência de cursinho pré-vestibular popular: o caso do cursinho Ideal da FCT/Unesp

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Data

2003

Autores

Silva, João Fernando Custódio da [UNESP]
Silva, José Caetano da [UNESP]
Melazzo, Everaldo Santos [UNESP]
Souza, Carlos Rogério Rocha de [UNESP]
Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP]
Ramos, Alexandre Selaibe [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O cursinho Ideal iniciou suas atividades em 1999 como atividade de extensão financiada com 20 bolsas financiadas pela PROEX e 2 bolsas do próprio cursinho. Visando atender jovens de segmentos carentes da cidade de Presidente Prudente e região, impossibilitados de pagar cursinho pré-vestibular convencionais, o Cursinho Ideal vem desenvolvendo um trabalho pedagógico que envolve a preparação para o vestibular, além de atividades de formação intelectual e de cidadania, uma vez que tais alunos ao freqüentarem as aulas no Campus podem usufruir das instalações e serviços disponíveis (biblioteca, laboratórios, atividades culturais etc). Conta atualmente com 180 alunos, 19 monitores (alunos da FCT/Unesp) distribuídos em 19 disciplinas, 3 monitores que compõem a coordenação de turma e 3 docentes da FCT que compõem a coordenação pedagógica. Objetivos: O Cursinho visa fundamentalmente atender a jovens de famílias carentes, oriundos do ensino público com o objetivo de ampliar suas possibilidades de acesso a Universidade. Além deste objetivo geral, o cursinho visa também possibilitar ao monitores (alunos de diversos cursos da FCT/Unesp) oportunidade de desenvolvimento de atividades docentes, além de envolve-los na própria administração e condução do cursinho. Metodologia: Grande ênfase tem sido dada a dois aspectos da condução do cursinho pré-vestibular Ideal: a primeira diz respeito à seleção dos alunos-monitores. Tal seleção é feita através de prova teórica e didática relacionada à disciplina pretendida, na qual participam os alunos e professores da FCT. A segunda diz respeito à seleção dos alunos. Desde 1999 vem sendo desenvolvidas estratégias que permitam selecionar os candidatos realmente carentes, que de outra maneira não teriam acesso a cursinho pré-vestibulares. Assim, tem sido utilizados instrumentos tais como questionário de avaliação socioeconômica, prova de conhecimentos gerais e entrevista com a assistente social do campus. Resultados: A aceitação do cursinho na cidade e região pode ser demonstrada pelo crescente número de inscritos a cada ano (730 inscritos em 1998, 733 em 1999, 766 em 2000 e 995 em 2001); a baixa evasão durante os 10 meses do período letivo; o número significativo de aprovados em diferentes vestibulares, em particular na Unesp. No ano de 2002 o cursinho passou a contar com um Regimento próprio e pretende reforçar as atividades de capacitação pedagógica dos monitores e ampliar as atividades disponíveis aos alunos.

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