Publicação: Efeitos de modelagem do comportamento verbal e de instruções sobre o comportamento de encaixar peças
Carregando...
Data
2007-06-01
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Pesquisas têm demonstrado diferenças nos efeitos dos comportamentos verbais modelado e instruído sobre o comportamento verbal e não-verbal. Este estudo investigou efeitos da modelagem do comportamento verbal e das instruções sobre o comportamento verbal (falar sobre encaixar peças) e o não-verbal (encaixar peças azuis e vermelhas, grandes e pequenas e quadradas e circulares) de 10 crianças, entre 8 e 9 anos de idade. A coleta de dados foi realizada em duas condições com cinco participantes. Condição 1: modelagem do comportamento verbal. Condição 2: apresentação de instruções para o comportamento não-verbal. Quando ocorreu a modelagem do comportamento verbal foram observadas mudanças correspondentes no comportamento não-verbal. As instruções produziram imediata adesão do comportamento não-verbal e, na seqüência, o desempenho foi alterado. Esses dados reafirmam a importância de ampliar o conhecimento dos efeitos da modelagem do comportamento verbal e das instruções sobre o comportamento de crianças em jogos como o utilizado nesta pesquisa.
Resumo (inglês)
Research has been shown differences in effects of shaped and instructed verbal behaviors on verbal and nonverbal behavior. This study investigated the effects of verbal behavior shaping and of the instructions about verbal behavior (to talk about setting pieces) and the nonverbal behavior (to set blue and red, large and small, and square and circular pieces) of 10 children, between 8 and 9 years old. The data collection was made in two conditions with five participants. Condition 1: verbal behavior shaping. Condition 2: presentation of instructions for nonverbal behavior. When verbal behavior shaping occurred, correspondent changes at the nonverbal behavior were observed. Instructions produced immediate nonverbal behavior adhesion and the performance was altered. These data reaffirm the importance of expanding the knowledge about the effects of verbal behavior shaping and of instructions about children s behavior in games like the one used in this research.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 23, n. 2, p. 229-238, 2007.