Perfil dos consumidores de plantas medicinais e condimentares do município de Pato Branco (PR)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004-06-01

Autores

Marchese, José Abramo [UNESP]
Broetto, Fernando [UNESP]
Ming, Lin Chau [UNESP]
Goto, Rumy [UNESP]
Stefanini, Mirian B. [UNESP]
Galina, Adinam
Tedesco, Ângela C.
Conte, Cassiano
Miniuk, Cindia M.
Schurt, Daniel A.

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Associação Brasileira de Horticultura

Resumo

Diagnosticou-se o perfil dos consumidores de supermercados em Pato Branco (PR), com relação às suas preferências pelas plantas medicinais e condimentares, como subsídio à produção por pequenos produtores rurais. Os consumidores preferem produtos orgânicos, observam a aparência e o preço do produto, e vão ao mercado uma vez por semana, preferencialmente aos sábados. As dez plantas medicinais preferidas, em ordem decrescente, são camomila, anis, boldo, carqueja, guaco, malva, poejo, espinheira-santa, menta e sálvia. As dez plantas condimentares preferidas, em ordem decrescente, são cebola, cravo, canela, orégano, alho, nóz-moscada, pimentão, cebolinha, endro e salsinha.
The profile of supermarket users in Pato Branco city, Paraná State, Brazil, was obtained, related to their preference for medicinal and spice plants, as a subsidy to production by small farmers. The consumers prefer organic products observing the appearance and price of the product, and they go once a week to the market, preferably on Saturdays. The ten favorite medicinal plants are Chamomilla recutita, Pimpinella anisum, Vernonia condensata, Baccharis sp., Mikania sp., Malva sp., Cunilla sp., Maytenus sp., Mentha sp. and Salvia officinalis. The ten favorite spices are: Allium cepa, Eugenia caryophyllata, Cinnamomum zeylanicum, Origanum vulgaris, Allium sativum, Myristicia fragans, Capsicum annuum, Allium schoenoprasum, Anethum graveolens and Petroselinum crispum.

Descrição

Palavras-chave

plantas medicinais, plantas condimentares, comercialização, mercado, medicinal plants, spices, commercialization, market

Como citar

Horticultura Brasileira. Associação Brasileira de Horticultura, v. 22, n. 2, p. 332-335, 2004.