Publication: Toxoplasma gondii and Neospora caninum serological status of different canine populations from Uberlândia, Minas Gerais
Loading...
Date
Advisor
Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Veterinária
Type
Article
Access right
Acesso aberto

Abstract
Este trabalho teve como objetivo analisar a ocorrência de anticorpos contra Toxoplasma gondii e Neospora caninum em cães da cidade de Uberlândia, MG. As taxas de reatividade sorológica dos animais frente a esses parasitos foram comparadas em relação à sua origem e condições de vida. Um total de 369 amostras de soro canino foi obtido de três grupos de cães: (A) 213 pacientes do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, (B) 62 pacientes de clínicas veterinárias particulares da cidade e (C) 94 cães errantes da cidade. As amostras foram analisadas para a presença de anticorpos contra os parasitos por meio de ELISA. Os resultados mostraram soropositividades de 30,3% para T. gondii, 9,2% para N. caninum e 5,7% para ambos os parasitos. O grupo de cães errantes apresentou maior taxa de prevalência de anticorpos para os dois parasitos estudados. Pode-se concluir que as taxas de soropositividades para T. gondii e N. caninum nas populações caninas estudadas parecem ser fortemente influenciadas por suas origens e condições de vida.
Description
Keywords
cão, perfil sorológico, Toxoplasma gondii, Neospora caninum, dog, serum profile, Toxoplasma gondii, Neospora caninum
Language
English
Citation
Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária, v. 56, n. 3, p. 414-417, 2004.