Educação em saúde bucal na escola: avaliação do conhecimento dos pais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-07-02

Orientador

Garbin, Cléa Adas Saliba

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Odontologia - FOA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Oral diseases are the most common and widespread around the world, and the condition of poor oral health can have a significant impact on quality of life of children. An important tool for preventing these problems is health education geared towards children, parents and administrators, which has the aim of improving knowledge and influence not only in practices and behaviors regarding oral health, but also clinical parameters of oral health as oral hygiene, gingival health and dental caries. Therefore, the aim of this study was to assess the oral health knowledge of parents of children enrolled in municipal schools of Basic Education Araçatuba, and health status of children. This was a cross-sectional analytical study was conducted with 147 children and their parents. The data collection was a semi-structured questionnaire with sociodemographic issues and oral health knowledge was applied. In addition, oral clinical examination was carried out on children to check the dmft and OHIS index according to WHO criteria. Data were analyzed using SPSS software, and descriptive and bivariate analyzes were performed and the level of significance of 0.05

Resumo (português)

As doenças bucais estão entre as mais comuns e prevalentes em todo o mundo e a condição de saúde bucal precária pode ter um impacto significativo na qualidade de vida de crianças. Uma importante ferramenta para prevenção desses problemas é a educação em saúde voltada para crianças, pais e gestores, que apresenta o intuito de aprimorar o conhecimento e influenciar não apenas nas práticas e comportamentos em relação à saúde bucal, mas também nos parâmetros clínicos de saúde bucal, como higiene oral, saúde gengival e cárie dentária. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento sobre saúde bucal dos pais das crianças matriculadas em Escolas municipais de Educação Básica de Araçatuba e a condição de saúde bucal das crianças. Tratou-se de um estudo transversal, analítico, realizado com 147 pais ou responsáveis e seus respectivos filhos. Para coleta dos dados foi aplicado um questionário semiestruturado com questões sociodemográficas e sobre conhecimento de saúde bucal. Além disso, foi realizado exame clínico bucal nas crianças para verificar o ceod e IHOS de acordo com os critérios da OMS. Os dados coletados foram analisados no software SPSS, e as análises descritivas e bivariadas foram realizadas sendo considerado um nível de significância de 0,05. A maioria dos responsáveis era do sexo feminino (60,5%) e tinham entre 18 a 34 anos (66,0%). Em relação ao grau de instrução, 56,5% tinham 10 a 12 anos de estudo e 68,7% trabalhavam, porém a maioria apresentava uma renda familiar entre 1 a 2 salários mínimos (51%) e 18,4% recebiam bolsa família. A condição de saúde bucal dos filhos era boa, o ceod com média de 0,68 (Desvio padrão= 1,70) (0,52 dentes cariados, dp = 1,41 e 0,16 dentes obturados, dp = 0,56). A maioria das crianças apresentou um índice de higiene oral médio (1,51 IHOS, dp=0,48). Na análise...

Descrição

Idioma

Português

Como citar

MARTIN, Izabella Maria. Educação em saúde bucal na escola: avaliação do conhecimento dos pais. 2014. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Odontologia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2014.

Itens relacionados

Financiadores