A evolução tecnológica dos televisores em uma abordagem CTSA aplicada em sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-02-12

Autores

Santos, Tais Andrade dos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

To identify and to understand the factors that influencing the teaching within the classroom, the teacher provides the power to intervene in their teaching practice. These factors are: (i) academic training; (ii) guidelines for basic education and; (iii) the target audience of the discipline being taught. For teaching physics, this is no different. Understanding the factors that influence teaching practice is of paramount importance. In this work Completion of course a study was made about how it would be possible to make the lessons more interesting discipline, based on the curriculum guidelines of the state of São Paulo. Knowing the factors that influence education, a Didactic Sequence can be created (DS) called The technological evolution of television for the third year of high school. For this sequence, we used the STSE approach process (Science, Technology, Society and Environment) as one of the process that can cover the recommendations of state guidelines. The didactic sequence was applied to a public school in Presidente Prudente through a lecture and through a board game related to the theme. The results showed that students felt more interested and motivated by the fact that the content be addressed in a more interactive way
Identificar e entender os fatores que influenciam o ensino dentro da sala de aula, proporciona ao educador o poder de intervir em sua prática docente. Estes fatores são: (i) formação acadêmica; (ii) diretrizes para a educação básica e; (iii) o público alvo da disciplina a ser ministrada. Para o ensino de Física isso não é diferente. Entender os fatores que influenciam a prática docente é de suma importância. Neste Trabalho de Conclusão de Curso foi efetuado um estudo acerca de como seria possível tornar as aulas da disciplina mais interessantes, baseado nas diretrizes curriculares do estado de São Paulo. Conhecendo os fatores que influenciam o ensino, pode ser criada uma Sequência Didática (SD) denominada A evolução tecnológica dos televisores para a terceira série do Ensino Médio. Para esta sequência foi utilizada a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) como um dos processos de abordagem capazes de abranger as recomendações das diretrizes do estado. A sequência didática foi aplicada numa escola da rede pública de Presidente Prudente por meio de uma aula expositiva e através de um jogo de tabuleiro relacionado ao tema. Os resultados mostraram que os alunos se sentiram mais interessados e motivados pelo fato do conteúdo ser abordado de forma mais interativa

Descrição

Palavras-chave

Fisica, Curriculos, Física - Estudo e ensino, Physics

Como citar

SANTOS, Tais Andrade dos. A evolução tecnológica dos televisores em uma abordagem CTSA aplicada em sala de aula. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.