Dissertações - Educação - FFC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 614
  • ItemDissertação de mestrado
    A audiodescrição como acessibilidade em aulas de matemática a pessoas com deficiência visual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-13) Martins, Clóvis Maxwell Andrade; Miguel, José Carlos [UNESP]; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
    Esta pesquisa trata da Audiodescrição como acessibilidade em aulas de Matemática a pessoas com deficiência visual. Para tanto, traz como objetivo principal analisar os limites e possibilidades da audiodescrição em possíveis práticas pedagógicas no ensino do pensamento matemático. A audiodescrição é um método de tradução de informações do suporte visual para o verbal. A matriz teórica deste estudo perpassa por nuances dos aspectos da tradução intersemiótica para fins didáticos, envolvendo autores que têm explorado este propósito de tradução como Vergara-Nunes (2016); Motta (2010, 2016); Lima (2009, 2011, 2017). Explorando o processo matemático de aprendizagem com pesquisadores do experimento didático-formativo nos termos da teoria da aprendizagem desenvolvimental, movidos pelos pensamentos de Vigotski (1898-1934); Aquino (2017). O estudo é de natureza qualitativa, que possibilita contribuições teóricas e metodológicas para a prática dos professores que ensinam o pensamento matemático para pessoas com deficiência visual de forma acessível. Buscando estabelecer relações entre a educação matemática e a educação inclusiva desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e análise documental. Destacam-se as interfaces da pesquisa com a noção de experimento didático-formativo nos termos da teoria da aprendizagem desenvolvimental, percebendo-o enquanto método de pesquisa e de ensino, reunindo tanto relações teóricas quanto práticas no processo de aprendizagem da matemática na perspectiva inclusiva. Os resultados da investigação revelaram que o método pesquisado é relevante para desenvolver pesquisas em educação inclusiva. Além de possibilitar interfaces em diversas metodologias, oferecendo suporte que favorece a experiência de um aprendizado na perspectiva inclusiva. O uso da audiodescrição e da audiodescrição didática possibilitam o acesso ao imagético abstrato na matemática, dando ao estudante conhecimentos, habilidades, conceitos matemáticos, para intervir matematicamente na sociedade. Embora não seja tão conhecida, a audiodescrição, assim como outras formas de acessibilidade, auxiliam os estudantes com deficiência visual no acesso às aulas de matemática.
  • ItemDissertação de mestrado
    Escolas de tempo integral na educação infantil em Marília/SP: da política educacional à rotina institucional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-06) Cabral, Mayara Farias; Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP]
    A pesquisa desenvolvida, da qual esta dissertação é decorrente teve o objetivo central de analisar a rotina institucional de escolas de tempo integral de Educação Infantil no município de Marília/SP, tendo em vista o seu documento orientador, intitulado Proposta Curricular para a Educação Infantil, com base na Teoria Histórico-Cultural (THC), implementado em 2020 a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estipulou o prazo de dois anos para as adequações. Para alcançar este objetivo, duas escolas foram colaboradoras, situadas na região oeste, mas em localidades diferentes da cidade, e, por isso, reúnem comunidades distintas. A ideia foi compreender e analisar rotinas institucionais propostas para crianças de 4 a 5 anos da Educação Infantil do município de Marília/SP. Considerando a importância da Educação Infantil no desenvolvimento da criança, porque é a primeira etapa da Educação Básica, e pensando na formação do sujeito crítico, reflexivo e humanizador, a pesquisa aborda a organização e o planejamento de como é conduzida a rotina institucional, visando compreender os seguintes aspectos: o que a Proposta Curricular do município apresenta sobre as modalidades organizativas na Educação Infantil? Como elas são conduzidas nessas duas escolas, e o que as diferenciam, sabendo que ambas seguem o mesmo currículo? A partir de tais pontos, buscou-se relacionar os diferentes modos da rotina institucional na Educação Infantil, pois, de acordo com um quadro teórico constituído por elaborações da Teoria Histórico-Cultural e direitos humanos, é possível afirmar que é desde esta etapa que se constrói a formação cidadã, o caráter e personalidade do sujeito, que se tornará atuante em nossa sociedade. Para a realização da pesquisa, cuja abordagem é qualitativa, contou-se com a análise e o estudo do documento orientador do município e dos Projetos Político Pedagógicos (PPPs) de ambas as escolas, além das entrevistas semiestruturadas com três Professoras, duas Coordenadoras Pedagógicas e um Diretor e uma Diretora, profissionais lotados nas referidas unidades de ensino. Através dos estudos teóricos e das análises dos dados obtidos, bem como o entendimento dos diferentes modos de planejar e conduzir a organização da rotina institucional para as crianças da Educação Infantil, buscou-se exemplificar o impacto dessa rotina na aprendizagem e no desenvolvimento desses(as) educandos(as), cujo perfil a formar é de cidadãos(ãs) de direitos, atuantes em nossa sociedade. Sobre isso, destaca-se o pensar e repensar coletivamente, havendo sempre o diálogo, como o melhor caminho para construir uma rotina adequada, refletindo em uma educação de qualidade e ouvindo também as crianças na definição das propostas de atividades, o que é necessário para a real formação cidadã. O que é primordial é a construção coletiva das rotinas escolares, considerando as intencionalidades dos(as) Professores(as), parceiros(as) mais experientes, a partir das especificidades das crianças.
  • ItemDissertação de mestrado
    Técnicas freinetianas na formação de professoras da educação infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-06) Souza, Renata de Fátima Fazolin Ferres de; Arena, Dagoberto Buim [UNESP]
    A pesquisa originou-se de estudo pautado em desafios enfrentados por meio da prática docente em uma escola de Educação Infantil da rede pública de Marília-SP. A pesquisadora tomou como referência a pedagogia freinetiana com o objetivo de evidenciar as contribuições das técnicas preconizadas por Freinet na escola a qual atua e contribuir para a reflexão de práticas metodológicas de qualidade humanizadoras contribuindo para ampliação de estudos na área sob a hipótese de que as técnicas freinetianas possibilitam o desenvolvimento integral da criança como fundamentam os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de encontros semanais, durante o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023 com o grupo de professores da escola, em diálogos acerca da pedagogia freinetiana, com estudos sobre a vida e legado deste estudioso, seus princípios e suas técnicas. A metodologia apoiou-se também nos princípios bakhtinianos de encontros dialógicos, com geração de diálogos e análises de acordo com pressupostos de Freinet e de alguns autores da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados evidenciaram a superficialidade no domínio dessa pedagogia por grande parte dos docentes, havendo a necessidade de estudos contínuos e aprofundados.
  • ItemDissertação de mestrado
    A (in)efetividade das políticas públicas frente aos desafios do ensino remoto durante a pandemia: possibilidades e desafios segundo os gestores do ensino fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-04) Dias, Josélia Donizeti Marques Alves; Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP]
    A presente dissertação é fruto do Projeto de Pesquisa realizado no Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Marília, vinculada à linha 04 de pesquisa: Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais. Teve por objetivo analisar a (in)efetividade das Políticas Públicas, com relação ao direito de acesso ao ensino digital nas escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Marília durante a pandemia. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa documental, com a junção de alguns dados históricos, e uma pesquisa em forma de questionário junto aos(as) Gestores (as)de Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Marilia, com o objetivo de descrever o ensino remoto através da utilização da plataforma digital, enquanto o ensino presencial estava suspenso, tendo em vista a pandemia da Covid19. Analisou o ensino digital como direito de acesso à informação e comunicação e propôs reflexões sobre a serviço de quem o ensino digital está no processo ensino aprendizagem. Diante do seguinte problema “Durante o período pandêmico, as Políticas Públicas, na cidade de Marília, supriram as demandas educacionais no tocante ao efetivo acesso ao ensino digital?” Norteada pelo objetivo geral, mencionado incialmente, a pesquisa se propôs a identificar as possibilidades e desafios do ensino digital, contribuindo com inspirações e sugestões sobre o que fazer diante de cenários tão antagônicos para que os alunos tenham acesso efetivo ao ensino digital/remoto. Com base nos dispositivos da Constituição Federal de 1988 e seus princípios gerais, destacou o uso das tecnologias digitais no âmbito escolar como forma de aumentar a qualidade do processo ensino/aprendizagem das crianças e o papel insubstituível do(a) Professor(a). Propôs uma reflexão sobre o direito do acesso à internet como um direito fundamental do indivíduo e um dever do Estado, um exercício de cidadania. Trouxe análises e reflexões com relação à importância do uso das tecnologias digitais na Educação durante o período pandêmico, com foco principal na Plataforma Digital utilizada no Município de Marília. As proposições desta investigação foram alicerçadas nos referenciais de Gadotti (2000), Castells (1999), Barreto (2003) e Bonavides (2004, 2008 e 2011) que permitiram uma investigação crítica de como está configurado o ensino digital no Brasil, a quem e a que propósitos ele serve, bem como o direito de acesso efetivo à internet como um direito fundamental e necessário à dignidade da pessoa humana.
  • ItemDissertação de mestrado
    Instrumento digital para avaliação da acessibilidade no ensino superior: norteadores para gestores e avaliadores de cursos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-25) Jardim, Ronnaro dos Santos; Manzini, Eduardo José [UNESP]
    A presente pesquisa tem como objetivo atualizar, desenvolver e validar um instrumento digital para avaliar a acessibilidade em instituições de ensino superior. Para isso foi empregada uma abordagem metodológica e aplicada, baseando-se em portarias e normas vigentes. O estudo utilizou inicialmente um formulário impresso denominado: “Formulário para averiguação das condições de acessibilidade nas instituições de ensino superior - IES”. Esse formulário aborda cinco elementos: 1) Conhecimento da legislação; 2) Estrutura física e arquitetônica; 3) Recursos materiais; 4) Recursos Humanos; e 5) Políticas para promoção de acessibilidade. Posteriormente, esse formulário foi transformado em uma aplicação web, desenvolvida em seis etapas: 1) Atualização do instrumento; 2) Levantamento e análise de requisitos; 3) Escolha de plataforma para desenvolvimento em No-Code; 4) Desenvolvimento do aplicativo; 5) Testes de usabilidade; e 6) Publicação do aplicativo. Para otimizar o processo de desenvolvimento, foi escolhida uma plataforma do tipo No-Code chamada Bubble.io. Essa plataforma é conhecida por utilizar uma metodologia de Desenvolvimento Rápido de Aplicações (RAD) para criar um aplicativo web responsivo. A mesma foi usada para funcionar como um Aplicativo Web Progressivo (PWA, na sigla em inglês), o que assegurou a compatibilidade com dispositivos móveis sob os sistemas operacionais Android e IOS. Posteriormente, a aplicação foi submetida a testes de acessibilidade conduzido por experts para assegurar possíveis dificuldades no preenchimento do formulário, com intuito de prover uma experiência de uso positiva. Além disso, foram feitas sugestões para melhorias futuras e propostas como a adição de novos recursos de acessibilidade. Os experts convidados para o teste de usabilidade e análise de conteúdo contribuíram com feedbacks sobre a navegação, compreensão e conclusão de tarefas no aplicativo e apontaram possíveis melhorias no conteúdo do instrumento de avaliação. Os resultados evidenciam o potencial do aplicativo ao facilitar o processo de recredenciamento de cursos o que caracteriza não apenas como uma ferramenta de avaliação, mas também como um recurso que pode guiar melhorias contínuas em acessibilidade nas instituições de ensino superior. Portanto, a implementação desse instrumento digital representa um passo importante na promoção de ambientes educacionais mais inclusivos e acessíveis, garantindo que as necessidades de todos os usuários sejam atendidas de maneira eficaz e eficiente.
  • ItemDissertação de mestrado
    Jogos estruturados na apropriação dos conceitos matemáticos no 1.º ano do ensino fundamental: implicações da educação desenvolvimental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-05) Mello, Julinha Aparecida Andrade de Souza; Miguel, José Carlos [UNESP]
    Esta dissertação trata de uma pesquisa de Mestrado que abordou questões relativas ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática no 1.º ano do Ensino Fundamental I. Ao longo da minha trajetória de 18 anos como docente em sala de aula percebi que a maioria das crianças estavam concluindo o Ensino Fundamental I sem apropriar-se dos conceitos necessários para o desenvolvimento do raciocínio lógico e a resolução de situações matemáticas elementares. Acredita-se que uma proposta para melhor encaminhamento desse problema didático-pedagógico seja a utilização de situações didáticas lúdicas de manipulação livre e dirigida de materiais estruturados usados intencionalmente pelo professor. Assim, como problema de pesquisa, questiona-se: a prática do uso de jogos estruturados no trabalho com a Matemática no 1.º ano do Ensino Fundamental I poderá proporcionar efetivamente a aprendizagem dos conceitos necessários para a resolução dos conteúdos previstos? Tem-se como objetivo analisar as contribuições do trabalho com os jogos estruturados para a aprendizagem dos conceitos matemáticos no 1.º ano do Ensino Fundamental I. Como hipótese, pressupomos que, na perspectiva de educação desenvolvimental, a atividade de estudo desempenha papel preponderante na formação de conceitos matemáticos, constituindo elemento central da mediação pedagógica, a exploração de situações didáticas envolvendo jogos, brincadeiras e atividades lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental. Quanto à metodologia delineada, a pesquisa envolveu amplo levantamento bibliográfico, no que tange ao processo de entrar em contato com as ideias presentes na literatura sobre o ensino e aprendizagem da Matemática, dos Jogos e da Teoria Histórico-Cultural, temas e referencial teórico cruciais para a pesquisa. Ainda quanto à metodologia, valeu-se também da análise documental sobre o objeto de estudo, além de discussão de situações didáticas envolvendo a formação de conceitos matemáticos, considerando os seguintes documentos para análise: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Matemática; o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI); o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e o Relatório Brasil no PISA 2018. A pesquisa aponta para a razoabilidade das hipóteses levantadas no início dos trabalhos, através das leituras em diversas fontes com um recorte de 10 anos. Como resultados, pudemos perceber que, com o uso de materiais lúdicos como o jogo do Lulu, material dourado e materiais manipulativos no cenário escolar, as crianças podem apropriar-se de conceitos próprios do seu ano escolar: propiciam o desenvolvimento de habilidades diversificadas, auxiliam significativamente no processo de aprendizagem de conceituações matemáticas, contribuem para a apropriação dos conceitos matemáticos pelos educandos, ajuda a despertar o interesse e o entusiasmo dos alunos em aprender a disciplina, embora seja imprescindível que seu uso não seja de forma obrigatória ou mecanizada. Conclui-se que a utilização desses referenciais metodológicos, materiais manipuláveis como os abordados no trabalho, favorece o processo de mediação pedagógica para condução dos alunos à apropriação das ideias matemáticas. Consideramos o jogo como componente necessário às metodologias alternativas para o ensino de Matemática.
  • ItemDissertação de mestrado
    A formação do sujeito em G.W.F. Hegel
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-28) Ferreira, Rafael de Melo; Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]
    Esta dissertação busca compreender o conceito de Bildung a partir da filosofia de G.W.F. Hegel. Mais especificamente, objetiva analisar a formação do sujeito na filosofia hegeliana. Para cumprir este objetivo geral o presente trabalho cumpre os seguintes objetivos específicos: (1) definir o conceito de sujeito em Hegel; (2) definir e delimitar o conceito de formação - Bildung - em geral e; (3) compreender o conceito de formação - Bildung - na filosofia hegeliana. Acerca do primeiro objetivo, tem-se que o sujeito é a autoconsciência. Isto é, é o saber de si mesmo enquanto ser capaz de colocar-se no mundo e na sociedade a partir de sua razão e liberdade. Além disso, busca-se definir o conceito de Bildung a partir de um recorte histórico que remonta às origens da História Moderna, de tal maneira que se compreende a Bildung como o processo de desenvolvimento pelo qual o sujeito se torna consciente de si e do mundo. Este desenvolvimento é definido nesta dissertação como: viagem, trabalho, tradução, disciplina etc., de acordo com o contexto social, histórico e filosófico no qual se apresenta. Por fim, busca-se especificar o conceito de Bildung dentro da própria filosofia de Hegel, compreendendo os limites e os alcances deste conceito para pensar a educação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Rotina pedagógica de alunos com Transtorno do Espectro Autista: relato de professores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-23) David, Gabriela Pavan [UNESP]; Deliberato, Débora [UNESP]
    Com os avanços das políticas públicas voltadas à inclusão escolar de crianças com deficiência e o aumento de alunos público da educação especial matriculados nas salas regulares, a literatura evidenciou a importância da rotina pedagógica para práticas pedagógicas significativas com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo teve como objetivo geral identificar a percepção do professor a respeito da rotina pedagógica dos alunos com TEA. De modo específico, buscou identificar a percepção dos professores a respeito dos desafios enfrentadas na rotina pedagógica, as mediações de ensino e as adaptações pedagógicas realizadas pelo professor ao aluno com TEA. Participaram deste estudo 11 professoras do ensino regular de 1° ao 5° ano de um município do interior do estado de São Paulo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturado. Após coletados, os dados foram transcritos e analisados, de acordo com os objetivos propostos. Foram estabelecidos os seguintes temas e subtemas, de acordo com: Tema 1- Rotina pedagógica, com os subtemas: atividades pedagógicas (recursos pedagógicos, recursos de Tecnologia Assistiva, participação do aluno), estratégias de mediação do professor por comandos verbais (pergunta fechada, mando e instrução), plano educacional individualizado, interação e comunicação do aluno com TEA (com as professoras, com as crianças e outros interlocutores); Tema 2 – Desafios em relação ao ensino do aluno com TEA, com os subtemas: formação de professor es e estrutura e organização da escola. Os resultados evidenciaram que as professoras reconhecem a importância da rotina pedagógica para o processo educativo do aluno com TEA, contudo possuem dificuldades de construir, organizar e estabelecer uma rotina pedagógica em sala de aula regular. Também há a necessidade de formação das professoras a respeito das habilidades comunicativas, mediadas pela Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva, como também a respeito da mediação pedagógica e estratégias de ensino como favorecedoras de uma rotina pedagógica efetiva e eficaz. A Comunicação Suplementar e Alternativa é desconhecida pelos professores como caminho para criação, ampliação e sofisticação das habilidades comunicativas de alunos com TEA, apontando a necessidade do reforço da difusão deste conhecimento nas formações iniciais e continuadas de professores. As adaptações pedagógicas que são realizadas, possuem como objetivo final à compreensão de conceitos dos alunos com TEA, desconsiderando os outros tipos de conteúdo a serem aprendidos, como o factual, procedimental e atitudinal.
  • ItemDissertação de mestrado
    A pesquisa como eixo interdisciplinar entre o estágio e a formação inicial do professor: uma análise a partir do curso de pedagogia da FFC/UNESP Marília
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-06) Moreti, Manuela Cristina Tórcia; Araujo, Luciana Aparecida de [UNESP]
    Apresenta-se nesta dissertação, uma proposta de investigação sobre a formação inicial do professor, bem como a disciplina de Estágio Supervisionado, tendo como enfoque o curso de Pedagogia da FFC-UNESP. O interesse por esta temática se justifica tendo em vista os seguintes questionamentos: 1) é possível pensar a pesquisa como eixo interdisciplinar entre o estágio obrigatório e a formação inicial do professor? 2) De que maneira, a pesquisa na formação inicial do professor poderá favorecer a superação da fragmentação entre teoria e prática muitas vezes presente nos cursos de Pedagogia? A hipótese que norteia essa investigação se pauta na ideia de que o ensino e a pesquisa precisam caminhar juntos na atividade docente, tanto na formação inicial quanto continuada de professores, evitando cair na dicotomia entre teoria e prática, na separação entre quem pesquisa e quem executa atuando com responsabilidade no dia a dia e na tomada de decisões. Com o intuito de responder a esses questionamentos, o objetivo geral dessa investigação consiste em analisar o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da FFC-UNESP, especialmente as ementas da disciplina de Estágio Supervisionado com o intuito de verificar de que modo a pesquisa pode favorecer o eixo formador entre estágio e pesquisa e contribuir para a superação dessa dicotomia a partir de um destaque das principais tendências dos estudos encontrados no período de 2012-2022 e que abordam contribuições da pesquisa como eixo interdisciplinar entre o estágio obrigatório e a formação inicial do professor. A dissertação desenvolveu-se mediante revisão bibliográfica de estudos e pesquisas que discutem a temática em pauta e a análise de documentos como: Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia da FFC-UNESP e Plano de Ensino das Disciplinas de Estágio Supervisionado. A análise dos dados e informações foi realizada de forma descritiva e interpretativa, a partir de eixos de análise e considerando alguns aspectos da análise de conteúdo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise da política institucional de acompanhamento de egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-15) Costa, Cristina do Socorro Ribeiro da; Torres, Julio Cesar [UNESP]
    Com o aumento dos investimentos públicos em educação profissional e tecnológica, a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e diante das rápidas transformações no cenário educacional e no mercado de trabalho, os egressos das instituições de ensino passaram a desempenhar um papel crucial como agentes facilitadores de conexão com a sociedade. Então, estabelecer um canal de comunicação ativo com os egressos torna-se uma medida fundamental, conforme a Portaria n.º 646/1997, que orienta a criação de um sistema de acompanhamento de egressos e de levantamento de demanda de profissionais e a Lei n.º 10.861/2004 foi responsável pela criação e implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), essa necessidade migrou para os Institutos Federais. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), não poderia ser diferente, tornou-se necessário realizar o acompanhamento e estudo sobre os egressos e com isso surgiu a política de acompanhamento do egresso no IFPA. Uma vez que o acompanhamento de egressos é um instrumento essencial para monitorar os efeitos desses investimentos, pois os ex-alunos representam uma fonte valiosa de informações para a gestão e avaliação de uma instituição de ensino. Entretanto, observa-se no Instituto Federal do Pará uma lacuna nesse acompanhamento. Essa lacuna reflete a fragilidade das instituições de ensino ao não gerenciarem e adaptarem seus planejamentos institucionais. Diante desse cenário, este estudo objetivou descrever a política de acompanhamento e monitoramento dos egressos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, visando realizar uma análise e compreensão da Política Institucional de acompanhamento do egresso e os principais entraves que dificultam sua implementação, sugestionando melhorias. A fundamentação teórica deste estudo embasa-se nos autores escolhidos que dialogaram com o tema, e como aporte temos as legislações educacionais que nos remetem a historicidade da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, bem como as leis e decretos que regeram e regem a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa é do tipo descritiva com uma abordagem qualitativa, os procedimentos de pesquisa utilizados foram a documental e bibliográfica.
  • ItemDissertação de mestrado
    Saberes pedagógicos de docentes não-licenciados que atuam no ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) do campus Castanhal no IFPA
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-18) Nunes, Jane Daniele Sedrim; Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
    Este estudo tem como objetivo identificar e analisar como se compõem os saberes pedagógicos de docentes não-licenciados que atuam no Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Campus Castanhal-IFPA. Os saberes pedagógicos, os quais são entendidos como aqueles necessários para a atuação do professor em sala de aula, tanto presentes em suas formações acadêmicas, a partir de conteúdos teóricos e/ou teóricos-práticos, como adquiridos por meio de experiências docentes das mais diversas. De acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Campus Castanhal- IFPA, em análise, mais de sessenta por cento do corpo docente são Bacharéis ou Tecnólogos, ou seja, grande parte dos professores do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) não recebeu embasamento teórico sobre a didática em sua formação inicial. Este estudo enbasa-se em conceitos de saberes docentes de Maurice Tardif, Clermont Gauthier, Selma Garrido Pimenta e Antônio Nóvoa, além de apoiar-se nas concepções de representações sociais e práticas sociais de Roger Chartier. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, levando em consideração aspectos sociais, ou seja, analisou-se os saberes pedagógicos, a partir dos depoimentos de professores não-licenciados e alunos sobre interações pedagógicas ocorridas em sala de aula. Nosso instrumento de pesquisa foi baseado em entrevistas semiestruturadas com cinco professores do Curso Técnico em Agropecuária integrado à educação de nível médio e dois alunos de cada professor, e análise documental do Projeto Político-Pedagógicos do curso em questão. A análise das entrevistas aponta que os saberes pedagógicos da representação dos professores não-licenciados do IFPA- Campus Castanhal, assim como na maioria das vezes, são baseados em suas experiências de vida e não são, portanto, compostos por conhecimentos científicos referente à docência, evidenciando-nos a ratificação da necessidade de uma constante reflexão crítica dos educadores acerca de suas práticas docentes, além da formação continuada promovida pelo IFPA.
  • ItemDissertação de mestrado
    Trajetória escolar de adolescentes mães de 10 a 14 anos de idade no município de Santarém-Pará
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-12) Lima, Cláudia Érika Siqueira do Nascimento; Martins, Raul Aragão [UNESP]
    Uma gestação que ocorre na adolescência, especialmente em adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos de idade, é considerado crime sexual contra vulnerável pelo Código Penal Brasileiro, e pode trazer inúmeras repercussões para jovem mãe, entre elas, a interrupção de seus estudos, risco este que pode ecoar no seu futuro profissional, na sua condição socioeconômica e projeto de vida. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre as características da trajetória escolar de adolescentes mães de 10 a 14 anos de idade nos anos de 2020 e 2021 no município de Santarém-PA e a ocorrência da gravidez na adolescência. Propõe-se também, traçar o perfil socioeconômico das adolescentes mães do estudo, identificar os fatores que influenciam no seu percurso escolar, e verificar se a escola oferece algum apoio para que adolescentes mães permaneçam na escola durante a gravidez ou após o nascimento do bebê. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, no qual participaram sete adolescentes mães que engravidaram com idade 10 a 14 anos e foram atendidas durante o pré-natal pelo Centro de Referência em Saúde da Mulher em Santarém-PA. A coleta de dados ocorreu através da análise dos prontuários e da realização de uma entrevista semiestruturada com as adolescentes mães. As análises e interpretação dos dados coletados foi feita através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos, caracterizaram o perfil das adolescentes mães como mães solteiras que não planejaram a gestação, engravidaram com idade entre 12 e 14 anos de idade, não possuem renda, pertencem a famílias numerosas e tendem a permanecer com a sua família de origem, não formando novos núcleos familiares a partir do episódio reprodutivo. Predominou entre as participantes trajetórias escolares irregulares, com interrupção no período gestacional e retorno para escola em momento posterior a gravidez, o discurso das participantes enfatizou o apoio familiar como um fator importante para continuidade dos seus estudos, já o apoio escolar não recebeu destaque em suas falas. Este estudo sinaliza a necessidade do reconhecimento social do papel da escola nas ações de permanência e êxito das adolescentes mães neste ambiente, e dos serviços de saúde e educação nas ações de promoção de saúde e prevenção com foco nas crianças e adolescentes.
  • ItemDissertação de mestrado
    O curso de licenciatura em educação do campo do Instituto Federal de Educação do Pará-Campus Marabá Rural: pressupostos teórico-metodológicos, objetivos e currículo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-08) Freitas, Carlos Batista Sousa de; Dal Ri, Neusa Maria [UNESP]; Instituto Federal de Educação do Pará-Campus Marabá Rural
    A dissertação intitulada O Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal de Educação do Pará-Campus Marabá Rural: pressuposto teórico-metodológicos, objetivos e currículo é fruto de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Mestrado Interinstitucional, convênio celebrado entre o Instituto Federal de Educação do Pará e a Universidade Estadual Paulista, Campus Marília. A pesquisa trata sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, que foi a primeira experiência em nível superior ofertado pelo Campus Marabá Rural (CRMB), no sentido de analisar os pressupostos teórico-metodológicos, objetivos e currículo do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc). As questões investigativas foram: quais os objetivos e pressupostos teórico-metodológicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do IFPA, Campus Marabá Rural? Que tipo de profissional o Curso pretende formar? Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, compostos pelos documentos referentes à temática, como leis, decretos, resoluções, pareceres, Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) que deram base legal para a criação e desenvolvimento do curso na referida instituição. As bibliografias analisadas são dos principais autores que contribuíram para a consolidação da política de educação do campo no Brasil, além de autores regionais que contribuem sistematicamente para a concretização dessa modalidade de ensino na região. A pesquisa possibilitou constatar que a Política de Educação do Campo é uma conquista dos coletivos de sujeitos do campo, representados pelos movimentos sociais, uma conquista de longos anos de lutas. Consideramos que esta pesquisa traz contribuições para a compreensão sobre concepção que orienta a formação de educadores do campo embasados em fundamentos que se articulam tais como: os conhecimentos da realidade, os conhecimentos dos educandos e das áreas entrelaçados pelo diálogo freiriano.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uma análise do curso técnico em agroindústria do Instituto Federal do Pará - Campus Marabá Rural e a centralidade da Pedagogia da alternância
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-08) Lima, Andreia do Nascimento; Novaes, Henrique Tahan [UNESP]; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
    A presente pesquisa analisa o Curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Marabá Rural (CRMB), seus fundamentos de criação e os pressupostos teórico-metodológicos da Pedagogia da Alternância do curso. Para isso, foram adotados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica que contribuiu para as discussões efetuadas no texto; pesquisa documental, que envolveu a análise de documentos institucionais como fontes de evidências; e pesquisa empírica com entrevistas semiestruturadas com os envolvidos na criação do curso e na formulação da alternância. Tomando como elemento de análise a organização do projeto pedagógico do referido curso, o resultado da pesquisa mostra que o curso foi criado a partir da demanda dos movimentos sociais da região e que ele tem a alternância como centralidade, sendo um instrumento impulsionador da referida articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Acrescenta-se a isto o comprometimento da formação profissional, materializada na perspectiva da Educação do Campo, com o projeto de desenvolvimento da região do Sudeste do Pará, em uma nova forma de produzir conhecimento, fundamentando a escola do campo como espaço de construção da matriz tecnológica e produtiva, por meio da conquista histórica do território e do Campus instalado em um assentamento de reforma agrária.
  • ItemDissertação de mestrado
    Inserção na creche: direito de acolhimento e humanização das crianças
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-27) Silva, Letícia de Campos Lauretti da; Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
    Trata-se de dissertação decorrente das ações e discussões do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência na Educação Infantil (GEPEDEI), desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Campus de Marília, SP. A pesquisa originou-se de estudo pautado em desafios enfrentados por meio da prática docente em uma creche da rede pública de Marília-SP. Imersa nessa experiência, a pesquisadora vivenciou a necessidade de buscar embasamento teórico capaz de orientar seus pensamentos e ações - em níveis mais conscientes - acerca da complexidade do momento de inserção dos bebês no ambiente escolar. O objetivo geral da pesquisa proposta foi compreender e analisar sob a ótica teórico-científica princípios capazes de orientar a prática docente para a composição do movimento de inserção como momento/tempo direcionado à humanização de crianças no interior da creche. Como objetivo específico, elencou-se: apreender fundamentos teórico-metodológicos constituídos pela experiência da educação italiana aproximados aos princípios da Teoria Histórico-Cultural para o movimento de inserção das crianças na creche. Esses objetivos dirigiram-se ao processo de buscas de respostas ao seguinte problema de investigação: quais princípios teóricos podem orientar a prática docente para a composição de um movimento de inserção como momento/tempo direcionado à humanização das crianças no interior da creche? A pesquisa apresentada nesta dissertação qualifica-se como teórica e se volta para uma investigação de cunho bibliográfico mediante ações de buscas, localização, reunião e sistematização de 26 produções científicas publicadas sobre a temática. A análise dos dados foi realizada por meio de três núcleos temáticos, sendo estes: “Conceitos de criança e infância sob a ótica da Teoria Histórico-Cultural, de documentos oficiais e da pedagogia italiana de Reggio Emília”, “Inserção: possibilidade de uma educação que garanta e respeite direitos fundamentais da criança desde bebê” e “Relações sociais entre as crianças e delas com os adultos: perspectivas de acolhimento e escuta no movimento de inserção na creche”. As implicações pedagógicas decorrentes dos conhecimentos produzidos sobre a temática do objeto do estudo decorrem de reflexões sobre conhecimentos acerca de vivências italianas com base em princípios da Teoria Histórico-Cultural. Do conjunto das análises, é possível depreender o papel e o valor do movimento de inserção para a vida dos bebês e de suas famílias, como momento potente para a ampliação das relações sociais tanto das crianças como dos adultos envolvidos nesse processo educativo. Tais afirmativas corroboram a compreensão de que novas formas de comunicação e de relação humana são engendradas no processo de educar e cuidar desde o começo da vida. A inserção apresenta-se, portanto, como um movimento, não como um período determinado para sua realização considerando o respeito ao tempo subjetivo e individual e ao mundo exterior e interior de cada bebê que ingressa na creche. Firma-se, consequentemente, a compreensão de que a humanização e o acolhimento podem ser decorrência da vivacidade desse movimento de inserção, expressando-se como direito das crianças e adultos envolvidos nesse processo e como possibilidade de garantia de condições educativas efetivas à atividade humana e ao desenvolvimento da inteligência e da personalidade da pessoa desde bebê.
  • ItemDissertação de mestrado
    Cinema, educomunicação e sala de aula: contribuições para a formação de professores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-13) Silva, Naiana Leme Camoleze; Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
    A presente pesquisa intitulada “Cinema, Educomunicação e sala de aula: contribuições para a formação de professores” tem como premissa ressaltar a relação existente entre Cinema e Educação, e colaborar com a prática docente com o uso de produções cinematográficas em sala de aula, por meio dos documentários produzidos pelo cineasta e poeta italiano Pier Paolo Pasolini, e através de uma perspectiva interdisciplinar promover diálogos, visando contribuir com a formação de professores. O estudo parte de uma perspectiva bibliográfica, passando para um panorama documental com a utilização dos documentários de Pasolini e dá-se, sobretudo, a partir da observação do conteúdo expresso nos documentários do cineasta italiano: A Raiva, Comícios de amor, Locações na Palestina para O Evangelho segundo Mateus, Notas para um filme sobre a Índia, - Os Muros de Sanaa, Anotações para uma Oréstia Africana, que foram rodados, respectivamente, na Itália, Palestina, Índia, Iêmen e África, e tratam de temas como cultura, política, preservação histórica, mito, dramas humanos etc., cuja proposta do trabalho é sistematizar o que há de interesse à área de Educação. O que nos interessa é fazer saber neste trabalho, através dos documentários, como a linguagem cinematográfica pasoliniana pode contribuir na educação e na formação de professores, cujo objetivo é sua utilização interdisciplinar através da educomunicação, auxiliando a prática docente. Posteriormente, com a capacitação docente esse diálogo sobre cinema e educação pode ser levado à sala de aula, incluindo demais áreas correlacionadas, como história, literatura, línguas estrangeiras, artes, por exemplo, considerando a universidade como espaço privilegiado de extensão e divulgação de saberes diversos, dos pontos de vista cognitivo, científico e de valores éticos e morais.
  • ItemDissertação de mestrado
    História da educação e fontes: as teses defendidas no PPGE - UNESP, campus de Marília (2000 - 2020)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-27) Alves, Guilherme Herreira; Nery, Ana Clara Bortoleto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste texto, apresentam-se os resultados de pesquisa de Mestrado em Educação (Bolsa CNPq), com o objetivo de contribuir com análise das fontes, corpus das pesquisas históricas desenvolvidas em nível de doutorado, entre 2000 e 2020, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília. A opção teórica-metodológica utilizada foi a da vertente historiográfica da História Cultural, mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica. Foi selecionado como corpus dessa pesquisa um conjunto formado por 24 teses de doutorado que desenvolveram pesquisas históricas em educação, sob perspectiva histórica e historiográfica educacional, vinculadas à linha de pesquisa de Filosofia e História da Educação no Brasil. A partir desses trabalhos, foram localizadas 173 fontes históricas. Para compreender as principais características dos documentos, optou-se pela proposta de Barros (2019), com a divisão das fontes conforme seus suportes e linguagens. A partir dessa proposta de classificação, constatou-se o predomínio de documentos do gênero textual, de exemplares múltiplos, com formatos e suportes associados à escrita e com ênfase na análise do conteúdo, mas também com presença de outros gêneros documentais, embora em menor quantidade. A análise evidenciou a relevância de mapear as fontes e o ofício do historiador na escolha dos documentos ao compor seu objeto de investigação, principalmente para compreender como o conhecimento vem se constituindo no campo da História da Educação. Além disso, destacam-se, também, a importância da preservação documental sobre o passado histórico-educativo e as instituições de memória para o acesso e a preservação das fontes. Por fim, os resultados demonstram a relevância da pesquisa e a importância de sua continuidade a fim de aprofundar as reflexões suscitadas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Deficiência intelectual: percepção dos familiares em relação à aprendizagem escolar, vida cotidiana e futuro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-23) Cardoso, Daisy Carla Montanha Cordeiro; Omote, Sadao [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As famílias exercem função fundamental no desenvolvimento de todo ser humano e, nas estruturas familiares de crianças com Deficiência Intelectual (DI), há necessidades educacionais em relação à aprendizagem escolar, vida cotidiana e futuro, que as famílias podem identificar em seus filhos. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar a percepção dos familiares de crianças com DI em relação à aprendizagem escolar, vida cotidiana e futuro. Objetivo específico: especificamente pretendeu-se identificar o conhecimento sobre a DI, os possíveis desafios enfrentados pela família nas vidas educacional/cotidiana e as expectativas em relação a aprendizagem e o futuro. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por meio da entrevista semiestruturada e roteiro de caracterização do familiar informante. Os sujeitos participantes da pesquisa foram compostos por 16 famílias, sendo 14 mães e duas avós, que possuem filhos e/ou netos com diagnóstico de DI na faixa etária entre 4 e 12 anos. A pesquisa descritiva foi realizada em uma Escola de Educação Especial. A coleta de dados foi realizada a partir da data de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, por meio de entrevista semiestruturada e roteiro de caracterização das famílias. O convite inicial foi por meio de contato telefônico com uma breve explanação da pesquisa e, mediante anuência prévia da participação, foi feito o agendamento da entrevista na instituição ou visita domiciliar em caso de dificuldade de o familiar comparecer ao local da entrevista. Para análise de dados, foi realizada a análise de conteúdo, através da entrevista semiestruturada, que foram gravadas e transcritas na íntegra. Tendo identificadas e descritas as categorias temáticas nos relatos dos entrevistados, foram organizadas em função de diferentes variáveis sociodemográficas. Os resultados obtidos mostraram que nem todas as famílias compreendem sobre a DI e que desafios são enfrentados pelas famílias para realizar o acompanhamento escolar de crianças com DI, principalmente no quesito alfabetização. Em relação às atividades de vida diária, as famílias declararam que seus filhos não têm dificuldade para se alimentar, mas em relação a outras atividades cotidianas, são dependentes de cuidados a todo momento. Concluise que, em alguns casos, a família auxilia nos cuidados diários porque encontra dificuldades de ensinar e realizar treinos diários. Outras famílias apontaram que seus filhos/netos conseguem cuidar da higiene, possivelmente, há um envolvimento maior destas famílias em promover a independência de seus filhos. Quanto às expectativas sobre à aprendizagem e ao futuro, as famílias referiram que estão relacionadas à independência do seu filho, de ter condições de ser alfabetizado, estudar e trabalhar. Conclui-se, então, que são necessárias pesquisas que tratem da construção da família que possui uma criança com deficiência, de forma a analisar sua habilidade ou incapacidade, quando esta passa a gerenciar a vida de seu filho. Os dados do estudo revelaram que é necessário que a família seja orientada e trabalhada para que consiga acreditar nas capacidades e potencialidades da criança.
  • ItemDissertação de mestrado
    A pedagogia Waldorf no Brasil: buscando caminhos antirracistas à luz da perspectiva decolonial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Ribeiro, Aline Lucas; Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Considerando o recente aumento da oferta de escolas Waldorf por todo o Brasil, se popularizou entre famílias de pessoas pretas, pardas e indígenas, anteriormente não compunham este cenário. Essa nova configuração fez nascer reivindicações de propostas pedagógicas que contemplem a cultura local do Brasil e não mais apenas abordagens de simbologia europeia. No ano de 2020 surgiram as diversas manifestações antirracistas no Brasil, e com elas o nascimento dos grupos: Movimento Preto Waldorf e o Movimento Antirracista na pedagogia Waldorf, ambas com reivindicações pedagógicas que encontramos na perspectiva decolonial um olhar semelhante para a colonialidade da sociedade e da educação. Para tanto, procede-se à metodologia de pesquisa bibliográfica e com escuta de narrativas de professoras atuantes em uma abordagem pedagógica focada na luta antirracista. Desse modo, observa-se que há enorme movimentação da Comunidade Waldorf para abrasileirar a pedagogia o que permite concluir que a perspectiva decolonial é importante para sustentar politicamente estes novos estudos e atuações que descolonizam a escola e trazem interculturalidade às ações pedagógicas.
  • ItemDissertação de mestrado
    O ato de viver ético do professor na escola da infância: as relações, a palavra alteritária e o desenvolvimento humano
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-30) Lemos, Ana Paula Munarim Ruz; Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O professor da infância tem um papel imprescindível no processo de humanização das crianças, principalmente na primeira infância (1 a 3 anos), momento no qual as bases de suas capacidades intelectuais e afetivas estão em pleno desenvolvimento. A escola da infância, por sua vez, torna-se um ambiente propício para ofertar a essas crianças uma humanização, constituída na vida e para a vida, estabelecendo assim, relações de aprendizado à luz de teoria e práticas que vão ao encontro de suas reais necessidades. Para isso, é preciso que o professor se posicione, exerça o seu ato ético, ato responsável em favor de uma educação humanizadora na escola da infância e, especialmente, para com as crianças, considerando-as como sujeitos ativos no processo de sua aprendizagem, mediante a apropriação da riqueza cultural da humanidade. A pesquisa materializada nesta Dissertação teve como sujeitos a professora e as crianças de sua turma, um maternal I, crianças entre 2 e 3 anos de uma sala de educação infantil de uma escola particular do município de Marília/SP e faz parte dos estudos alicerçados por meio de atividades desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e Escrita: Apropriação e Objetivação (PROLEAO) e também no Centro de Estudos e Pesquisas em Leitura, Literatura e Infância (CEPLLI), ambos vinculados à linha de pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília, SP. Assim, a pesquisa teve como objetivo compreender o papel do ato de viver ético do professor na escola da infância, focalizando as relações e nelas a palavra alteritária para o desenvolvimento humano em cada criança e para si mesma. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizada uma abordagem metodológica pautada na heterociência advinda dos estudos da Filosofia da Linguagem como linha teórica - base do percurso de toda a pesquisa - tendo como instrumento interpretativo e narrativo as mini-histórias materializadas por meio de rapsódias escritas advindas do contexto de construção de dados da pesquisa. Este estudo ancorou-se em produções científicas de filósofos do início do século XX, mais precisamente na contribuição de Bakhtin e Volóchinov. As ações desenvolvidas para a efetividade dos estudos envolveram revisão de literatura e posterior cotejo de trabalhos acadêmicos reunidos e suas contribuições para a temática, assim como, também, acervo pessoal e dos grupos de pesquisa em relação à Filosofia da linguagem e da Teoria Histórico-Cultural. Tais ações perspectivaram ampliação da compreensão de aspectos do desenvolvimento infantil e do papel docente. Em acréscimo, foram eleitas produções textuais relativas à perspectiva malaguzziana de Reggio Emilia como suporte para o entendimento da escola da infância. De modo geral, os estudos indicaram a relevância do ato responsável e responsivo da professora como base primordial para fortalecer e impulsionar a humanização das crianças. As escolhas e os posicionamentos feitos por ela podem ou não transformar a escola da infância em um espaço desenvolvente, ativo e afetivo. Para isso é preciso que a professora se posicione, faça valer o seu ato de viver ético, a sua palavra e assim, transformar a educação; quando isso acontece, ela também transforma a si mesmo.