O internato escolar O Ateneu: produção de subjetividade na instituição total

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2003-01-01

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Psicologia

Resumo

Dans cet article on cherche à identifier les effets de l'institutionnalisation dans la production de la subjectivité dans un établissement scolaire total. La recherche est basée sur le roman «O Ateneu » de Raul Pompeia, analysé à partir de la théorie de Goffman (1961-1987) relative aux institutions totales. on décrit l itinéraire moral que le personnage Sergio développe, à son entrée à l'internat, évoquant les vicissitudes par lesquelles il passe dans ce contexte institutionnel : période d'adaptation, crises évolutives, initiations sexuelles, problèmes de rivalités, etc. les établissements totaux semblent s'organiser d'une façon caractéristique et fonctionner de manière autonome. on pourra comprendre les problèmes sociaux et les effets sur la subjectivité produite par les institutions totales par l étude des relations de pouvoir subjacentes à ces types d'établissements. Le temps pendant lequel un individu vit comme interné peut laisser des marques profondes dans sa subjectivité et se configure comme un thème personnel approprié.
Neste artigo, procuramos detectar os efeitos da institucionalização na produção de subjetividade num estabelecimento escolar totalitário. O campo de pesquisa é o romance O Ateneu, de Raul Pompéia, analisado a partir da teoria de Goffman (1961/1987), relativa às instituições totais. Procuramos descrever a carreira moral que o personagem Sérgio desenvolve ao ingressar no internato, mapeando as vicissitudes pelas quais passa no contexto institucional: período de adaptação, crises evolutivas, iniciação sexual, problemas de rivalidade fraterna etc. Os estabelecimentos totais parecem se organizar de maneira característica e funcionar de modo autônomo. Somente poderemos compreender os problemas sociais e os efeitos na subjetividade produzidos pelas instituições totais, por meio do estudo das relações de poder subjacentes a esses estabelecimentos. O lapso de tempo no qual o indivíduo vive como internado pode deixar marcas profundas na sua subjetividade e se configura como um tema de estudo apropriado em si mesmo.
We tried to detect the effects of institutionalization on the subjectivity production from a total school enviroment. The study case is the novel O Ateneu, by Raul Pompéia, which we have analyzed using Goffman´s theory related to total institutions. We have described the moral career which the character Sérgio develops by going to a boarding school, whereby the vicissitudes were mapped into that environment: period of adaptation, evolutive crises, sexual initiation, problems of brotherly rivalry, etc. Total institutions seem to be organized from a particular way and works autonomously. We could only understand the social problems and the effects of subjectivity produced by total institutions, using the studies of power relations underlying those milieus. The absent time that the individual is enclosed as an inmate can place deep marks into his/her subjectivity and turn into an appropriate case of study in itself.

Descrição

Palavras-chave

Subjetividade, Análise institucional, Internato, Educação, Subjectivité, Analyse institutionnelle, Internat, Éducation, Subjectivity, Institutional analysis, Boarding school, Education

Como citar

Psicologia USP. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, v. 14, n. 3, p. 133-170, 2003.

Coleções