História e música: canção popular e conhecimento histórico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2000-01-01

Autores

Moraes, José Geraldo Vinci de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Associação Nacional de História - ANPUH

Resumo

Esse trabalho procura levantar e discutir algumas questões teóricas e metodológicas que surgem das relações entre História, música e a canção popular. As transformações teóricas, as novas concepções de material documental e a prática renovada do historiador determinaram a incorporação de novas linguagens pela História. Seguindo nessa trilha, o artigo pretende justamente mostrar, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, como as relações entre história, cultura e música popular podem desvendar processos pouco conhecidos e raramente levantados pela historiografia. Para alcançar esse objetivo é necessário ultrapassar a tradicional concepção de história da música e, para isso, tenta-se refletir e organizar alguns elementos para compreender melhor as múltiplas relações entre a canção e o conhecimento histórico. A discussão aponta para a possibilidade e, principalmente, a viabilidade do historiador tratar a música e a canção popular como uma fonte documental importante para mapear e desvendar zonas obscuras da história, sobretudo aquelas relacionadas com os setores subalternos e populares.
This article raises some questions and discusses some theoretical and methodological issues in the relationship between history, music, and popular songs. Theoretical transformations and new concepts of documental material, and the renewed practice of historians, defined the incorporation of new language through history. Following this direction, the article intends to show, from an interdisciplinary perspective, how a relationship between history, culture, and popular music may reveal unknown processes, little known and rarely raised by historiography. To achieve this objective, it is necessary to overcome a traditional concept of musical history, and organize some elements to better understand multiple relationships between songs and historical knowledge. This discussion leads to the possibility, and mainly viability, of historians to deal with music and popular songs as important documental research to map out, and explore obscure zones of history, above all, those related to the subaltern and popular sectors.

Descrição

Palavras-chave

História Cultural, Cultura Popular, Música, Cultural History, Popular Culture, Popular music

Como citar

Revista Brasileira de História. Associação Nacional de História - ANPUH, v. 20, n. 39, p. 203-221, 2000.

Coleções