Submissões recentes

  • A reconstrução da memória da resistência em Roma e Turim: a autobiografia de Carla Capponi e o diário de Ada Gobetti

    Maldonado, Rafaela Souza Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Nos últimos anos, publicações e reedições de obras em que o testemunho é a principal característica narrativa afirmam as identidades de determinados grupos. Assim, buscamos na literatura italiana, com temática da Resistência, ...
  • Biblioteca Traumann: memória, cultura material e construção identitária

    Carvalho, Naor Franco de Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    A presente dissertação visa a análise das construções identitárias e de memória de Michael Traumann e sua família, por meio da Biblioteca Traumann, a observar as práticas culturais e visões de mundo que ela manifesta. Essas ...
  • " 'As cuié', 'os pobrema', 'as arvre'. " Isso é português e é cultura. O que pensam meus alunos a respeito?

    Silva, Wilton Pereira da Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho pretende enfocar o português falado no Estado de São Paulo, a partir da ótica da variação linguística. Para tanto, propôs-se um Projeto Didático de Gênero a um grupo de cento e doze alunos, moradores de região ...
  • Perspectivas conceituais em leitura na escola: a intertextualidade e a interdisciplinaridade a favor da dialogia

    Barbosa, Solange Esmeralda Costa Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    O trabalho apresenta algumas reflexões sobre os conceitos de leitura que educadores de várias áreas do conhecimento possuem e relaciona-os com o uso da leitura na escola, tanto disciplinar quanto interdisciplinarmente à ...
  • As mulheres nas canções de Zé Ramalho: uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental

    Custódio, Camila do Carmo Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de propor estratégias de leitura, utilizando a canção popular com temática feminina, buscando compreender em que medida a música pode contribuir para a formação da competência ...
  • De fato e de ficção: um estudo sobre a leitura de crônicas na escola

    Ferreira, Ângela Modesto Guedes Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Esta dissertação é resultado de uma investigação realizada com alunos do Ensino Fundamental - Séries Finais (9ºano), em uma escola pública estadual, acerca da leitura de crônicas, sobretudo, aquelas já consagradas pelos ...
  • Assessoria à formação da cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Assis

    Batistela, Adriana Quintiliano Autor UNESP; Manechini, Ana Carolina Autor UNESP; Carvalho, Ana Maria Rodrigues de Autor UNESP; Ladeia, Carlos Rodrigues Autor UNESP; Santa, Claudia Regina Autor UNESP; Saito, Edimir Toshimiti Autor UNESP; Garcia, Edinei João Autor UNESP; Ghingaro, Fernanda Lemos Del Autor UNESP; Souza, Iara Morena Oliveira Fagundes e Autor UNESP; Pagliarini, Joana Paula Camilo Autor UNESP et al. (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: A exclusão social, própria das realidades sociais marcadas pelas desigualdades, apresenta em sua essência duas características maiores: a econômica, cuja pobreza se faz revelar e a social, que aponta para as ...
  • Oficina temática com adolescentes

    Loureiro, Émerson Autor UNESP; Sousa, Lígia Maria de Autor UNESP; Rogone, Heloísa Maria Heradão Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: Este trabalho foi desenvolvido com adolescentes em situação de risco social e pessoal, com idade entre 12 e 15 anos, inscritos no Projeto Cidadão do Futuro, da Secretaria Municipal da Assistência Social - ...
  • Semente de um devir alegria: intervenção psicossocial num asilo para idosos

    Yonezawa, Fernando Hiromi Autor UNESP; Cruz, Soráia Georgina Ferreira de Paiva Autor UNESP; Justo, José Sterza Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Atualmente, quando vemos idosos freqüentando cursos de línguas, ginástica ou artesanato, entendemos que existe hoje a tendência de velhice se desfazer dos estigmas ligados à dor e tristeza que algumas vezes lhe é atribuída. ...
  • Oficina de jornal: a voz dos pacientes produzindo marcas no cotidiano

    Tosta Junior, Lairto Alves Autor UNESP; Oliveira, Janaina Barbosa de Autor UNESP; Melo, Ricardo Lopes Pereira de Autor UNESP; Yasui, Silvio Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: Este trabalho integra um projeto de extensão da UNESP-Assis, desenvolvido no Centro Integrado de Atenção Psicossocial de Assis e integra o conjunto de oficinas terapêuticas. È coordenado por três estagiários ...
  • Oficinas de psicologia aplicadas à 3ª idade junto ao projeto Universidade aberta à 3ª idade

    Pereira, Cassiano de Oliveira Autor UNESP; Cruz, Soráia Georgina Ferreira de Paiva Autor UNESP; Justo, José Sterza Autor UNESP; Carvalho, Aline Ester de Autor UNESP; Dias, Ana Carolina Afonso Autor UNESP; Queiroz, Daniel Shinzato de Autor UNESP; Alvez, Denise Maria Autor UNESP; Yonezawa, Fernando Hiromi Autor UNESP; Ferreira, Lívia Pelegrine Autor UNESP; Santos, Maria Siqueira Autor UNESP et al. (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    O objetivo de trabalhar com a população da 3ª idade que freqüenta a Unesp-Assis tem vários eixos: produzir pesquisas e projetos de extensão. O núcleo conta com treze estagiários que, além de criarem as oficinas, ...
  • Criando condições para minimizar o insucesso escolar

    Pontes Neto, José Augusto da Silva Autor UNESP; Rodrigues, Camila Cristina de Oliveira Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: O trabalho focalizou a quinta série de quatro escolas públicas do município de Assis (SP). Sabe-se que é nessa série que, historicamente, ocorrem elevados índices de repetência e evasão. Problemas afetivo-relacionais, ...
  • Oficina boneco de pano

    Barbosa, Juliana de Oliveira Autor UNESP; Cardoso, Priscila Nunes Autor UNESP; Rogone, Heloisa Maria Heradão Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: A oficina “Boneco de pano” é uma modalidade de atendimento oferecida a crianças de 7 a 12 anos, do Projeto ABC (aprender, brincar e crescer), da Secretaria Municipal de Assistência Social de Assis-SP, em ...
  • Oficina de imagem: o olhar construindo mundos e singularidades

    Firmino. Gilson Gabriel da Silva Autor UNESP; Scanhola, Melissa Quirino Autor UNESP; Yasui, Silvio Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: Em Assis/SP, desenvolve-se no CIAPS -Centro Integrado de Atenção Psicossocial, o Programa de Atenção Intensivo à pacientes de intenso sofrimento psíquico, destinado principalmente ao acolhimento e tratamento ...
  • Oficina de artes

    Sekita, Roberta Autor UNESP; Silveira, Tatiana Justino Autor UNESP; Rogone, Heloisa Maria Heradão Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: O presente projeto trata-se de uma oficina de artes, que está incluída num projeto maior pertencente à Secretaria Municipal de Assistência Social de Assis-SP, Projeto ABC (Aprender, Brincar e Crescer), em ...
  • Oficina de fantoches: um espaço para a criação

    Souza, Iara Morena Oliveira Fagundes e Autor UNESP; Fígaro, Lícia Paludetto Autor UNESP; Rogone, Heloisa Maria Heradão Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: As oficinas terapêuticas têm sido usadas com relativa freqüência em trabalhos da área da saúde, por propiciar um lugar de escuta e por criar espaço para a expressão da subjetividade do sujeito, através da ...
  • Fazendo arte

    Lauer, Paula Carvalho Autor UNESP; Mano, Milena da Silva Autor UNESP; Rogone, Heloísa Maria Heradão Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: O Projeto Aprender, Brincar, Crescer -ABC- foi idealizado pela Secretaria da Assistência Social de Assis-SP, afim de assistir crianças em situação considerada de risco social e pessoal, com o objetivo principal ...
  • Oficina a vida tem a cor que você pinta

    Cavalin, Luciana Aparecida Autor UNESP; Pedrozo, Camilla Barboza Autor UNESP; Rogone, Heloisa Maria Heradão Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: A oficina de pintura “A vida tem a cor que você pinta”, que teve início em março de 2002 e atende a 10 crianças, faz parte do projeto ABC- Aprender, Brincar e Crescer, realizado na cidade de Assis – SP, destinado ...
  • Historiografia das práticas de um estabelecimento de atendimento a criança e adolescente em situação de risco pessoal e social

    Uesono, Juliana Autor UNESP; Cruz, Soraia Georgina Ferreira de Paiva Autor UNESP; Tebaldi, Danilo Lima Autor UNESP; Lima, Marina Bevilacqua Alves de Autor UNESP; Fiochi, Paula Ione da Costa Quinterno Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    O objetivo dessa pesquisa/intervenção é elaborar uma historiografia de um estabelecimento de assistência à infância e adolescência em situação de risco pessoal e social, em uma cidade do estado de São Paulo. Para tanto ...
  • Oficinas de psicologia aplicadas à 3ª idade junto ao projeto "universidade aberta à 3ª idade"

    Pereira, Cassiano de Oliveira Autor UNESP; Cruz, Soráia Georgina Ferreira de Paiva Autor UNESP; Justo, José Sterza Autor UNESP; Carvalho, Aline Ester de Autor UNESP; Dias, Ana Carolina Afonso Autor UNESP; Queiroz, Daniel Shinzato de Autor UNESP; Alves, Denise Maria Autor UNESP; Yonezawa, Fernando Hiromi Autor UNESP; Ferreira, Lívia Pelegrine Autor UNESP; Santos, Maria Siqueira Autor UNESP et al. (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    O objetivo de trabalhar com a população da 3ª idade que freqüenta a Unesp-Assis tem vários eixos: produzir pesquisas e projetos de extensão. O núcleo conta com treze estagiários que, além de criarem as oficinas, ...

Ver mais