Publicação:
1968-2008: O Veja Way of Life

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Data

2012-12-01

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O artigo aborda, segundo a nossa hipótese, o Jornalismo espetacular, marcado pelo entretenimento, utilizado pela revista Veja para noticiar os episódios do movimento estudantil - principal movimento engajado na luta da ditadura - já em 1968. Foram feitos pesquisa bibliográfica e estudo comparativo da abordagem de edições de 1998 e de 2008. Durante as comemorações deste ano ímpar, a nossa conclusão é a de que Veja agrega, cada vez mais, elementos sensacionalistas com o intuito de denegrir a imagem do movimento estudantil, corroborando, assim, com a indústria cultural e a sociedade do espetáculo que visam a produzir uma juventude democrática, ou seja, que almeja o sucesso econômico por meio do direito de consumir e da manutenção do sistema político vigente.

Resumo (espanhol)

El artículo en cuestión acercase, según nuestra hipótesis, del periodístico espectacular, marcada por el entretenimiento, empleado por la revista Veja para informar los episodios del movimiento estudiantil - el principal movimiento comprometido con la lucha contra la dictadura - desde 1968. Esta investigación se construye sobre literatura referente al tema y uno estudio comparativo de aproximación de las ediciones de 1998 y 2008. Durante las celebraciones de esta fecha impar, nuestra conclusión es que la Veja añadí, cada vez más, elementos sensacionalistas con el objetivo de empañar la imagen del movimiento estudiantil, de esta manera corroborando con la industria de la cultura y la sociedad del espectáculo que buscan producir una juventud democrática, o sea, que aspira por el suceso económico a través del derecho de consumir y del mantenimiento del sistema político en vigor.

Resumo (inglês)

The present article approaches, according to our hypothesis, the Yellow journalism, characterized by the use of entertainment by Veja magazine in reporting the episodes of the student movement - the main movement engaged in the fight against dictatorship - since 1968. We made bibliographic research and a comparative study about the approach of 1998 and 2008's editions. During the celebrations of this unique year, our conclusion is that Veja relies more and more on sensationalist elements in order to stain the image of the student movement, which corroborates the view of the culture industry and the society of the spectacle, which focus on the production of a democratic youth, i.e., a group that aims at economic success through the right to consume and the maintenance of the current political system.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), v. 35, n. 2, p. 129-147, 2012.

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