Dissertações - Ciências Biológicas (Zoologia) - IBRC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 165
  • ItemDissertação de mestrado
    Variações genéticas e morfométricas entre as aranhas Pterinopelma longisternalis (Bertani 2001) e Pterinopelma roseus (Mello-Leitão, 1923) (Mygalomorphae, Theraphosidae)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-17) Moeller, Wolf J.; Guadanucci, José Paulo Leite [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Aranhas da infraordem Mygalomorphae, conhecidas como caranguejeiras, se caracterizam pela alta homogeneidade morfológica e hábitos de vida sedentários, que refletem em baixa vagilidade e capacidade de dispersão. Estas características normalmente ocasionam forte estruturação na genética populacional. Desta forma, tornam-se excelentes organismos modelos em estudos integrativos pautados pela filogeografia e a morfometria geométrica. As espécies irmãs Pterinopelma longisternalis e Pterinopelma roseus (Theraphosidae), possuem ampla distribuição na região sul do Brasil, com possível co-ocorrência no oeste do Estado de Santa Catarina. Dada suas relações filogenéticas e suas semelhanças morfológicas, é proposta uma análise integrativa usando métodos morfométricos, para testar se existem diferenças morfológicas, e genéticas, para recuperar a história evolutiva, entre as duas espécies. Os resultados das análises morfométricas conseguiram diferenciar com sucesso P. longisternalis de P. roseus, pela forma do esterno (apesar do aspecto contínuo desse caráter) e pela morfologia dos bulbos copulatórios dos machos. Além disso, foi proposta uma análise genética para explorar as possíveis variações intra e interespecíficas das duas espécies. Os resultados moleculares apontaram a existência de uma terceira linhagem genética, com morfologia críptica a P. longisternalis.
  • ItemDissertação de mestrado
    Abordagem clínica de micos-leões-pretos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-13) Amaral, Rodrigo Gonçalves [UNESP]; Culot, Laurence Marianne Vincianne [UNESP]; Guimarães, Victor Yunes; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estudo de parâmetros clínicos permite responder questões relacionadas ao funcionamento de um organismo e seus mecanismos associados. Dentre esses parâmetros, estão os índices hematológicos e bioquímicos, que são importantes indicadores do estado sanitário dos animais. No entanto, para avaliar possíveis alterações no estado de saúde das populações, é necessário conhecer os valores basais dos índices hematológicos e bioquímicos da espécie. Portanto, tais linhas de base constituem uma ferramenta essencial para a conservação de espécies, especialmente aquelas em risco de extinção e ainda pouco estudadas. Este é o caso do mico-leão-preto (MLP- Leontopithecus chrysopygus), um primata de pequeno porte, endêmico do Estado de São Paulo. Neste trabalho: 1) criamos um banco de dados com valores hematológicos e biométricos basais do MLP de vida livre; 2) avaliamos o estado geral de saúde das populações de MLP de vida livre de cinco áreas de estudo por meio de exame clínico; 3) exploramos variações dos parâmetros sanguíneos entre sexo e faixa etária; 4) exploramos variações dos parâmetros sanguíneos entre as áreas Buri e Guareí; 5) investigamos se o uso de mochilas dataloggers (Axytrek dataloggers, TechnoSmart®) gerou alterações nos parâmetros hematológicos e físicos. Capturamos 68 indivíduos (45 machos e 23 fêmeas), sendo 20 indivíduos recapturados 1 a 3 vezes, totalizando 87 amostras para bioquímica, 64 para hemograma e 98 para biometria e parâmetros vitais. Entre os indivíduos capturados, 11 apresentaram alterações ao exame físico, como escore corporal diminuído, alopecia extensa e necrose na extremidade da cauda. Não foram encontradas diferenças significativas dos parâmetros sanguíneos entre os sexos, apenas entre faixa etária. Adultos apresentaram valores de creatinina, hemácias, hemoglobina e monócito absoluto mais elevados, e valores de ureia, fosfatase alcalina, fósforo, linfócito relativo e hematócrito mais baixos do que os jovens. Quando comparado a Buri, em Guareí foram observados valores maiores de ureia, linfócitos absolutos e bilirrubina direta, enquanto os valores de sódio, eosinófilo relativo e gama glutamil transferase foram menores. Dos três indivíduos nos quais foram instaladas as mochilas dataloggers, apenas um apresentou alteração clínica, o que inclui lesão na musculatura peitoral e perda de peso. Até o presente momento, a literatura não apresenta dados referentes aos parâmetros hematológicos e biométricos do mico-leão-preto. Esses dados serão divulgados em primeira mão e poderão servir como referência na interpretação de exames futuros, além de auxiliar na elaboração dos Valores de Referência. No entanto, é importante ressaltar a necessidade de estudos clínicos adicionais como virológicos, microbiológicos, sorológicos e parasitológicos para um melhor entendimento desses valores e dos fatores que podem influenciá-los.
  • ItemDissertação de mestrado
    Sistema reprodutor masculino de camarões Dendrobranchiata sob aspectos evolutivos: padrões morfo-histológicos e reconstrução de estado ancestral de caráter
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-02-28) Salti, Fernanda Cristina [UNESP]; Zara, Fernando José [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Estudos relacionando a morfologia funcional do sistema reprodutor masculino com a filogenia molecular podem auxiliar na resolução das relações filogenéticas de Dendrobranchiata, permitindo compreender a evolução de diferentes caracteres. Assim, o objetivo deste trabalho foi caracterizar o sistema reprodutor masculino de várias espécies representantes de todas as famílias de Penaeoidea e Sergestoidea. Adicionalmente, foi realizada a descrição da morfologia do espermatozoide de Sergestoidea, ainda incipiente na literatura e analisada comparativamente com os Penaeoidea descritos na literatura científica. As espécies de Penaeoidea Pleoticus muelleri, Litopenaeus schmitti, Farfantepenaeus brasiliensis, Xiphopenaeus kroyeri, Rimapenaeus constrictus, Artemesia longinaris, Parapenaeus americanus, Sicyonia typica, Sicyonia dorsalis e de Sergestoidea, Belzebub faxoni, Acetes americanus e Acetes petrunkevitchi foram coletadas em Ubatuba-SP. Os Sergestidae Acetes marinus e Acetes paraguayensis, os Penaeoidea Aristaeopsis edwardsiana (Aristeidae) e Benthesicymus sp. (Benthesicymidae) foram obtidos via doação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Para as rotinas de histologia e microscopia eletrônica de transmissão (exceto as amostras dos museus), o sistema reprodutor masculino foi fixado em paraformaldeído 4% e processado para historesina e fixado em solução Karnovsky para inclusão em Epon-Araldite, respectivamente. O filograma foi construído a partir de sequências concatenadas dos genes 16S rDNA e COI. A morfologia do sistema reprodutor masculino está relacionada com a filogenia do grupo. O estado plesiomórfico do vaso deferente parece ser a presença de dois dutos: o acessório e o espermático, sendo classificado como complexo em Aristeidae e Benthesicymidae (grupos irmãos) Penaeini e Solenoceridae (grupos irmãos) e em Sergestidae. A sinapomorfia do clado formado por Parapenaeini, Trachypenaeini e Sicyoniidae é o vaso deferente simples. A glândula acessória presente na região da ampola terminal é um caráter homoplásico. Com os resultados obtidos, podemos verificar padrões morfoanatômicos do sistema reprodutor masculino para cada grupo. Assim, este trabalho norteará os futuros estudos, tornando possível prever qual morfologia do sistema reprodutor masculino será observada nas espécies a serem estudadas. Além disso, este se trata do primeiro trabalho que analisa a história evolutiva do sistema reprodutor masculino em Dendrobranchiata.
  • ItemDissertação de mestrado
    Comportamento e ciclo circadiano em aranhas de alçapão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-06-19) Ando Teixeira, Júlia Ayumi [UNESP]; Guadanucci, José Paulo Leite [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A ordem Araneae é diversa, sendo composta por 120 famílias. Não é incomum encontrar diferentes modos de vida dentro deste clado. Na infraordem Mygalomorphae, ocorrem as aranhas-de-alçapão, animais sedentários enterrados em tocas subterrâneas, recobertas internamente por teia e com a entrada coberta por um opérculo. São 12 famílias construtoras de alçapão dentre a infraordem. Foi verificado que o hábito de construir e habitar tocas de alçapão apresenta grandes vantagens, aumentando a proteção do animal contra predadores e reduzindo a perda de água. Apesar do extenso estudo taxonômico deste grupo, nós pouco entendemos sobre sua história natural. O objetivo do primeiro capítulo do presente trabalho busca descrever e comparar o comportamento de reparo da toca entre duas famílias. Os animais mantidos em laboratório tiveram os opérculos de suas tocas removidos, desta forma os estimulando a iniciar o comportamento de reparo. Os resultados apontam uma diferença nos padrões de comportamento de uma família para a outra, assim como ciclos distintos de comportamento. Os seres vivos são regidos por um relógio biológicos que pode ou não ser regulado por fatores ambientais. Para as aranhas, já foi observado que as alterações na luminosidade podem influenciar o padrão de atividades, o comportamento e até o seu desenvolvimento. Os padrões de atividade e influência do fotoperíodo em aranhas de alçapão foram analisados no segundo capítulo deste trabalho. Inicialmente supostas como animais noturnos, as aranhas de alçapão foram mantidas em um regime de iluminação LD12/12 e o padrão de atividades foi observado. Em seguida, o período de luminosidade foi invertido e os animais foram observados, esperando que o comportamento se alterasse de acordo com os padrões de iluminação. Por fim os animais foram submetidos à regimes LD16/8 e LL (24 horas de luz), para se observar se há algum desvio do padrão previamente estabelecidos. Os resultados apontaram para a existência de um ciclo circadiano. O ciclo circadiano de aranhas de alçapão aparenta ter a luz como um de seus reguladores. Os indivíduos do gênero Idiops aparentam possuir uma maior sensibilidade a variações de luz do que indivíduos do gênero Actinopus.
  • ItemDissertação de mestrado
    Aspectos da história natural de aranhas-de-alçapão em duas unidades de conservação do Cerrado e Mata Atlântica do sudeste do Brasil.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-04-26) Trova, Everton Fernando; Guadanucci, José Paulo Leite [UNESP]; Gomes, Guilherme [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Araneae é uma ordem bastante diversificada, sendo uma linhagem com grande sucesso evolutivo. A infraordem Mygalomorphae representa uma pequena porção da ordem Araneae e são animais sedentários que passam grande parte do dia em refúgios climaticamente estáveis. As aranhas-de-alçapão passam toda a vida ou parte dela dentro de uma toca revestida com seda e dotada de um opérculo. Local onde realizam todas as necessidades, caçam por emboscada, se alimentam, se reproduzem e realizam ecdise. Este trabalho teve como objetivo esclarecer alguns aspectos sobre a história natural das aranhas-de-alçapão e avaliar o perfil térmico e umidade nas áreas estudadas. Os resutados foram divididos em dois capítulos: I. A morfologia da toca e opérculo foram descritos, bem como a presença de ornamentos e o comportamento de defesa quando perturbadas em suas tocas. As variáveis morfológicas foram correlacionadas com o diâmetro da toca em questão. As áreas em que as aranhas-de-alçapão ocorrem apresentaram diferenças na vegetação. As tocas sendo os principais locais em que as aranhas passam parte da vida, em conjunto com a vegetação oferecem micro-habitats adequados e permite que as aranhas vivam por vários anos sem a necessidade de emigrar. A permanência no interior da toca evita contato direto com o meio externo reduzindo riscos de predação e com grandes variações climáticas podendo leva-las a morte. II. As áreas com a presença de aranhas-de-alçapão tiveram diferenças significativas com as áreas com ausência, quanto a temperatura e umidade. Áreas com presença foram mais úmidas e apresentaram um padrão de temperatura vertical (gradiente térmico) no solo. O gradiente térmico encontrado na área com presença e a umidade são caraterísticas que permitem as aranhas manter a temperatura e umidade corporal em equilíbrio evitando assim estress térmico e hídrico.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ecologia trófica de duas espécies simpátricas de raias-viola do gênero Pseudobatos (Chondrichthyes, Rhinobatidae) da plataforma continental de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-25) Chelotti, Luiza de David; Gadig, Otto Bismarck [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo compara a ecologia trófica de duas espécies de raia-viola do gênero Pseudobatos (P. percellens e P. horkelii) que ocorrem na plataforma continental de São Paulo, capturados pela pesca de parelha entre os anos 2007 e 2009. As duas espécies são simpátricas, e se encontram sob diferentes níveis de ameaça “Vulnerável” e “Criticamente Ameaçada”, respectivamente, de acordo com agências brasileiras. Por essa razão, estudar a similaridade em suas dietas, o nível trófico, a sobreposição de nichos, e a especialização individual são objetivos estratégicos para compreender melhor o papel ecológico dessas espécies no ecossistema. Foram analisados 500 estômagos de P. percellens e 108 de P. horkelii, utilizando os índices Numéricos (%N), Gravimétrico (%W), de Frequência de Ocorrência (%FO) e Índice de Importância Relativa Presa-específica (%PSIRI). Para P. percellens e P. horkelii foram encontrados 26 e 14 diferentes itens alimentares, respectivamente. Crustáceos e Teleósteos foram os maiores índices de importância dentre os grupos para ambas, as quais foram consideradas especialistas em poucas presas por sua baixa amplitude de nicho. Os resultados também fornecem evidências de variação ontogenéticas na dieta de uma espécie e especialização individual na alimentação em ambas. Esses dois elasmobrânquios bentônico-demersais são importantes meso-predadores na plataforma continental de São Paulo, com altos valores de nível trófico (3,7 para P. percellens e 3,5 para P. horkelii).
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito da cafeína no desenvolvimento de Chrysomya megacephala (Diptera: Calliphoridae), mosca-varejeira de importância forense
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-23) Calderan, Felipe Lissoni; Von Zuben, Claudio José [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Entomologia Forense é a ciência que estuda insetos e outros artrópodes encontrados em cenas criminais, para auxiliar nas investigações. As moscas-varejeiras, principalmente as da espécie Chrysomya megacephala, são um dos insetos mais estudados na Entomologia Forense, pois estão entre os primeiros indivíduos a localizar e colonizar um corpo em decomposição. Dentro dessa ciência há uma vertente, a Entomotoxicologia Forense, que tem como foco a análise de substâncias encontradas nos insetos, pois como se alimentam de corpos em decomposição, podem acabar ingerindo pequenas quantidades dessas substâncias, caso a pessoa tenha consumido antes da morte, funcionando assim como uma matriz forense indireta. A cafeína foi a substância escolhida para o presente estudo, pois é a droga lícita mais consumida no mundo, devido, principalmente ao fato de ser um estimulante, além de aparecer na composição de muitos fármacos. Dentro da área forense, é comum o uso de técnicas toxicológicas, como o HPLC (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência) e a Cromatografia Gasosa, para identificação e quantificação de substâncias em cadáveres e no meio ambiente. No caso da Entomotoxicologia, essas análises ocorrem nos insetos recolhidos no local do crime. Com isso, os objetivos desse trabalho foram: analisar o efeito da cafeína no ciclo de desenvolvimento de C. megacephala; e fazer a quantificação dessa substância ao longo do ciclo de vida, em todos os estágios do desenvolvimento, utilizando o HPLC. As larvas foram divididas em 5 grupos, com 250 larvas cada, e foram expostas às concentrações: 0,0000; 0,0075g; 0,0150g; 0,0300g e 0,0600g. Para analisar o efeito da cafeína, as larvas foram pesadas de 8 em 8 horas, do momento que começaram a eclodir dos ovos, até o momento em que foram colocadas para empupar. O tempo de pupação foi medido até o momento que os indivíduos adultos emergiram. Foi analisada também a sobrevivência dos adultos. Para isso, foram elaboradas tabelas de vida e a partir destas, foram calculados os valores de entropia em demografia, para cada concentração. Para fazer as análises em HPLC, amostras de larvas, pupas e adultos foram retiradas ao longo do experimento e passaram pela técnica. Os resultados obtidos mostraram que a cafeína afetou: o peso das larvas, com destaque para as que estavam na maior concentração, que apresentaram um peso menor do que as demais; o tempo de desenvolvimento dessa espécie, sendo que na maior concentração, foi mais lento quando comparado ao controle; e a sobrevivência dos adultos, principalmente a das fêmeas, sendo que elas morreram um pouco mais cedo do que os machos. Em relação às corridas em HPLC, o método se mostrou eficaz para detecção de cafeína na espécie, contudo, na maioria dos resultados não foi detectada a substância ao longo dos estágios de desenvolvimento. No âmbito forense, os resultados são importantes, uma vez que a substância escolhida interferiu no tempo de desenvolvimento, e qualquer interferência no tempo, pode interferir no cálculo do intervalo pós-morte (IPM), principal auxílio da Entomologia em investigações criminais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeitos da contaminação por chumbo no sistema imune inato de Coturnix coturnix japonica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-12-15) Melhado, Gabriel [UNESP]; Cruz Neto, Ariovaldo Pereira da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As aves tem apresentado um declínio populacional nas últimas décadas ligado as atividades antrópicas, como industrialização, atividades agrícolas e processo de urbanização. Associada a essas atividades, a poluição por metais tem aumentado, evidenciada principalmente pela presença do chumbo (Pb) nos ecossistemas em elevadas concentrações. A preocupação perante à poluição por Pb é decorrente da capacidade de bioacumulação e toxicidade desse metal, e seu potencial efeito deletério sobre a saúde e sobrevivência das aves. Por exemplo, exposição ao Pb pode acarretar em um declínio na condição corpórea e alterações em processos fisiológicos que mantém a homeostase desses animais, como disfunção nas respostas imunológicas. No presente estudo, analisamos os efeitos do Pb sobre parâmetros indicativos da condição geral de saúde e elementos constitutivos e resposta imunológica induzida em codornas (Coturnix coturnix japonica). Para tanto, avaliamos os efeitos do Pb sobre a massa corpórea, consumo alimentar, número de células brancas, razão heterofilo/linfócito e produção da proteína haptoglobina. O Pb mostrou afetar a reposta imune constitutiva e a homeostase das aves à medida que codornas contaminadas por Pb tiveram aumento do número total de leucócitos. Além disso, os efeitos da contaminação por Pb em respostas induzidas do sistema imunológico podem estar associados a efeitos horméticos, já que houve aumento dos leucócitos, da razão H/L e da produção de haptoglobina, em aves contaminadas pelo metal e desafiadas imunologicamente com injeção de lipopolissacarídeo de Escherichia coli.
  • ItemDissertação de mestrado
    Divisão parental do cuidado à prole no sabiá-barranco (Turdus leucomelas)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-10-21) Haddad, Renan Nasser Medeiros [UNESP]; Ferreira, Marco Aurélio Pizo [UNESP]; Ibañez-Álamo, Juan Diego; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Aves tropicais apresentam estratégias reprodutivas particulares em comparação às espécies da região temperada do hemisfério norte, como a menor prole, maior investimento em cada filhote, estágio de ninhego mais curto e estágio pós-ninho extenso. No entanto, estudos sobre o cuidado parental entre as aves da região tropical são escassos em relação às aves do hemisfério norte temperado especialmente quando se considera a diversidade de aves tropicais. Portanto, são necessários mais estudos para compreender as diferenças, diversidade das espécies e padrões comportamentais da região. Nesta dissertação descrevemos a divisão do cuidado parental entre os sexos do sabiá-barranco (Turdus leucomelas), espécie de passeriforme socialmente monogâmico e monomórfico. Abordamos os dois estágios do ciclo reprodutivo das aves altriciais que são considerados os mais custosos em relação ao gasto energético parental, o estágio de ninhego e o estágio pós-ninho, isto é, após os filhotes terem deixado o ninho. O estudo foi feito no campus da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) em Rio Claro, São Paulo. Usando câmeras instaladas junto aos ninhos, obtivemos 153,5 h de gravações do estágio de ninhego em 33 ninhos e 24 casais diferentes entre 2015 e 2017. Com observações diretas, fizemos 84,8 h de observação efetiva do estágio de pós-ninho em oito famílias e 13 filhotes diferentes em 2018. No estágio de ninhego ambos os sexos forneceram alimento e realizaram limpeza do ninho. No entanto, machos alimentaram os filhotes de proles grandes mais frequentemente do que fêmeas. Apenas fêmeas realizaram a termorregulação dos filhotes, e o tempo desta atividade diminuiu com a idade dos filhotes. Não houve diferença na limpeza do ninho entre os sexos. No estágio pós-ninho, não houve diferença no fornecimento de alimento aos filhotes entre os sexos, que também não variou com o tamanho da ninhada e sua idade. A taxa de fornecimento de alimento também não alterou a frequência dos comportamentos de solicitação de alimento ou de forrageio pelos filhotes, mas este último se tornou mais frequente ao longo do desenvolvimento. Observamos a divisão do cuidado parental no cuidado à prole, segundo quatro padrões: divisão da prole, cuidado único do macho, cuidado único da fêmea, e cuidado biparental de proles de um único filhote. Filhotes que receberam fornecimento de alimento biparental foram mais frequentemente alimentados, do que aqueles que receberam uniparental. Portanto, o investimento parental é distinto entre o macho e a fêmea durante o cuidado dos ninhegos, especialmente em proles maiores, no entanto, durante o cuidado pósninho a provisão de alimento é similar entre os sexos, e a diferença é existe na divisão da prole, e em quantos filhotes cada indivíduo do casal cuida durante este período.
  • ItemDissertação de mestrado
    Padrões de movimentação de micos-leões pretos (Leontopithecus chrysopygus) em um fragmento de Mata Atlântica no interior do estado de São Paulo, Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-09-03) Bufalo, Felipe Soares [UNESP]; Culot, Laurence Marianne Vincianne [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Primatas executam diariamente uma série de decisões acerca de quando, para onde e por que se mover. No entanto, pouco sabemos sobre quais são os fatores mais influentes no processo de decisão em primatas e, portanto, responsáveis por moldar rotas diárias, principalmente em pequenos fragmentos. Neste estudo buscamos entender quais aspectos sociais e ambientais influenciaram o processo de planejamento de rotas do frugívoro-insetívoro mico-leão-preto (BLT) em um remanescente de Mata Atlântica de 100 ha. Previmos que os locais de frugivoria seriam o principal fator para o direcionamento de rotas. Ainda, esperávamos que os limites físicos da área fossem fatores importantes para a condução de rotas diárias. Seguimos um grupo de BLT por 42 dias completos entre março e agosto de 2019, totalizando 379,9 horas de observação. Registramos a localização e os comportamentos do grupo através de amostragens de varredura a cada cinco minutos, bem como todos os eventos de alimentação, long calls e encontros entre grupos. Determinamos a distribuição espacial das espécies de frutos e dos locais de frugivoria usados mensalmente através de índices de agregação R, além das distâncias médias entre os indivíduos de cada espécie. Também determinamos, para cada mês, as distâncias médias entre locais aleatórios dentro da área utilizada e locais de frugivoria (empty space distances). Dividimos a área utilizada entre fronteira do território, área central e borda do fragmento e comparamos o uso entre elas. Aplicando o change point test em rotas diárias, identificamos os locais de mudanças significativa de direção, ou change points (CPs), e avaliamos o comportamento grupal associado a cada CP. O grupo utilizou uma área de 46,8 hectares e se deslocou, em média, 1773 m ( 461 m) por dia. Frugivoria e locomoção foram os comportamentos mais frequentes (29,9% e 29,8% das varreduras, respectivamente), seguidos de forrageio com 25,3%. Os encontros entre grupos ocorreram em um a cada 4 dias. Espécies de frutos apresentaram distribuições agrupadas, embora a distância média entre locais de frugivoria seja de 33,4 m ( 22,8 m). Os frutos consumidos com maior frequência corresponderam a plantas densamente distribuídas na área e disponíveis durante a maior parte do estudo, acessíveis, portanto, a curtas distâncias, independentemente do mês e do local. Encontramos um total de 55 CPs. Locomoção foi o comportamento mais frequente associado a CPs (34,54%), seguido de forrageio (25,45%) e frugivoria (12,7%). Embora a variação entre medianas não tenha sido significativa (p = 0,756), encontramos uma maior proporção diária de CPs na fronteira do território (0,021 ± DP 0,05 CPs / pontos de localização), seguida pela borda do fragmento (0,018 ± DP 0,03) e área central (0,008 ± DP 0,01). Nossos resultados indicam que, embora os frutos representem um item importante na dieta de BLTs, locais de frugivoria não parecem direcionar as rotas no fragmento estudado. Por outro lado, estar em um fragmento impõe limites estruturais e possível maior competição intraespecífica, responsáveis por obrigar mudanças de direção e consequentemente explicar maior densidade de CPs próximos às bordas (borda do fragmento e fronteira do território). Em conclusão, enquanto estudos anteriores em áreas maiores apontam locais de alimentação como o principal fator direcionando as trajetórias de primatas, nosso estudo sugere que o processo de planejamento de rotas pode depender do contexto.
  • ItemDissertação de mestrado
    Pseudoescópula em Ischnothele annulata (Araneae, Mygalomorphae): avaliando estrutura e funcionalidade na comunicação sexual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-08-28) Jurgilas, Juliana Paneczko [UNESP]; Guadanucci, José Paulo Leite [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Spiders are generally solitary, aggressive, potential cannibal predators, and have poor visual acuity. These features may have favored a strong selection for long-distance communication, such as chemical and/or vibratory signaling. The pheromone usage is an example of signal used during intersexual communication and have been chemically identified in eleven araneomorph species. To the emission of the pheromones, females can use their cuticle or web, and for the perception of these substances, araneomorph males use chemosensory setae located in the dorsal side of the pedipalps. In mygalomorphs, it was reported the presence of a chemosensory setae in an Idiops pylorus male, identified by Scanning Electron Microscopy micrographies. Besides that, recently it was reported a tarsal setae exclusive of mygalomorph males, that have been considered a chemosensory setae because of it’s similarity with the one’s found in Idiops pylorus, and even with the ones found in araneomorphs, despite the contrast in disposition of the setae between the infraorders. They can be arranged densely on tarsus, similar to those setae found in the scopula (and in this case, named pseudoscopula), or be sparsely distributed on ventral tarsus among other setae types. These male setae also differ from other chemosensory ones that are widespread in both males and females of mygalomorph spiders In the present study, the pseudoscopula of a mygalomorph representative, Ischnothele annulata, was investigated through bioassays and transmission electron microscopy. The results indicate that the males identify the conspecific females by chemical signals present in the female silk (contact recognition), and that they do not use long range (volatile) signals to find a mate. The pseudoscopula setae seems to be accountable for the recognition, since the obstruction of the setae prevent males to react to the silk, failing to perform typical courtship when in contact with female’s web. The transmission electronic microscopy analysis of the pseudoscopula seems to indicate a patter similar to those found in chemosensory setae of other group of spiders.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito de fragmentação de habitat sobre a associação entre ectoparasitos e morcegos na Mata Atlântica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-06-25) Miguel, Pedro Henrique [UNESP]; Cruz Neto, Ariovaldo Pereira da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A perda de habitat é vista como um dos principais efeitos decorrentes das perturbações da paisagem causada pelo homem aos ambientes naturais. Essa gera maior isolamento dos fragmentos e diminui as áreas de contato entre habitat e matriz, com efeitos negativos sobre a biodiversidade. Os efeitos da perda de habitat nos padrões de biodiversidade são geralmente analisados usando dados de distribuição de espécies e / ou abundância relativa. No entanto, eles não podem ser identificados em populações em que esses efeitos ainda não foram refletidos na abundância e incidência de espécies, e não nos informam sobre os mecanismos causais subjacentes às respostas diferenciais de espécies ou populações a essas perturbações. Uma opção para preencher esta lacuna é concentrar-se em quantificar a miríade de processos fisiológicos em que diferentes espécies lidam com ambientes em mudança. Os morcegos apresentam uma grande diversidade morfológica, fisiológica e comportamental, estando presentes em uma diversa variedade de nichos ecológicos, estabelecendo diversas relações críticas para a manutenção dos ecossistemas onde ocorrem. Os morcegos frugívoros estão entre os mais importantes dispersores de sementes do Neotrópico. Juntamente com os morcegos, investigações com seus ectoparasitas específicos são de grande relevância, visto que, os ectoparasitas exercem pressões seletivas importantes sobre a evolução dos seus hospedeiros. Assim, perda de habitat pode trazer importantes mudanças para as populações de morcegos e em algumas interações bióticas como o parasitismo. Neste contexto, utilizamos algumas analises fisiológicas para (1) avaliar os impactos da perda de habitat sobre a condição fisiológica e nível de estresse de morcegos neotropicais frugívoros, (2) entender como o ectoparasitismo especifico dos morcegos varia de acordo com a perda de habitat, e como esse afeta na condição e saúde de morcegos frugívoros (Família Phyllostomidae). Usamos Modelos Lineares Generalizados (MLG) para testar a variação nas variáveis de respostas. Para cada variável de resposta, foi realizada uma seleção de variáveis através dos critérios de informação corrigidos de Akaike (AICc), buscando os modelos mais plausíveis como aqueles com menores valores de AICc. Em nossos resultados não encontramos nenhuma evidência que comprove que a perda de habitat esta afetando a condição fisiológica, nível de estresse, intensidade ectoparasitária e condição de saúde dos morcegos frugivoros. Com a pesquisa concluímos que a perda de habitat aparentemente não prejudica a condição fisiológica (condição corporal e estado de saúde) dos morcegos frugívoros e que o nível de estresse e intensidade ectoparasitária aparentemente não são altos o suficiente para ter qualquer efeito deletério.
  • ItemDissertação de mestrado
    Interação ecológica entre mamíferos terrestres frugívoros e palmeiras neotropicais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-04-26) Freitas, Paula Akkawi de; Galetti, Mauro [UNESP]; Villar, Nacho; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As palmeiras são consideradas um recurso chave para os mamíferos terrestres tropicais. Entretanto, como as hiper-diversas guildas de frugívoros das florestas tropicais exploram recursos de palmeiras e coexistem, ainda é pouco compreendido. Neste trabalho, avaliamos como três espécies de mamíferos frugívoros terrestres, o queixada (Tayassu pecari), seu parente próximo, o cateto (Pecari tajacu) e a cutia (Dasyprocta azarae) interagem entre si e com os frutos de três espécies de palmeiras em uma floresta tropical da Mata Atlântica do Brasil. Utilizamos armadilhas fotográficas e modelos de ocupação para examinar as interações competitivas entre eles. Ao contrário de nossas expectativas, não encontramos evidências de exclusão competitiva entre esses frugívoros. Os queixadas exploraram principalmente as áreas de grande abundância da palmeira hiper-dominante Euterpe edulis, enquanto as cutias concentraram seu forrageamento em áreas com grande abundância de Syagrus oleracea e, em menor escala, Syagrus romamzoffiana. Os queixadas também responderam positivamente a Syagrus oleracea, mas apenas na ausência de cutias. Os catetos preferiram áreas de alta abundância de Syagrus romamzoffiana onde as outras duas espécies apresentaram baixa detecção ou estavam ausentes. Estes resultados sugerem que, apesar de ocuparem habitats semelhantes, estarem ativos durante as mesmas horas e compartilharem recursos de palmeiras semelhantes, as estratégias comportamentais dessas espécies permitem que elas coexistam.
  • ItemDissertação de mestrado
    Taxonomia e biogeografia de aranhas cavernícolas da infraordem Mygalomorphae
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-02-28) Rossi, Giullia de Freitas; Guadanucci, José Paulo Leite [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As cavernas são espaços naturais em rochas que permitem o acesso humano ao meio subterrâneo. Elas são tradicionalmente divididas em três zonas; entrada, penumbra e afótica, está é caracterizada pela ausência completa de luz. Os animais subterrâneos podem ser classificados em: troglóbios, troglófilos e trogloxenos. Existem mais de 48.000 espécies de aranhas, sendo animais frequentes em cavernas de todo mundo. Na Ordem Araneae, a infraorfem Mygalomorphae possui um conhecimento incipiente sobre sua presença em cavernas e, diante disso, os objetivos desse trabalho são: elaborar uma lista de espécies por famílias de aranhas Mygalomorphae encontradas em cavernas; mapear a distribuição geográfica; desenvolver chaves de identificações até nível de gênero de aranhas Mygalomorphae encontrados em cavernas; verificar se fatores, como o tipo de bioma, litologia, altitude, precipitação e temperatura podem explicar a composição de espécies de aranhas Mygalomorphae, distribuídas em diferentes comunidades espalhadas pelo Brasil. Foi examinado o material de 264 cavidades subterrâneas, em 58 municípios de dez estados mais Distrito Federal, totalizando 29 machos adultos, 162 fêmeas adultas e 177 jovens. Foram 68 espécies pertencentes a nove famílias. Todas as famílias identificadas no presente trabalho já possuem registros em cavidades. As aranhas Mygalomorphae possuem todo o potencial para serem troglófilas. Elas são animais noturnos, generalistas e predadores, que utilizam quimio e mecanorreceptores na procura de parceiros e alimento. Assim, se não houver escassez alimentar, esses animais conseguem completar o seu ciclo de vida nesses locais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estrutura populacional e biologia reprodutiva da raia-elétrica-cega, Benthobatis kreffti (Chondrichthyes, Narcinidae) no talude continental do estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017-03-02) Martins, Mariana da Fontoura; Gadig, Otto Bismarck Fazzano [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A raia elétrica cega Benthobatis kreffti é endêmica do Altântico Sul Ociedental e apresenta distribuição restrita desde o sul até o sudeste Brasileiros, ocorrendo em profundidades entre 400 e 600 m. Apesar de seu extremo endemismo, sua biologia é virtualmente desconhecida, especialmente no que diz respeito à porção norte de sua distribuição. O objetivo deste trabalho foi estudar a estrutura populacional e biologia reprodutiva desta espécie, no talude continental do estado de São Paulo. Os indivíduos foram capturados em julho e agosto de 2003 e dezembro de 2007 no cruzeiro científico Soloncy Moura, o qual operou em 492-501 m de profundidade entre os municípios de Santos e Cananéia. Quanto à composição de captura, B. kreffti foi o condricte mais capturado, seguido por Gurgesiella dorsalifera. Os demais foram Hydrolagus matallanasi, Dipturus sp. e Torpedo, sp. Quanto à estrutura em tamanho, fêmeas diferem de machos por apresentarem maiores comprimentos (máximo de 299 mm em fêmeas e 256 mm em machos). A razão sexual total foi diferente de 1:1, bem como para indivíduos adultos. Nos outros estágios de maturidade considerados (imaturo e em desenvolvimento), não houve diferença significativa. A relação comprimento-peso e o tamanho onde 50% da população encontra-se maduro (LT50) também foram diferentes entre os sexos, em favor das fêmeas. Fêmeas apresentaram LT50 de 191 mm enquanto machos maturam em 176 mm. A fecundidade uterina foi de três embriões por fêmea, com embriões nascendo entre 90 e 100 mm de comprimento (cerca de 1/3 do máximo comprimento registrado para a espécie).
  • ItemDissertação de mestrado
    A variação dos parâmetros hematológicos do sabiá-barranco (Turdus leucomelas) ao longo de um ciclo anual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-05-14) Provinciato, Ivan Celso Carvalho [UNESP]; Neto, Ariovaldo Pereira da Cruz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O ciclo de vida das aves, assim como o da maioria dos vertebrados, é composto de uma sequência progressiva e unidirecional de estágios, como a reprodução e as mudas de penas de voo, denominados Estágios de História de Vida (EHV), moldados ao longo de milhões de anos e que visam manter a homeostase, condições corporais e, em última análise, proporcionar a sobrevivência do organismo. Do ponto de vista fisiológico, parâmetros como Hematócrito (Htc), Concentração de Hemoglobina (Hb), Concentração Média Corpuscular de Hemoglobina (CMCH) bem como a Razão de Heterófilos/Linfócitos (Razão H/L) são utilizados para compreender quais mudanças entre cada um dos diferentes EHV são necessárias para se manter a homeostase do organismo. Esses parâmetros foram semanalmente coletados de uma população de uma espécie de ave muito comum no ambiente urbano, o sabiá – barranco (Turdus leucomelas) ao longo de todo um ano na Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, visando entender principalmente as mudanças que ocorrem no período de muda de penas de voo, na reprodução e nos meses entre esses dois períodos. Ao todo foram capturados 81 indivíduos, sendo 50 machos e 31 fêmeas. A condição corporal da população não variou ao longo do ano. Os valores de Htc e Hb foram maiores no início da reprodução, indicando um aumento do metabolismo e da capacidade de transporte de oxigênio no período de potencial maior gasto energético do ano. Esses valores, bem como os valores de CMCH diminuíram ao longo do período reprodutivo, atingindo os menores índices entre o final da reprodução e início do período de muda de penas, podendo ser um indicativo de diminuição gradativa de gasto energético ao longo da reprodução. Além disso, os valores da Razão H/L foram maiores ao final da reprodução, podendo ser um indício de que o período reprodutivo seja o potencialmente o EHV mais estressante ao longo do ano.
  • ItemDissertação de mestrado
    Thermal regimes effects over stress indicators in rattlesnakes, Crotalus durissus (Serpentes: Viperidae)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-10-26) Fabrício Neto, Ailton [UNESP]; Andrade, Denis Otávio Vieira de [UNESP]; Gomes, Fernando Ribeiro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Animais ectotérmicos têm suas funções fisiológicas fortemente influenciadas pela temperatura. Por exemplo, taxas metabólicas e de crescimento destes animais podem ser afetadas pela temperatura corpórea. Estudos com foco na medição de taxas metabólicas em serpentes, por exemplo, geralmente são realizados através da submissão dos animais a regimes constantes de temperatura. No entanto, ectotérmicos (serpentes inclusas) são conhecidos por apresentarem variações amplas de sua temperatura corpórea ao longo do ciclo circadiano. Esta discordância entre biologia termal e condições experimentais poderia funcionar como um potencial agente estressor para os ectotérmicos, o que poderia comprometer os resultados e interpretações de estudos, pois um aumento nos níveis de glucocorticóides pode afetar diversos atributos de vertebrados, como taxas metabólicas e resposta imune. O presente estudo testou os efeitos de diferentes regimes térmicos, constante e flutuante, ao longo do ciclo circadiano sobre indicadores de estresse em cascavéis (Crotalus durissus). Para tanto, um grupo de animais foi exposto ao tratamento constante-flutuante, composto por um regime constante de temperatura (30°C) seguido por um flutuante (25°C, 1800 às 0600h; 35°C, 0600h às 1800h, média de 30°C); o segundo grupo foi submetido ao tratamento flutuante-constante, composto por um regime flutuante e, após, o constante. Os animais foram expostos aos tratamentos por um período de 24 dias, sendo que no 12° dia ocorreu a mudança de regime termal. Efetuamos coletas de sangue nos dias 2, 10, 14 e 22 para medição da taxa heterófilo:linfócito (H:L), capacidade bactericida do plasma (CBP) e níveis plasmáticos de corticosterona (CORT). A mudança entre o regime termal constante e o flutuante agiu como um agente estressor para as serpentes, causando um aumento nos níveis plasmáticos de CORT. A exposição a um regime flutuante no início do experimento causou uma diminuição na CBP das cascavéis que persistiu por todo o experimento, e machos também apresentaram maior CBP do que fêmeas. H:L não foi afetada por nenhuma das variáveis independentes, portanto é possível que a mudança entre regimes termais agiu como um estressor de baixa intensidade. Nossos resultados demonstram que mudanças agudas em regimes termais podem causar uma resposta ao estresse em serpentes, mesmo após longos tempos de manutenção em cativeiro.
  • ItemDissertação de mestrado
    Diversidade, distribuição e efeito das mudanças climáticas sobre comunidades de anfíbios da Mata Atlântica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-06-29) Vancine, Maurício Humberto [UNESP]; Haddad, Célio Fernando Baptista [UNESP]; Ribeiro, Milton Cezar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As incertezas acerca da diversidade e distribuição de espécies é um dos principais desafios para a biologia da conservação. Dentre os hotspots mundiais de biodiversidade, a Mata Atlântica é considerada um dos biomas mais ameaçados devido, principalmente, à perda e fragmentação de habitat, mudanças climáticas e espécies invasoras. Entre essas ameaças, as projeções de cenários de mudanças climáticas têm se mostrado o principal agente de redução da biodiversidade, particularmente entre os anfíbios. Esse grupo é considerado um dos táxons mais sensíveis a essas alterações, devido às suas características particulares de morfologia, fisiologia e ecologia. Dessa forma, buscamos atingir dois objetivos nesse trabalho: 1) apresentar uma ampla compilação e avaliação da composição e distribuição das comunidades de anfíbios já inventariadas para o Bioma da Mata Atlântica, e 2) utilizando parte dos dados das comunidades, inferir como as mudanças climáticas poderão afetar a distribuição de anuros do gênero Brachycephalus, grupo considerado altamente sensível às alterações climáticas. Realizamos análises descritivas e espaciais das amostragens das comunidades de anfíbios para a Mata Atlântica e fizemos uso de Modelos de Nicho Ecológico para inferir a distribuição do gênero frente aos impactos das mudanças climáticas. No primeiro objetivo, não tivemos uma hipótese pré-definida, já que se tratou de uma compilação de dados. No segundo objetivo, nossa hipótese foi de que no futuro, haverá um aumento dos valores de adequabilidade aos Brachycephalus em regiões de maiores altitudes, onde provavelmente haverá pouca floresta disponível para a manutenção das populações das espécies desse gênero. Os resultados da compilação das amostragens de anfíbios gerou um panorama geral da diversidade, composição, métodos e esforço amostral das comunidades desse táxon para a Mata Atlântica. Em relação aos efeitos das mudanças climáticas, nossos resultados indicaram drásticas mudanças de adequabilidade do gênero Brachycephalus em distintas áreas do bioma. Quando relacionamos os valores de adequabilidade (atual e futura) com os valores de altitude, observamos que as regiões de altitude mais elevadas terão um aumento dos valores de adequabilidade, quando comparadas com as áreas atuais. No entanto, essas regiões mais elevadas (geralmente acima de 1500 m) não possuirão habitat florestal, colocando diversas espécies em sério risco de redução do tamanho populacional e/ou até mesmo extinções locais, principalmente as espécies com distribuição restritas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Metabolismo energético e termorregulação do tucano-toco (Ramphastos toco)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2015-06-26) Chaves, Jussara Nascimento [UNESP]; Andrade, Denis Otávio Vieira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Body temperature regulation in endotherms involves adjustments in heat exchange rates between the animal and the environment. One of those mechanisms include the modulation of the surface temperature of specific areas of the body through vasomotor adjustment promoting dissipation or conservation of body heat. This thermoregulatory adjustment is essential for maintenance of body temperature over a moderate temperature range, known as thermal neutral zone (TNZ), without increasing the metabolic rate (MR). Thermal windows are body regions poorly insulated and highly vascularized that are particularly efficient for heat dissipation through that mechanism. The beak of the toco-toucan (Ramphastos toco) was described as a highly efficient thermal window, assisting the thermal homeostasis of this bird. Therefore, is possible that the heat exchange adjustments through the beak have an important role on delimitation of TNZ. Hence, our goal in this study was to determinate the contribution of heat exchanges through de beak of R. toco on the amplitude and limits (lower and upper) of TNZ. For that, we measured metabolic rate, through oxygen consumption, over a range of ambient temperature from 0 to 35°C (every 5°C). MR measurements were made in birds with the beak intact (control group) and subsequently with the beak artificially insulated (experimental group). The limits of TNZ, 9.5-25.0°C for the control group and 10.8-23.3°C for the experimental group, did not differ between the treatments. MR differed among treatments only at elevated temperatures (30 and 35°C), reaching values of 0.97 mlO2.g -1.h-1 (± 0.06) for the control group and 1.20 mlO2.g -1.h-1 (± 0.07) for the experimental group at 35°C. These results indicate that under high temperatures, the insulation of the beak compromised the heat exchange with the environment, so the MR increased above normal to dissipate ... (Complete abstract click electronic access below)
  • ItemDissertação de mestrado
    Temperature and dehydration effects on respiratory and cutaneous water flux in the terrestrial toad, Rhinella schneideri (Anura, Bufonidae)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-04-20) Castro, Luis Miguel Senzano; Andrade, Denis Otavio Vieira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As ectotherms, amphibians may experience wide fluctuations in body temperature and, due to their high skin permeability, terrestrial species face a constant risk of desiccation. These two variables (temperature and dehydration) are centrally relevant for water balance regulation because they directly affect water flux through the integument, i.e. skin evaporative water loss (EWLSkin) and water uptake (WU). In addition, as nearly all anurans are lung breathers, the respiratory water loss (EWLResp) will add to EWLSkin. Although the contribution of EWLResp to total EWL (EWLTotal) is generally assumed to be negligible, the partitioning between EWLSkin and EWLResp varies among species and is affected by temperature and dehydration. Therefore, we investigated the combined effects of temperature and dehydration on the rates of EWL through the skin and the lungs of the terrestrial toad, Rhinella schneideri. Subsequently, we evaluated how water uptake (WU) through the pelvis skin was affected by temperature and dehydration. To this aim, we measured rates of EWLTotal and EWLSkin in intact and masked adult toads at 15, 25 and 35 oC under fully hydrated condition and dehydrated until they have lost 10% and 20% of their initial body mass. Masked toads were able to breath normally during the measurement of EWLSkin; EWLResp was calculated as EWLTotal minus EWLSkin. Rates of EWL were also determined using biophysical agar models of R. schneideri specimens, which allowed the estimation of skin resistance (Rs) to evaporation. WU rates were determined by measuring body mass gain against rehydration time of toads placed on a thin film of water. EWLSkin and EWLResp increased with temperature, however, this effect was much more pronounced for EWLResp than for EWLSkin and, as a result, the partitioning between cutaneous and respiratory water loss was significantly altered with temperature. Indeed, the contribution of EWLResp to EWLTotal increased from 2.44% at 15 oC to 8.1% at 35 oC. This result may be attributed to a limited capacity for EWLSkin regulation combined with a temperature induced increment in pulmonary ventilation resulting from the elevation in metabolic rate with temperature. The contribution of EWLSkin to EWLTotal decreased with dehydration which may be related to a loss in skin water content and the subsequent compression of cell layers, which limit water efflux to the environment. Therefore, the relative contribution of EWLResp augmented with temperature and dehydration accompanied by the corresponding decrease in the relative contribution of EWLSkin. Rates of WU increased with dehydration but not with temperature, which indicate the central role of the osmotic gradient in driving water flow through the anuran skin.