Publicação:
Uma reflexão sobre o trabalho docente a partir da análise do conceito de crenças

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2003-06-01

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Conselho Federal de Psicologia

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este texto é uma reflexão sobre as crenças do professor que condicionam sua ação cotidiana e influenciam/determinam seus saberes/ações, tanto para o sucesso como para o insucesso escolar. Conhecêlas e interpretá-las pode ser um caminho ou um movimento para a transformação do trabalho docente. A partir dos conceitos de crenças, cotidiano, não-cotidiano e alienação, analisamos um trabalho realizado em uma escola da rede de ensino público paulista. O trabalho se constituiu de uma assessoria a um grupo de professores. Foi possível uma reflexão sobre as crenças e a postura dos professores, reflexão essa que indica perspectivas de mudanças.

Resumo (inglês)

This text is a reflection about the teacher s values that condition his daily action and influence and determine his knowledge and actions, as for the success as for the school unsuccess. To know them and to interpret them can be a way or a movement for the transformation of the educational work. Starting from the concepts of values, daily, no-daily and alienation, we analyzed a work accomplished in a public school of São Paulo. The work was constituted of a technical counseling to a group of teachers. It was possible to make a reflection on the values and the teachers behavior. This reflection indicates the perspectives of changes.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Psicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 23, n. 2, p. 6-13, 2003.

Itens relacionados

Financiadores

Coleções

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação