Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-09-01

Autores

Gobbi, Lilian Teresa Bucken [UNESP]
Silva, Jean José [UNESP]
Paiva, Ana Clara Souza [UNESP]
Scabello, Priscila Elaine [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia

Resumo

Observamos o comportamento locomotor de 40 crianças (de 5 a 8 anos) e de 40 adultos jovens (de 19 a 28 anos) frente a restrições ambientais, que percorreram dois circuitos em condições de luminosidade total e reduzida e transporte de carga (sem carga, 3% e 7% da massa corporal), andando o mais rápido possível e evitando contato com objetos. O tempo gasto na tarefa foi obtido por meio de um cronômetro digital, em três tentativas por condição. ANOVA para três fatores (circuito x iluminação x carga) revelou que: as crianças demoraram mais tempo para realizar a tarefa quando carga foi adicionada; crianças mais jovens percorreram o circuito em tempo maior que crianças mais velhas; as condições não alteraram a locomoção dos adultos. Concluímos que crianças necessitam integrar as informações sensoriais e acoplá-las ao sistema efetor. Programas de intervenção são necessários para facilitar essa integração sem restrição da mobilidade das crianças.
In order to observe the locomotors behavior of children and young adults facing environmental constraints, 40 children (from 5 to 8 years old) and 40 young adults (from 19 to 28 years old) went through two circuits under full and reduced luminosity and cargo transportation (no cargo, 3% and 7% of body mass) conditions, walking as fast as possible and avoiding contact with objects. The time spent to complete the task was obtained by means of a digital stopwatch, in three trials per condition. Three-way ANOVA factors (circuit x illumination x cargo) revealed that: children spent more time to complete the task when cargo was added; younger children were slower than older children; adults locomotion were not affected by the conditions. It can be concluded that children need to integrate the sensory information and couple them with the effectors system. Intervention programs are necessary to facilitate this integration without restricting children s mobility.

Descrição

Palavras-chave

locomoção, restrições do ambiente, desenvolvimento motor, locomotion, environment constraints, motor development

Como citar

Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 23, n. 3, p. 273-278, 2007.