Ginástica artística: prática de atividades psicomotoras

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Data

2003

Autores

Alves, Cleusa Medina Custódio [UNESP]
Alves, Raquel Custódio [UNESP]
Rocha, Milton Hurpia da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Projeto em desenvolvimento no Câmpus da UNESP de Bauru, com a participação de aproximadamente 150 crianças de ambos os sexos e idade variando entre 06 e 10 anos. Propõe-se a desenvolver um programa com conteúdos e objetivos não só motor, porém cognitivo, afetivo e social, respeitando-se as características, necessidades, expectativas, interesses e capacidades das crianças, utilizando-se dos elementos básicos da Ginástica Artística (GA). A utilização desses elementos, permitem descobrir os diversos segmentos do corpo, sentir e realizar vários movimentos que se sucedem. A GA possibilita aos praticantes, conscientização geral da existência do corpo, dos deslocamentos em um espaço onde as distâncias, intervalos, direções e sentidos são avaliados e controlados. Esse esporte possui uma variedade de movimentos (situações e posições inabituais) que se tornam indispensáveis em um programa de atividades psicomotoras; são altamente motivantes, pelo desafio que proporcionam à necessidade de ação da criança, despertando o prazer da execução, além é claro, de estimularem a atenção, o reflexo e o raciocínio. As crianças envolvidas são levadas a explorarem os aparelhos específicos desse esporte, apossar e adaptar seu corpo à ele, de modo a transformá-lo em um instrumento de sua própria habilidade. Assim concebido, esse esporte torna-se um aspecto de educação total da criança, um processo que permite adquirir conhecimentos e domínios melhor do mundo e si mesmo. Objetivos: Aplicar uma prática esportiva onde as atividades psicomotoras sejam integradas no sentido de favorecer o desenvolvimento integral da criança; proporcionar desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças envolvidas; proporcionar aos participantes, a possibilidade de intervir e desenvolver suas atividades agindo, criando, mostrando, organizando, envolvendo sempre as diferentes dimensões de sua personalidade e verificar a existência de diferença significativa na melhoria da coordenação motora das crianças. Método: Propõe-se a utilizar dos elementos da GA, como uma prática educacional inserida num projeto pedagógico global, conjugado a formação intelectual, social, moral, psicológica e motora, visando cultuar e não cultivar as energias físicas, contribuindo para a formação da criança, onde os conteúdos desenvolvidos propõe-se a respeitar as fases de crescimento e desenvolvimento dos participantes. Resultados Esperados: Proporcionar aos participantes, uma prática esportiva saudável, que atenda suas necessidades e interesses; buscar o desenvolvimento de uma atitude favorável à atividade física, apresentando e valorizando os benefícios inerentes à prática do exercício físico vigoroso e regular para o praticante e para a sociedade em geral e propiciar o desenvolvimento motor, afetivo, psicomotor e social das crianças envolvidas no projeto.

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