Ambigüidade gerada pela homonímia: revisitação teórica, linhas limítrofes com a polissemia e proposta de critérios distintivos
Carregando...
Data
2003-01-01
Autores
Zavaglia, Claudia [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Resumo
O presente trabalho almeja expor o fenômeno da homonímia no português do Brasil, enquanto ambigüidade presente em uma língua natural, por meio de uma revisitação teórica em diversos autores e em confronto com a polissemia. Ademais, pretende-se, além de redefinir conceitualmente a homonímia, propor critérios semânticos distintivos para esse fenômeno lingüístico, tais como a análise sêmica, o campo léxico, o uso de expressões cristalizadas e a ocorrência de traços especificadores.
This paper is an attempt to describe and to discuss phenomenon of homonymy in Brazilian Portuguese as an ambiguity present in a natural language, by means of a theoretical revisitation to several authors and in confrontation with polisemy. It is also intended, besides conceptually redefining homonymy, to propose distinctive semantic criteria for this linguistic phenomenon, such as the semic analysis, the field lexicon, the use of crystallized expressions and the occurrence of specify features.
This paper is an attempt to describe and to discuss phenomenon of homonymy in Brazilian Portuguese as an ambiguity present in a natural language, by means of a theoretical revisitation to several authors and in confrontation with polisemy. It is also intended, besides conceptually redefining homonymy, to propose distinctive semantic criteria for this linguistic phenomenon, such as the semic analysis, the field lexicon, the use of crystallized expressions and the occurrence of specify features.
Descrição
Palavras-chave
Ambigüidade, Homonímia, Polissemia, Critérios semânticos, Ambiguity, Homonymy, Polisemy, Semantic criteria
Como citar
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - PUC-SP, v. 19, n. 2, p. 237-266, 2003.