Brincando com ciências

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Data

2003

Autores

Whitaker, Marisa Andreata [UNESP]
Costa, Raquel A. A. [UNESP]
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
Whitaker, Dulce A. [UNESP]
Girolimeto, Anderson [UNESP]

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Este trabalho descreve o desenvolvimento e execução de atividades relativas a observação de fenômenos físicos, junto a crianças, que freqüentam a pré-escola e o 10 ano do Ensino Fundamental de escolas parceiras. Nesta faixa etária, de 6 a 7 anos, observa-se que as crianças encontram-se em estágio de pensamento intuitivo, não tendo adquirido a forma abstrata necessária para a compreensão dos fenômenos científicos. Mas, vários aspectos qualitativos dos fenômenos físicos podem ser apresentados às crianças desde o estágio pré-operatório, contanto que sejam apresentadas com caráter lúdico e linguagem acessível, estimulem a curiosidade e favoreçam o manuseio por parte das crianças. Objetivos: A proposta do trabalho é que estas atividades estimulem a capacidade de observação das crianças, assim como a compreensão de fatos novos. Integrando a atividade extensionista, este projeto investiga sobre a maneira com a qual as crianças compreendem e explicam certos fenômenos físicos observáveis e busca o desenvolvimento de atividades de Ciências aplicadas às Escolas. Métodos: Trabalhamos com duas turmas de cerca de 30 crianças da E.E. Prof. Rogério Lacaz e duas turmas de 12 crianças da pré-escola do Campus da UNESP de Guaratinguetá. As atividades foram sistematicamente discutidas entre docentes e bolsistas, buscando sempre o caráter informal e lúdico. Todo material foi desenvolvido e confeccionado pelo grupo. No desenvolvimento das atividades as crianças foram distribuídas em grupos pequenos, assistidas em cada grupo por um monitor especialmente treinado. As crianças foram constantemente estimuladas a manusear os experimentos- brinquedos e a relatarem, para seus colegas e monitor, suas observações. Durante a atividade, os diálogos foram gravados e registrados com especial atenção as explicações das crianças sobre os aspectos fenomenológicos observados e correlacionados. Salientamos que, na primeira fase do projeto não temos como objetivo testar metodologia de ensino ou, principalmente, demonstrar de fenômenos físicos para crianças mas, procurar atividades que estimulem a participação ativa das crianças e que favoreçam ao monitor desenvolver situações de confronto, de modo a ajudá-las a se aproximarem da explicação possível ao seu momento no estágio de pensamento correspondente. Entendemos que a compreensão cresce proporcionalmente a participação e ao manuseio do objeto da aprendizagem. Como atividade extensionista, paralelo as atividades junto as crianças, oferecemos o Curso de Extensão Universitária (32 horas) para duas turmas, com objetivo de promover a capacitação de docentes da pré-escola e do Ensino Fundamental, totalizando 80 alunos/docentes do Município de Guaratinguetá e de cidades circunvizinhas. Para as atividades previstas no Curso foram elaborados roteiros desenvolvidos, e reformulados, desde a execução da atividade com as crianças. Resultados: Os registros das atividades confirmam que as crianças são movidas por intensa curiosidade e que as conduzem ao desejo do manuseio do experimento. Nesta situação, a primeira reação é a descrição verbal, da sua impressão sobre a observação. Assim estimuladas a explicar os fenômenos produzidos, elas revelam formas peculiares de pensamento que, do ponto de vista epistemológico, são expressivas para que se compreenda seu modo de pensar. Os fenômenos físicos trabalhados com as crianças foram; magnetismo, flutuação, eletricidade, sombras coloridas, dispersão da luz, e periscópio. Alguns resultados merecem ser relatados porque revelam o fascínio que as atividades práticas exercem sobre as crianças quando propostas em forma de brincadeira e apontam para caminhos inesperados no ensino de conceitos a crianças pequenas.

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