Projeto atividade motora adaptada

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Data

2003

Autores

Brancatti, Paulo Roberto [UNESP]
Chagas, Eliane Ferrari [UNESP]
Mastroianni, Edelvira de Castro Quintanilha [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Desde agosto de 1997, um grupo de professores de Educação Física e Fisioterapia e alunos do curso de Educação Física oferecido pela FCT/Unesp de Presidente Prudente, vem desenvolvendo o projeto de Atividade motora adaptada às pessoas deficientes. E desde então, vimos trabalhando com as atividades físicas e o esporte como prática educativa, de lazer e de competição na área da Educação Física Adaptada. BRANCATTI(1999) apud ROSADAS(1989), considera que a Educação física adaptada ou especial, é uma área do conhecimento em Educação física e esportes que tem como finalidade privilegiar a população caracterizada “deficiente”, e desenvolve-se através de atividades psicomotoras, pedagógicas, terapêuticas, lazer, esportiva, como também, nas diversas técnicas de orientação e locomoção. Para que esta área tenha sucesso, é necessário o desenvolvimento de pesquisas entre os profissionais de Educação física e o envolvimento da Universidade na prestação de serviços à comunidade, oferecendo condições para que o conhecimento e a prática dos esportes adaptados sejam expandidos cada vez mais à população deficiente. O projeto acontece nas dependências da Universidade duas vezes por semana com duração de seis horas divididos em atividades do basquetebol sobre rodas, atletismo para deficiente visual e físico e atividades físicas para um grupo de jovens e adolescentes com paralisia cerebral. Insere-se neste, o atendimento à crianças de dois a dez anos da comunidade escolar prudentina que apresentam problemas de aprendizagem associados a deficiência psicomotora, no LAR (Laboratório de atividades lúdico-recreativas). O projeto é extensivo à duas Escolas Públicas de Presidente Prudente, atendendo um grupo de crianças com paralisia cerebral e deficientes mentais. O referido projeto conta com uma equipe de profissionais da Educação física, sendo três professores e vinte alunos graduandos do curso de Educação física. Atualmente estamos atendendo cerca de trinta pessoas deficientes e trinta crianças em tratamento através de sessões monitoradas. Reunimo-nos semanalmente para preparar as aulas e mensalmente para estudar temas relacionados a área, como textos, livros, simpósios, fóruns e congressos, além de estudarmos estratégias de ação para jogos e competições da equipe de basquete e demais esportes adaptados. Os resultados são alcançados mediante o crescimento de pessoas deficientes em participarem do projeto e o aumento gradativo dos discentes do curso de Educação física que optam pela área como forma de contribuir e enriquecer seus conhecimentos na sua futura profissão.

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