Nível de escolaridade não influencia nível de atividade física em idosos

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Data

2011-03-01

Autores

Quadros Junior, Antonio Carlos de [UNESP]
Lamonato, Anne Caroline Camargo [UNESP]
Gobbi, Sebastião [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A funcionalidade básica e o nível de atividade física são comumente prejudicados pelo envelhecimento, e podem ser influenciados pelos sintomas depressivos, estado cognitivo global e nível de escolaridade. Objetivo: analisar relação entre escolaridade e funcionalidade básica, nível de atividade física, sintomas depressivos e estado cognitivo global em idosos fisicamente ativos. Método: 53 idosos fisicamente ativos de ambos os gêneros responderam ao Questionário Baecke de Nível de Atividade Física, Escala Katz de Funcionalidade Básica, Mini-Exame do Estado Mental e Escala Geriátrica de Depressão. Utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman (p<0,05). Resultados: encontrou-se correlação significativa apenas entre escolaridade e estado cognitivo global; nível de atividade física, funcionalidade básica e sintomas depressivos não se correlacionaram significativamente com a escolaridade. Conclusão: a escolaridade não influenciou o nível de atividade física, funcionalidade básica ou sintomas depressivos, mas correlacionou-se com o estado cognitivo global, conforme descrito pela literatura, exercendo uma função protetora.
Basic functionality and physical activity level are commonly impaired by aging, and can be influenced by depressive symptoms, global cognitive state and schooling. Purpose: to analyze relationship between schooling and basic functionality, physical activity level, depressive symptoms and global cognitive state in physically active older people. Method: 53 physically active older people, both genders, answered to Physical Activity Level Baecke Questionnaire, Katz Scale of Basic Functionality, Mini-Exam of State Mental and Geriatric Depressive Scale. It was used Spearman coefficient of correlation (p<0,05). Results: it was found significant correlation only between schooling and global cognitive state; physical activity level, basic functionality and depressive symptoms did not correlate to schooling. Conclusion: schooling did not influence physical activity level, basic functionality or depressive symptoms, but it correlated to global cognitive state, according with literature, exerting a protective function.

Descrição

Palavras-chave

Atividade motora, Idoso, Cognição, Educação, Motor activity, Aged, Cognition, Education

Como citar

Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 17, n. 1, p. 202-208, 2011.