Laboratório de ensino de física

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2003

Autores

Queiroz, Marcela Dalana Fomes [UNESP]
Peña, Angel Fidel Vilche [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: A necessidade de complementação do Ensino Médio público se torna evidente quando os alunos que concluíram o programa oferecido por este sistema são submetidos às avaliações de ingresso ao Ensino Superior. Isso pode ser comprovado ao constatar-se, por exemplo, que a maioria dos aprovados em vestibulares das Universidades públicas do país estudaram em escolas privadas. Com base nestas informações, foi criado o Laboratório de Ensino de Física na FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente, que, além de preparar os alunos que cursam o Ensino Médio gratuito para os vestibulares, procura desenvolver nestes o interesse pelo aprendizado de Física, uma vez que estes se encontram desestimulados pela metodologia de ensino empregada para esta disciplina na rede pública. As aulas são ministradas por alunos do Curso de Matemática da própria instituição e conta com respaldo técnico e pedagógico de professor Coordenador do Departamento de Física, Química e Biologia da FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente. Objetivos: O presente trabalho visa, utilizando o Laboratório de Ensino de Física, desenvolver nos alunos concluintes do Ensino Médio público o interesse pelo aprendizado de Física, bem como prepará-los para os exames de seleção para o Ensino Superior. Através de orientações objetivas e sempre procurando estimular nos alunos o raciocínio rápido, visa também suprir as necessidades por ele encontradas em leitura e interpretação de enunciados e aproximar a disciplina do cotidiano dos mesmos, já que eles vêem-na como uma “ciência abstrata”. Metodologia: No preparo das aulas são utilizados materiais didáticos adequados às necessidades dos alunos, com exercícios e textos fundamentados basicamente em assuntos do cotidiano e, para uma maior visualização do conteúdo abordado nas aulas, são realizados também experimentos simples. O local utilizado é o Laboratório de Eletrônica da FCT. Listas de exercícios a serem resolvidos pelo próprio aluno em casa são aplicadas ao final de cada aula. Periodicamente, são realizadas avaliações preparadas de acordo com os moldes encontrados nos vestibulares. Resultados: Os resultados esperados pelo ensino aplicado no Laboratório de Ensino de Física é a aglutinação do entendimento teórico e prático de física do aluno, tendo como base o seu êxito nas provas dos vestibulares. Os encontros preliminares estão servindo de base para, no futuro próximo montar um Plantão de dúvidas, a ser atendido por alunos da Prática de Ensino de Física.

Descrição

Palavras-chave

Como citar