Curso técnico em agronegócio do Centro Paula Souza: uma análise da estrutura curricular

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-12-19

Autores

Manoel, Caroline Penteado [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo principal analisar como estão organizados os conteúdos relativos ao agronegócio na estrutura curricular do curso técnico em Agronegócio do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). O trabalho apresenta quatro objetivos específicos, que estão configurados em quatro partes, a primeira se refere ao levantamento da história do ensino técnico no Brasil, na segunda parte foi realizada Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) sobre a história do ensino técnico agrícola no Brasil, a terceira parte se configurou na história do Centro Paula Souza e no curso técnico em agronegócio, por fim a última parte demonstrou análise da estrutura curricular do curso técnico em agronegócio. Essa análise está relacionada com a estrutura curricular e a contextualização da região onde o curso técnico em Agronegócio está inserido. Utiliza-se, como procedimento metodológico desse estudo, a pesquisa qualitativa e exploratória, que envolveu levantamento bibliográfico e documental, para a elaboração da rede foi utilizado o programa UCINET 6.109 e o NETDRAW 2.28. O resultado da pesquisa poderá ser utilizado por docentes, discentes e pesquisadores que têm interesse no ensino técnico, além de outros profissionais responsáveis pela formulação de currículos técnicos. Poderá ser usado também para dar elementos de reflexão para a formulação de políticas públicas para a área da educação.
This work has as main objective to analyze how the contents related to agribusiness are organized in the curricular structure of the technical course in Agribusiness of State Center of Technological Education Paula Souza (CEETEPS). The work presents four specific objectives, which are divided into four parts, the first one refers to the history survey of technical education history in Brazil, the second part was Systematic Bibliographic Review (RBS) on the history of agricultural technical education in Brazil, the Third part was configured in the history of the Center Paula Souza and in the technical course in agribusiness, finally the last part demonstrated analysis of the curricular structure of the technical course in agribusiness. This description is related with the analysis of curricular structure and the contextualization of the region where the technical course in Agribusiness is inserted. As a methodological procedure of this study, the qualitative and exploratory research, which involved a bibliographical and documentary search, for the elaboration of the network was used the program UCINET 6.109 and NETDRAW 2.28. The result of the research may be used by teachers, students and researchers who are interested in technical education, as well as other professionals responsible for the formulation of technical resume. It can also be used to provide elements of reflection for the formulation of public policies for education.

Descrição

Palavras-chave

Ensino técnico, Currículo, Agronegócio, Educação profissional, História do ensino profissional, Technical education, Curriculum, Agribusiness, Professional education, Professional education history

Como citar