Implicações do PIBID/CAPES no processo de socialização profissional docente de alunos de curso de Licenciatura em Química

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Data

2016-05-13

Autores

Zanzini, Matheus Gibbin [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Com esta pesquisa de mestrado, buscou-se propor uma caracterização das contribuições da participação de alunos de Cursos de Licenciatura da grande Área Curricular de Química, como Bolsistas de Iniciação à Docência em Subprojetos PIBID/CAPES, para os processos de socialização profissional docente desses futuros professores. A socialização profissional docente abrange os processos de apropriação da realidade social da profissão, processos que são efetivos quando resultam em interiorizações dessa realidade. Os sujeitos socializados passam a possuir uma consciência da realidade da profissão docente. Enquanto tema de investigação, a socialização profissional docente se insere em investigações sobre Formação de Professores, sendo pertinente tanto para a Formação Inicial como também para a Formação Continuada. Nesta pesquisa, investiga-se este tema no âmbito de uma política educacional que incide nos Cursos de Licenciatura (e também nas Escolas de Educação Básica), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Estão considerados 03 Subprojetos PIBID/CAPES da Área de Química de uma Universidade do Estado de São Paulo. A coleta de informações de pesquisa ocorreu por meio da aplicação de questionário, o qual foi respondido por 40 sujeitos. As informações coletadas foram tratadas com bases em pressupostos da Teoria Fundamenta. Constatou-se que as atividades que se constituem propícias para a socialização profissional docente dos licenciandos do programa são aquelas que protagonizam situações de ensino nas escolas. Quanto aos membros do Subprojeto PIBID/CAPES, aqueles que diretamente influenciam esse processo são aqueles que atuam nas escolas conjuntamente com os licenciandos supervisionando-os. Os espaços escolares que influenciam a socialização profissional docente são aqueles onde ocorrem interações com os futuros pares de profissões.
With this master's research, we sought to propose a characterization of the contributions of the participation of teacher students Chemistry, for teacher professional socialization process. The teacher professional socialization are the processes of appropriation of the social reality of the profession, processes that are effective when they result in the internalization of this reality, and thus socialized subjects begin to have awareness of the profession. While the subject of research, teaching professional socialization is included in research on teacher training, and are relevant both for the initial training, and also for continuing education. In this research, we investigate this issue due to the existence of an educational policy that focuses on undergraduate programs (and also in basic education schools), named Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PBID/CAPES). Here, are considered 03 subprojects PIBID/CAPES of Chemistry of a public University. The collection of research information was through the application of a questionnaire, which was answered by 40 subjects. The data were treated with bases on assumptions of the Fundamental Theory. It was found that the activities that are conducive to teaching professional socialization are those in which the subjects involved protagonists teaching situations in schools. As for the members of the Subproject PIBID / CAPES, those that directly influence this process are those who work in schools overseeing the subjects involved. Regarding interactions experienced in school whitespace, it was found that the most influential are those established with future peer profession followed, those with established infrastructure and contingent conditions of schools.

Descrição

Palavras-chave

Socialização primária, Socialização secundária, Socialização profissional, Docente, PIBID/CAPES, Conhecimentos docentes, First socialization, Secondary socialization, Teacher socialization, Knowledge teachers

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