A educação ambiental no ensino infantil para a construção da cidadania e da consciência da preservação

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Data

2003

Autores

Fatorelli, Leandra [UNESP]
Mastrandéa, André [UNESP]
Sant´Ana, Camila Rosa [UNESP]
Bachiega, João Covolan [UNESP]
Silva, Ramon Felipe Bicudo da [UNESP]
Távora, Renata Souza [UNESP]
Silva, Ricardo Rodrigues da [UNESP]
Garms, Taís Forte [UNESP]
Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: A educação ambiental é um processo contínuo, que possibilita ao indivíduo e à coletividade a conscientização sobre o meio e as condições em que vivem, a reflexão crítica e a participação ativa e responsável para a melhoria do seu habitat. Programas de educação ambiental vêm sendo implantados por diversos segmentos governamentais, acadêmicos, científicos e da sociedade civil, compreendendo que apenas a implementação de mecanismos de correção dos problemas ambientais é insuficiente para a manutenção da vida no planeta. No artigo 225 da Constituição Federal de 1988, a educação ambiental é promulgada em todos os níveis de ensino, visando possibilitar a conscientização pública e a preservação do ambiente. A educação infantil é voltada para crianças de 0 a 6 anos de idade, fase em que estas se mostram curiosas e investigativas diante dos fenômenos naturais e sociais, e quando o contato com o mundo lhes permite construir conhecimentos sobre o meio e interagir com este. Objetivo: Este projeto tem por objetivo utilizar a educação ambiental visando a participação ativa das crianças na construção de um ambiente saudável e socialmente feliz. As ações vêm sendo desenvolvidas desde abril de 2002, com 65 crianças do Centro de Valorização da Criança, localizado no núcleo residencial Presidente Geisel (Bauru, SP). Métodos: Após diagnóstico inicial das necessidades e expectativas da clientela, e considerando que as crianças são agrupadas por faixa etária (2-3; 4-5 e 6 anos), foram programadas as atividades a serem desenvolvidas nestes grupos, segundo metodologias propostas pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Cada grupo de aproximadamente 20 crianças tem sido visitado duas vezes por semana, por 3 a 4 estagiários, alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FC/UNESP-Bauru, responsáveis pelo desenvolvimento das atividades propostas e desenvolvidas de forma integrada com aquelas programadas pelas monitoras da creche. Estão sendo abordados temas como a importância da água para a vida, uso e ocupação adequados do solo e o papel da vegetação. Também serão discutidos aspectos de saneamento ambiental e qualidade de vida, o resgate de valores como a ética, a auto-estima, a solidariedade, o respeito por si próprio, pelo próximo e pelo ambiente. Resultados: Espera-se que, através das atividades programadas, as crianças percebam sua integração com o meio ambiente e se sintam cidadãs responsáveis pela conservação do mesmo e pela melhoria da qualidade de vida. Também é esperado que as monitoras da creche, participando do processo, possam dar continuidade ao mesmo.

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