Logotipo do repositório
 

Publicação:
A formação de personalidades éticas: representações de si e moral

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O artigo apresenta os estudos de uma investigação atual entre 75 adolescentes de 12 a 15 anos, estudantes de colégios particulares da cidade de Campinas, que tem como principal objetivo constatar a possível correspondência entre os julgamentos morais e as representações que os sujeitos têm de si mesmos. A partir de um questionário, os estudos destacam as representações desses sujeitos e respondem a um questionamento de que teriam um caráter ético ou não e se corresponderiam a seus julgamentos morais. Os resultados apontam para uma correspondência entre aqueles cujas representações de si são caracterizadas por conteúdos éticos e julgamentos mais evoluídos quanto à sensibilidade aos sentimentos dos personagens envolvidos nas situações descritas. Tais estudos validam a intenção deste artigo de discutir as correspondências entre ética (como o sujeito se vê) e moral (como julga as situações morais).

Resumo (inglês)

The article presents studies of a current investigation among 75 adolescents from 12 to 15 years old, students of private schools of Campinas city, that have as main objective to notice a possible correspondence among the moral judgments and the representation that individuals have about themselves. From a questionnaire, the studies bring out the representations of these individuals and answer a questioning if they would have an ethical character or not and if these individuals would correspond to their moral judgments. The results point out to a correspondence among those whose self representations are characterized by more evolved ethical contents and judgments related to sensitivity and to the characters feelings involved in the situations described. Such studies validate the intention of this article to discuss the correspondences between ethics (how the individual sees himself/herself) and moral (how he/she judges the situations moral).

Descrição

Palavras-chave

ética, moral, generosidade, emoções, representações de si, ethics, moral, generosity, emotions, self representation

Idioma

Português

Como citar

Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 24, n. 2, p. 181-188, 2008.

Itens relacionados

Financiadores

Coleções

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação