A contística inicial de Samuel Rawet: Contos do imigrante e publicações em jornais e revistas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-03-03

Autores

Valentin, Leandro Henrique Aparecido [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente dissertação apresenta um estudo sistemático da produção contística inicial de Samuel Rawet, aqui delimitada como o conjunto formado por Contos do imigrante (1956), seu livro de estreia, e seus demais contos publicados em jornais e revistas até o ano de 1956, com o objetivo de compreender os procedimentos literários e os valores temático-formais da produção inicial do autor no gênero conto. A metodologia empregada nesta pesquisa corresponde à articulação de uma leitura analítico-interpretativa de base imanentista com aspectos da teoria do conto. Também foi realizada uma pesquisa documental em fontes primárias que propiciou um mapeamento das publicações de contos de Rawet na imprensa periódica. A pesquisa demonstrou que o conto do início da carreira de Rawet atende, no plano da ação dramática externa, que compreende o conflito entre a personagem e a situação dramática presente, à demanda de unidade de Poe (1984) ao privilegiar um episódio significativo. No entanto, o conto de Rawet também rompe com as limitações da unidade do episódio significativo ao inserir uma ação dramática interna que constitui um conflito entre a personagem e os fatos rememorados que, via onisciência seletiva e discurso indireto livre, salta para o primeiro plano da narrativa. Além disso, o estudo demonstrou que os eventos rememorados pelos protagonistas reconstituem, sinedoquicamente, suas vidas. Desse modo, embora o presente das narrativas seja composto de episódios mínimos, os contos condensam uma experiência de vida muito mais ampla do que aquela que os eventos no presente encerram.
This thesis presents a systematic study of Samuel Rawet’s early short stories, here delimited as an ensemble formed by Contos do imigrante (Tales of the Immigrant) (1956), his debut book, and his other short stories published on newspapers and magazines until 1956. The objective in this research is to comprehend the literary procedures and the thematic-formal values of the author’s initial production within the short story genre. The methodology applied in this research corresponds to the articulation of an immanentist analytic-interpretative reading with aspects of short story theory. A documental research has also been performed in primary sources, which provided a mapping of Rawet’s short stories publications in the periodical press. In the external dramatic action plan, which comprehends the conflict between the character and the dramatic situation in the present time of the story, the research has demonstrated that Rawet’s early stories meet Poe’s unity demand (1984) by privileging a significant episode. However, Rawet’s short stories break the limitation of the significant episode’s unity by inserting an internal dramatic action that composes a conflict between the character and the reminisced facts. Such dramatic action, through selective omniscience and indirect speech, is transferred to the narrative’s foreground. Furthermore, this study has shown that the events remembered by the protagonists reconstitute their lives in a synecdochical form. Therefore, even though the present in the narratives is composed by minimal episodes, the short stories condense a life experience much bigger than the one concluded in the present.

Descrição

Palavras-chave

Samuel Rawet, Contos do imigrante, Teoria do conto, Literatura e imprensa, Fontes primárias, Contos do imigrante (Tales of the Immigrant), Short story theory, Literature and press, Primary sources

Como citar