Reflexões sobre o meio ambiente da educação ambiental nas quartas séries do ensino fundamental no município de Dois Córregos-SP

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Data

2003

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: A educação ambiental proporciona aos indivíduos a conscientização do meio e das condições em que vivem, refletindo e participando de maneira responsável, crítica, ativa e contínua no sentido de possibilitar a conservação ou melhoria do seu habitat e da sua qualidade de vida. A Constituição Federal de 1988 trouxe no artigo 225, § 1º, inciso VI, o Princípio da Educação Ambiental, determinando a promoção da “educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do ambiente”. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), implantados dez anos depois, propuseram o tema ambiente como transversal, levando os professores a buscarem metodologias prontas para se trabalhar a educação ambiental. Ainda se verifica, em diferentes níveis, as dificuldades que os professores encontram com relação à abordagem do tema e ao desenvolvimento de ações voltadas para a educação ambiental. Objetivos: Este trabalho visa a investigação das dificuldades que os professores de 4as séries do Ensino Fundamental das escolas do município de Dois Córregos (SP) apresentam com relação à discussão do tema ambiente e ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental; discutir com os professores os problemas ambientais do município, visando à compreensão e à reflexão crítica sobre os mesmos; auxiliar os professores para que desenvolvam programas de educação ambiental com seus alunos. Métodos: Foram consultados, através de questionário contendo doze questões, nove professores do sexo feminino, com faixa etária média de 41 anos, responsáveis pelas 4as séries das seis escolas do município (uma escola municipal, uma particular e quatro estaduais). Resultados: Todas as professoras afirmaram ter interesse pelo tema meio ambiente e 66,7% delas disseram já ter desenvolvido algum trabalho relacionado ao assunto. De modo geral, estes trabalhos envolveram as questões relativas aos resíduos sólidos (67%), à água (83%) e às conseqüências das atividades antrópicas sobre o meio (17%). Com relação às dificuldades que as professoras eventualmente encontram para trabalhar o tema, 33% alegaram não ter dificuldades; 33% atribuíram suas dificuldades à falta de conhecimento técnico e à falta de tempo, em função da extensão do conteúdo programático a ser cumprido; 22% consideraram a falta de tempo para preparar suas aulas, e uma professora (11%) não respondeu a questão. Após a análise de todas as respostas dos questionários, uma reflexão conjunta, envolvendo o pesquisador e os professores, resultará na proposta de ações que viabilizem a implantação de programas de educação ambiental naquelas escolas.

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