Education for type 2 diabetes mellitus self-care: from compliance to empowerment

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-09-01

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Em revisão crítica da literatura sobre a educação para o autocuidado e autocontrole no diabetes, procura-se apontar a inadequação das abordagens tradicionais da aderência ao tratamento e da transmissão de informações frente à complexidade do autocuidado em condições de cronicidade. Explora-se a influência das Ciências Sociais sobre o campo de estudo das doenças crônico-degenerativas, em geral, e do diabetes, em particular. Nesta perspectiva, pode-se reconhecer uma incorporação dos campos disciplinares da Antropologia e Sociologia em pesquisas mais orientadas para o indivíduo, em sua condição de portador, e a experiência que desenvolve nesse processo. Há certa inflexão, mais recente, no campo de pesquisas em educação em saúde no diabetes, com a introdução de estratégias que buscam valorizar a experiência e a autonomia dos pacientes como sujeitos de seu cuidado. Neste artigo, discute-se a estratégia do empoderamento na educação para o autocuidado e autocontrole no diabetes, como uma modalidade de prática de natureza mais dialógica e de maior respeito à autonomia moral e cognitiva do portador.
En revisión crítica de la literatura sobre la educación para el auto-cuidado y auto-control en la diabetes, se trata de apuntar la inadecuación de los planteamientos tradicionales de adherencia al tratamiento y de la transmisión de informaciones ante la complejidad del auto-cuidado en condiciones de cronicidad. Se explora la influencia de las Ciencias Sociales sobre el campo de estudio de las enfermedades crónico-degenerativas en general y de la diabetes en particular. En tal perspectiva se puede reconocer una incorporación de los campos disciplinarios de la Antropología y Sociología en pesquisas más orientadas hacia el individuo en su condición de portador y la experiencia que desarrolla en este proceso. Hay cierta inflexión más reciente en el campo de pesquisas en educación en salud en la diabetes con la introducción de estrategias que tratan de valorizar la experiencia y la autonomía de los pacientes como sujetos de su cuidado. En este artículo se discute la estrategia del empoderamento en la educación para el auto-cuidado y auto-control en la diabetes, como una modalidad de práctica de naturaleza más dialógica y de mayor respeto a la autonomía moral y cognitiva del portador.
Through a critical review of the literature on education for diabetes self-care and self-management, it was sought to point out the inappropriateness of traditional approaches towards compliance with treatment and transmission of information, considering the complexity of self-care under chronic conditions. The influence of the social sciences on the field of studies on chronic degenerative diseases in general, and diabetes in particular, was explored. From this perspective, it can be recognized that the fields of anthropology and sociology have been incorporated into research focusing more on individuals as patients, and on the experience gained through this process. Recently, there has been a slight change within the field of health education research relating to diabetes, with the introduction of strategies that seek to value the experience and autonomy of patients as self-care agents. This paper discusses the strategy for empowerment in education for diabetes self-care and self-management, as a dialogue-focused practice that respects patients' moral and cognitive autonomy.

Descrição

Palavras-chave

Diabetes mellitus tipo 2, Autocuidado Educação em saúde, Doenças crônico-degenerativas, Ciências sociais, Diabetes mellitus tipo 2, Auto-cuidado, Educación en salud, Enfermedades crónico-degenerativas, Ciencias sociales, Type 2 diabetes mellitus, Selfcare, Health education, Chronic degenerative disease, Social sciences

Como citar

Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 13, n. 30, p. 93-106, 2009.