Para uma crítica da razão socioeducativa em entidades assistenciais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-12-01

Autores

Benelli, Silvio José [UNESP]
Costa-Rosa, Abílio da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo

Buscou-se cartografar as instituições de assistência social que atendem à infância e à adolescência consideradas em situação de risco pessoal e social, em um município do interior do estado de São Paulo, utilizando o instrumental da análise institucional. O papel de membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Assistência Social facultou a realização de uma análise documental nos arquivos desses Conselhos, relativa às entidades assistenciais cadastradas, tais como organizações governamentais, organizações não-governamentais e outros estabelecimentos filantrópicos. Os resultados indicam que, no universo da Assistência Social, a constelação criança/adolescente orbita em torno do astro-rei socioeducativo. Todas as atividades desenvolvidas nas entidades parecem recobertas por esse significantemestre, que conota dimensões pedagógicas e terapêuticas, educativas e corretivas, de vigilância e de prevenção, promovendo controle e normalização.
We set out to map the social welfare institutions that care for children and adolescents considered to be at social and personal risk in a town in the state of São Paulo, using a set of institutional analysis tools. Our role as a member of the Municipal Council of Children's and Adolescents' Rights and of the Municipal Council for Social Welfare permitted an analysis to be carried out of the documents in the archives belonging to these councils, in respect of registered charities, such as governamental organization, non-governamental organization and other charitable institutions. The results indicate that, in the universe of Social Welfare, the child/adolescent constellation orbits around the socio-educational star-king. All activities in the entities seem to be covered by this master signifier that predicates dimensions that are pedagogical and therapeutic, educational and corrective, surveillance and prevention related, promoting control and standardization.

Descrição

Palavras-chave

Adolescentes, Análise institucional, Crianças, Políticas públicas, Psicologia social, Adolescents, Institutional analysis, Children, Public policies, Social psychology

Como citar

Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 28, n. 4, p. 539-563, 2011.