Analise de processo de construção de aprendizagem em alunos integrantes de um projeto de reforço

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Data

2003

Autores

Manechine, Selma Rosana Santiago [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Iniciamos um novo século, em que o conhecimento humano ultrapassa fronteiras. A escola inserida nessa realidade social, sofre e exerce influência “no” meio e do meio. Por outro lado, a criança, que esta instituição recebe, é membro de uma comunidade que possui valores sócio-culturais determinados. Nesse sentido, essa pesquisa investiga como ocorre o processo de construção de aprendizagem através de atividades coletivas em um Projeto onde participam 15 crianças de 03 classes de 6ª série de Ensino Fundamental em uma escola pública de Jáu. Esse estudo procurou integrar conceitos das disciplinas de Matemática, Ciências e Língua Portuguesa com crianças que pertenciam ao grupo de alunos incluídos em “aulas de reforço”. Objetivos: Desenvolver um Projeto de ensino e aprendizagem, sistemático e participativo, colocando à disposição do educador e educando informações mais reais e qualitativa sobre o processo de aprendizagem, suas conquistas, construção de novas formas de registros e acompanhamentos dos progressos dos grupos. Buscando assim, desmistificar as “aulas de reforço” tão rotuladas aos educandos com dificuldades de aprendizagem. Método: Para desenvolver esse trabalho, foram construídos canteiros de plantas medicinais, de maneira à faciltar a aquisição de conceitos em situações-problema pertencentes ao cotidiano das crianças possibilitando uma maior vivência com esses. Foi aplicado em 2001 um pré-teste como avaliação diagnóstica contendo questões para verificar conceitos de: Matemática - calculo estimativo; leitura e interpretação de tabelas; medidas de comprimento, Lingua Portuguesa – interpretação e compreensão de textos; construção de pequenos textos, Ciência – transferir a aprendizagem dos conceitos envolvidos nas disciplinas de Matemática e Português; compreensão sobre a importância das plantas ao homem; reconhecimento das principais partes das plantas e funções; conhecendo a importância das plantas medicinais; hortelã, erva-cidreira, etc. Após o pré-teste, desenvolvemos ações buscando a construção desses conceitos e numa 3ª etapa aplicamos um pós-teste como avaliação final do Projeto. O referencial teórico que subsidia a presente pesquisa é a teoria de Vigotski (1896-1934) na que se refere a construção de conceitos científicos. Resultados: mudanças de comportamento às aulas de reforço, comprometimento dos alunos com as atividades propostas, compreensão do educando e educador sobre crescimento individual e grupal no decorrer do processo. Confecção de pastas com os trabalhos dos alunos durante as atividades. Produção de um vídeo expondo a construção dos canteiros e sua manutenção.

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