Publicação: Uma modalidade peculiar de privatização da educação pública: a aquisição de sistemas de ensino por municípios paulistas
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Data
2009-10-01
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
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Editor
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este artigo trata da tendência de crescimento das parcerias, pela via dos contratos, entre os municípios paulistas e empresas privadas da área educacional para a aquisição de sistemas apostilados de ensino. Os dados referem-se a levantamento desenvolvido no âmbito da pesquisa Estratégias municipais para a oferta da educação básica: uma análise de parcerias público-privadas no estado de São Paulo, financiada pela FAPESP. No período destacado neste trabalho, 1990 a 2007, percebe-se a ampliação deste tipo de relação acentuadamente nos municípios com até 50 mil habitantes. Tal percepção confirma hipótese de incremento da dependência das esferas municipais junto ao setor privado, na medida em que os municípios têm ampliadas suas responsabilidades para com a oferta e a manutenção da educação básica, sem a prévia organização técnico-política do aparato de gestão local.
Resumo (inglês)
This paper discusses the growing tendency of partnership, through contracts, between cities of the state of São Paulo and private educational companies, which sells them education systems. Data refer to a research developed under the Research Strategies for the Municipal Provision of Basic Education: an Analysis of Public-Private Partnerships in the State of São Paulo, funded by FAPESP. Between 1990 and 2007, we note a marked expansion of this kind of relationship in cities with less than 50.000 inhabitants. This confirms the hypothesis of their dependence on the private sector. They have widened their responsibilities to supply and maintain basic education, but have not organized their local management technically and politically.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 30, n. 108, p. 799-818, 2009.