Programa de orientação para enfrentar o mercado de trabalho

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Data

2003

Autores

Martins, Ana Carolina Rodrigues [UNESP]
Manechini, Fernanda Cochir [UNESP]
Matsumoto, Kátia Yukari [UNESP]
Mesquita, Lílian Cristina [UNESP]
Garcia, Luciana Marolla [UNESP]
Canêo, Luiz Carlos [UNESP]
Ferreira, Michelle Meneguella [UNESP]
Rodrigues, Milena [UNESP]
Ayabe, Noelle Harumi [UNESP]
Zamperini, Renata Andrade [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O mercado de trabalho vem sofrendo transformações rápidas relacionadas ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia. Em decorrência deste contexto sócio-histórico percebe-se um processo crescente do nível do desemprego. Essa demanda é constituída por trabalhadores que, na maioria das vezes, não receberam qualquer tipo de orientação sobre aquilo que precisam para ingressar no mercado de trabalho; bem como buscar requisitos necessários tal qual a escolarização e qualificação profissional adequadas. Objetivo: proporcionar aos participantes, a partir de um exercício de autoconhecimento, condições de reflexão e análise sobre os fatores que estão influenciando as mudanças na natureza e na organização do trabalho, instrumentalizando-os para elaborar um plano de ação visando a conquista de uma nova oportunidade de (re)inserção no mercado de trabalho. Método: O projeto divide-se em quatro módulos, os quais abordam os seguintes temas: “sentimentos e cognições sobre o desemprego”; “transformações no mercado de trabalho”; “conhecendo minhas habilidades profissionais”e, “planejando a recolocação profissional”. Os módulos são distribuídos em dez sessões de três horas cada, realizadas semanalmente, sendo que o número máximo de participantes é de quinze por grupo. Esses encontros aconteceram em duas agências de emprego públicas e no Centro de Psicologia Aplicada da UNESP de Bauru. Realizado desde 1998, esse programa vem se expandindo a fim de abranger um número cada vez maior de desempregados que necessitam de orientação. Resultados: logo no primeiro semestre de 2002 conta com sessenta participantes efetivos, distribuídos em quatro grupos. Os grupos mostram que os participantes atribuem ao fato de estarem desempregados: “não apresentarem bom desempenho em entrevistas”; “não possuírem experiência necessária” e, “terem idade avançada”. Os sentimentos mais citados devido ao fato de estarem sem emprego são: “angústia”; “desespero” e, “desânimo”. Através das reflexões e análises ocorridas no grupo, os participantes reconheceram suas habilidades já desenvolvidas e, também, quais necessitariam aperfeiçoar para uma melhor procura pelo trabalho. Foi elaborado, também, um plano de ação que explicitou quais seriam suas estratégias (a curto, médio e longo prazo) após o término do programa, para atingirem seus objetivos profissionais. Considerando-se os resultados do programa, observa-se um grande número de reinserção dos participantes no mercado de trabalho.

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