Inclusão de astrofísica e cosmologia no ensino médio: uma motivação ao estudo de ciências

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-12-19

Autores

Ferreira, Elvis Camilo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho procura justificar a inserção dos tópicos Astrofísica e Cosmologia nos conteúdos de física moderna no ensino médio, trazendo uma retrospectiva histórica da procura humana por padrões de natureza cosmológica. Além disso, o trabalho de inserção foi realizado em uma turma do terceiro ano do ensino médio e os conteúdos e competências dos alunos foram avaliadas, antes e depois da inserção. Cada resposta foi analisada individualmente e categorias foram criadas para uma visão geral da evolução de conceitos. Os alunos, que antes apresentavam deficiências em descrever fenômenos e explicar conceitos, obtiveram um ótimo resultado após as aulas. Tornaram-se capazes em explicar o que antes não conseguiam com precisão ou nem mesmo tinham conhecimento. Os próprios alunos se manifestaram, afirmando que assimilaram novas idéias sobre o Universo, acharam o tema interessante, importante e motivador

Descrição

Palavras-chave

Fisica, Física - Estudo e ensino, Astrofisica, Cosmologia, Motivação na educação, Physics

Como citar

FERREIRA, Elvis Camilo. Inclusão de astrofísica e cosmologia no ensino médio: uma motivação ao estudo de ciências. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.