Teses - Agronomia (Energia na Agricultura) - FCA

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 444
  • ItemTese de doutorado
    Viabilidade econômica da cogeração de energia elétrica a partir de biomassa florestal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-01) Souza, André Gustavo Oliveira [UNESP]; Esperancini, Maura Seiko Tsutsui; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A indústria de base florestal tem integrado soluções tecnológicas para aproveitamento dos seus resíduos lignocelulósicos. Particularmente, para as indústrias de painéis de madeira são geradas quantidades expressivas de resíduos no recebimento, processamento primário da madeira no pátio e ao longo processo industrial. Ainda hoje, os condicionantes logísticos e de processamento destes resíduos como a densificação em briquetes, além do seu potencial energético para substituição de combustíveis fósseis para geração de energia térmica e elétrica ainda não foram estudados por completo. Assim, este trabalhou investigou a viabilidade técnico-econômica dos resíduos lignocelulósicos de uma indústria de painéis de madeira como fonte alternativa ao uso do gás natural e também para complementar a demanda de cavacos de madeira para a geração de energia. Para isso, foram levantados os indicadores econômicos sob condições de risco pelo método de Monte Carlo para o aproveitamento de resíduos de cascas picadas e aqueles provenientes do processo produtivo de painéis MDF (Medium Density Fiberboar) e MDP (Medium Density Particleboard). Adicionalmente, houve a caracterização das propriedades físicas e químicas dos resíduos a fim de comparar seu desempenho energético com a madeira picada, tradicionalmente utilizada na indústria. Os resíduos lignocelulósicos apresentaram um poder calorifico útil próximo a 15 MJ kg-1, sendo que os briquetes de MDF apresentaram menor teor de cinzas (1,1%) que os demais. Os resultados ainda mostraram que as diferentes rotas tecnológicas estudadas são viáveis economicamente mesmo adotando uma taxa mínima de atratividade de 18% (TMAR) muito acima das taxas de juros praticadas no mercado. Os projetos são afetados por flutuações nos preços de eletricidade, gás natural e sobretudo do preço do cavaco de madeira. Nas condições avaliadas, mais da metade (59,4%) da demanda energética mensal de uma caldeira poderia ser suprida com utilização dos briquetes de cascas e de resíduos do processo produtivo de MDF e MDP. As novas rotas tecnológicas estudadas são alternativas para redução dos resíduos industriais e contribuem para a valorização da biomassa e a sustentabilidade ambiental do setor de florestas plantadas.
  • ItemTese de doutorado
    Produção e pós-colheita da beterraba em função da adubação potássica em cobertura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-29) Vasque, Henrique [UNESP]; Vieites, Rogério Lopes; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O fornecimento balanceado de nutrientes é essencial para o desenvolvimento das plantas, que por sua vez, afeta diretamente a produtividade e a qualidade final do produto. Neste contexto, objetivou-se com este estudo avaliar os efeitos da adubação potássica aplicada em cobertura na produção e qualidade pós-colheita da cultura da beterraba cultivar Tall Top Early Wonder, armazenada sob refrigeração sob refrigeração em câmara fria a temperatura de 5 ± 1 ºC e umidade relativa de 85 ± 5 %. Este trabalho foi realizado na Fazenda Experimental de São Manuel pertencente a Faculdade de Ciências Agronômicas. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com cinco tratamentos constituídos por diferentes doses de K2O (0, 60, 120,180 e 240 kg ha-1) aplicados em cobertura na forma de KCl, sendo parcelados aos 15, 30, 45 e 60 dias após o transplante (DAT), nas porcentagens de 20%, 30%, 30% e 20% em relação ao total recomendado no período, com cinco repetições. Verificou-se para as características de produção que o potássio proporcionou aumento linear no comprimento e diâmetro da raiz e na produtividade. A maior porcentagem de raízes comerciais (98,1%) foi obtida na dose de 194 kg ha-1 de K2O. Na pós-colheita, a adubação potássica proporcionou aumento na firmeza e acidez titulável, bem como redução da atividade respiratória e porcentagem de perda de massa fresca das raízes durante o período de armazenamento, influenciando positivamente na aparência e aumento da vida útil das raízes de beterraba. Para as características bioquímicas, o incremento de K2O promoveu maior estabilidade nos valores de luminosidade e nos teores de betalaínas.
  • ItemTese de doutorado
    Aplicação de análise de componentes principais na imputação de valores ausentes em dados agrometeorológicos em alta dimensão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-24) Souza, Valter Cesar de [UNESP]; Rodrigues, Sergio Augusto; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa aborda o tema Missing Value Imputation (MVI) com foco em agrometeorologia, na estimativa e imputação de dados de evapotranspiração de referência. O trabalho foi dividido em três capítulos, entendidos como revisão, metodologia e aplicação. O Capítulo 1 apresenta uma revisão bibliométrica abrangendo cerca de 19.745 publicações entre 1940 e 2022, destacando os principais pesquisadores, artigos, periódicos, instituições e países no assunto MVI. O Capítulo 2 apresenta uma proposta detalhada do planejamento de uma simulação em MVI, abordando o banco e tipo de dados, mecanismo e taxa de falta, técnica de imputação e método de avaliação de desempenho. Essas informações são preparatórias para a aplicação. O Capítulo 3 avalia o desempenho de procedimentos multivariados alternativos de análise de componentes principais na imputação de dados ausentes em base de dados de evapotranspiração. Foram utilizados dados do período de 2012 a 2021 de quarenta e cinco estações meteorológicas automáticas da região de São Paulo, Brasil, simulando diferentes cenários de dados faltantes. Esta pesquisa ressalta a importância da agrometeorologia, a necessidade de tratar dados ausentes por meio de técnicas de MVI e a eficácia de procedimentos alternativos de análise de componentes principais na imputação de valores faltantes.
  • ItemTese de doutorado
    Recovery of phytotoxicity induced by carfentrazone in corn and cotton crops by foliar supplementation with monoammonium phosphate
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-02) Oliveira, Josiane Aparecida Viveiros de; Crusciol, Carlos Alexandre Costa; Carbonari, Caio Antonio; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estresse oxidativo, seja ele biótico ou abiótico, pode causar danos severos nas culturas agrícolas, dentre elas o milho. O uso de herbicidas para controle de plantas daninhas, apesar de eficiente, pode levar a planta ao estresse químico, devido a fitotoxicidade às culturas, elevando de forma significativa a produção de espécies reativas de oxigênio nas plantas (EROs) e afetando diretamente e de forma significativa a produtividade final da cultura. No caso do herbicida carfentrazone-ethyl, ocorre o acúmulo de espécies reativas de oxigênio no citoplasma, que resulta em rompimento das membranas e o aparecimento de manchas cloróticas nas folhas. Entre os manejos estudados para mitigar tais efeitos, o uso de nutrientes via foliar, tem ganhado espaço neste setor. Essa prática visa uma nutrição específica para a planta, não a fim de substituir a adubação convencional, mas sim como uma suplementação em um momento determinado do desenvolvimento da cultura. O nitrogênio e o fósforo exercem funções importantes para as plantas, tais como participar da fotossíntese e da formação de ATP, transporte de assimilados, divisão celular, ativação do sistema antioxidante, afetando diretamente na produtividade final da cultura, e quando aplicados via foliar, entram diretamente nos processos metabólicos da planta, proporcionando respostas mais rápidas. Dessa forma, nesse estudo foi realizado aplicação do herbicida na cultura do milho, induzindo estresse sobre as plantas, para posterior aplicação de MAP via foliar a fim de avaliar os efeitos desses nutrientes na recuperação da fitotoxicidade da cultura. Foram avaliados estado nutricional das plantas, trocas gasosas, pigmentos, enzimas fotossintéticas, metabolismo antioxidante, estresse oxidativo, aminoácidos, metabólitos e análises biométricas.
  • ItemTese de doutorado
    Applications of plant growth promoting regulators and nutrients in the enzyme activity of sugarcane and sugarbioenergy production
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-29) Hervatin, Cleber de Morais; Crusciol, Carlos Alexandre Costa; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The production of sugarcane is of global importance due to the high technology used and the supply of sugar, ethanol and biomass for energy production. One of the biggest challenges to reach high productivity is the unfavorable edaphoclimatic conditions, significantly reducing the productivity and quality of sugarcane. The expansion of sugarcane occurred in areas where the soils are limited in nutrients, as well as the predominance of adverse climates that negatively influence the culture to explore all its genetic potential. The foliar application of nutrients and plant regulators constitute an alternative to stimulate the primary and specialized metabolism of the plant, stimulating both the photosynthetic process and the defense system in mitigating possible biotic and abiotic stresses, consequently, a greater balance of photosynthesis, thus increasing productivity of sugar cane. The primary objective of these experiments was to understand how the supply of nutrients and plant regulators via foliar spraying could stimulate photosynthesis, the activity of antioxidant enzymes, greater productivity, quality and bioenergy. In this context, fifteen experiments were carried out with foliar applications containing in (mg l-1) with 17 of GA3, 820 of IAA and 43 of zeatin (Experiments RP) and seventeen experiments with foliar applications of fertilizers whose concentration in (g ha-1) was 330.0 of N, 260.0 of B, 12.0 of Cu, and 300.0 of Zn associated with plant regulators containing in (mg ha-1) 25 of indolebutyric acid, 25 of gibberellic acid and 45 of kinetin (FRP experiments) conducted during four consecutive harvests (2017-2018 , 2018-2019, 2019-2020 and 2020-2021), and in three sugarcane harvest seasons [beginning (May-July), middle (July-September) and end (November-December) of the harvest]. Foliar applications of plant regulators alone or associated with fertilizers were carried out in two stages, vegetative and maturation: Chapter 1 (RV) - (I) control, without foliar application of plant regulators (Control), (II) foliar application of regulators plants in the vegetative phase of sugarcane (V), (III) foliar application of plant regulators in the vegetative and maturation phase of sugarcane (VM). Chapter 2 (FRV) - (I) control, without foliar application of fertilizers associated with plant regulators (Control), (II) foliar application with fertilizer and plant regulators in the vegetative phase of sugarcane (V), (III) foliar application with fertilizer and plant regulators in the maturation phase of sugarcane (M), (IV) foliar application with fertilizer and plant regulators in the vegetative and maturation phase of sugarcane (VM). Both experimental models with foliar applications in (V and VM) promoted positive results for the photosynthetic enzyme phosphoenolpyruvate carboxylase (PEP; EC 4.1.1.31) and only (RV) resulted in increased activity of ribulose 1,5-bisphosphate carboxylase (Rubisco: EC4.1.1.39) when applied to V, M and VM, respectively. Lower values for malondialdehyde (MDA) and hydrogen peroxide (H2O2) and increased activity of the enzyme peroxidase (POD; EC 1.11.1.7), catalase (CAT; EC 1.11.1.6), ascorbate peroxidase (APX; EC:1.11.1.11) and proline concentration were observed in VM for both experimental models and superoxide dismutase (SOD; EC 1.15.1.1) in (FRV). There were increases in stalk diameter and length in (FRV) and stalk yield in both experimental models at the three harvest times in VM. The use of plant regulators alone or in combination with fertilizers in these studies promoted increases in the activity of photosynthetic and antioxidant enzymes, productivity and bioenergy, especially when performed in two seasons, in the vegetative stages and in maturation, confirming the proposed hypothesis.
  • ItemTese de doutorado
    Desenvolvimento de compósitos formulados com polipropileno e componentes de cigarros industrializados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-24) Moroz, Ivan [UNESP]; Leão, Alcides Lopes; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver o processamento de novos materiais compósitos, utilizando matriz de polipropileno e quatro tipos de reforços obtidos a partir de cigarros comercializados. Configurada em delineamento totalmente casualizado, a pesquisa envolveu três fatores e contou com análises estatísticas dos tipos T de Student e ANOVA. As amostras de compósitos foram obtidas por compressão a quente, com mistura e fusão por atrito em homogeneizador tipo Dreis, e prensagem em prensa hidráulica a 180°C e 8 toneladas-força durante 10 minutos, com posterior resfriamento à temperatura ambiente ainda mantendo a força de compressão. As chapas obtidas foram então usinadas para obtenção dos corpos de prova específicos de cada ensaio. Os ensaios mecânicos (flexão, tração e impacto), térmico (calorimetria diferencial exploratória) e físico-químico (espectroscopia no infravermelho com Transformada de Fourier) revelaram efeitos da associação da matriz polimérica hidrofóbica e fibras hidrofílicas relatados na literatura quando comparados ao PP puro: i) variação de tensão de flexão entre redução de 41% e aumento de 1%; ii) redução do limite de resistência à tração variando entre 63% e 20%; iii) aumento do módulo de elasticidade em flexão variando entre 9% e 75%. Este aumento se dá pela alta rigidez específica das fibras naturais e do acetato de celulose (presente nas bitucas). A energia absorvida no impacto apresentou variação entre redução de 17% e aumento de 32%, um excelente resultado que indica possibilidade de aplicação em usos que envolvam impacto. Resultados adicionais indicaram que a execução de um pré-tratamento com peróxido de hidrogênio não altera as propriedades mecânicas de flexão, e que a absorção de água não causou redução significativa de propriedades de flexão, abrindo espaço para aplicações sujeitas a intempéries. O estudo conclui que existe grande potencial na utilização de resíduos derivados de cigarros industrializados, seja pela utilização de material apreendido devido a alguma irregularidade, seja pela criação de valor para um resíduo tóxico ubíquo globalmente, tendo em vista a importância da ciência denominada seleção de materiais cuja meta é definir com precisão e segurança os materiais mais apropriados a certas aplicações.
  • ItemTese de doutorado
    Crescimento de mudas de Eucalyptus urophylla produzidas em tubete degradável e bandeja coletora de água
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Cury, Letícia Duron; Guerra, Saulo Philipe Sebastião; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A revolução dos viveiros na década de 80 ocorreu com o uso de tubetes de polietileno, e mesmo apresentando alguns pontos negativos, ainda são muito utilizados em todo o setor florestal. Mas, esses tubetes, ainda apresentam algumas desvantagens, como uso de fonte não renovável, geração de resíduos, necessidade de remoção no ato do plantio e custos com retorno e higienização. Além disso, as necessidades de redução de custos no viveiro, impulsionam a evolução nas técnicas de produção de mudas e produtos utilizados, entre eles os tubetes degradáveis e bandejas coletoras de água. Como a qualidade das mudas e o seu posterior crescimento no campo são uns dos principais critérios que garantem o êxito de um povoamento florestal. Neste estudo, foi avaliado o crescimento de mudas de Eucalyptus urophylla produzidas nos sistemas de tubete de polietileno e degradável, consciente do viés tanto para as condições de viveiro quanto para as condições de campo. Assim, o objetivo geral foi avaliar se mudas de Eucalyptus urophylla (AEC 0144) produzidas no sistema de tubetes degradáveis possuem o mesmo desenvolvimento inicial de mudas produzidas no sistema de tubetes de polietileno, tanto em condições de viveiro quanto em condições de campo. Para isso, foram traçados dois objetivos específicos: (1) avaliar em condições de viveiro a fase de crescimento de mudas de Eucalyptus urophylla (AEC 0144) produzidas nos sistemas de tubetes de polietileno e degradável na ocupação de 25% e 50% das bandejas planas de polietileno com 176 células e na ocupação de 100% das bandejas coletoras de água com 40 células, dispostas em lâminas de 15 mm.dia-1 . (2) avaliar em condições de campo o crescimento inicial de mudas de Eucalyptus urophylla (AEC 0144) produzidas nos sistemas de tubetes de polietileno, degradável e degradável com três fissuras realizadas ao longo do tubete no dia da implantação do experimento na ocupação de 25% de bandejas planas de polietileno com 176 células e na ocupação de 100% das bandejas coletoras de água com 40 células. Para as condições de viveiro as variáveis altura, diâmetro, sobrevivência, Índice de Qualidade de Dickson (IQD), massa seca da parte aérea e massa seca do sistema radicular foram avaliadas aos 70 dias após a implantação do experimento. Para as condições de campo as variáveis altura, diâmetro, sobrevivência, degradação do tubete degradável, desenvolvimento do sistema radicular e massa seca do sistema radicular e parte aérea foram avaliados aos 40, 77, 98, 154 e 223 dias após a implantação do experimento no campo. De acordo com os resultados obtidos no viveiro, o tubete degradável e a bandeja coletora de água auxiliaram no melhor desenvolvimento das mudas em relação à altura e IQD. Os tubetes e as bandejas utilizadas no estudo não influenciaram estatisticamente no desenvolvimento das variáveis massa seca da parte aérea, massa seca do sistema radicular e massa seca total das mudas. A bandeja coletora de água e a bandeja com ocupação de 25% das células auxiliaram no melhor desenvolvimento das mudas em relação ao diâmetro. Houve maior sobrevivência das mudas produzidas em bandeja coletora de água. De acordo com os resultados obtidos no campo, o tubete de polietileno, tubete degradável fissurado e bandeja coletora de água propiciaram melhor desenvolvimento da muda em altura aos 40 dias. Aos 77 e 98 dias, somente o tubete de polietileno propiciou melhores alturas. Aos 40 e 77 dias o tubete de polietileno possibilitou melhor desenvolvimento da muda em diâmetro. As mudas produzidas em tubete de polietileno e tubete degradável fissurado nas bandejas planas de polietileno com ocupação de 25% das células não apresentaram mortalidade aos 40 dias. As fissuras parciais e totais foram mais frequentes no tubete degradável fissurado e de acordo com as variações no estágio de degradação dos tubetes degradável e degradável fissurado, o período de 223 dias não foi suficiente para ocorrer a decomposição do tubete.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação do sistema EletroVortex na deposição e deriva física em aplicação de fungicida na cultura do algodão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-10) Mertens, Tatiane Beatriz; Antuniassi, Ulisses Rocha; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito do sistema EletroVortex (combinação da assistência de ar juntamente com o carregamento eletrostático no sistema de pulverização), acoplado a um pulverizador autopropelido Uniport 3030, na deriva física e na deposição em folhas da cultura, na aplicação de fungicida na cultura do algodão. O ensaio foi realizado na Fazenda Itamarati, pertencente ao Grupo Amaggi, no município de Campo Novo do Parecis - MT. As aplicações foram realizadas na cultura do algodão cultivar Fiber Max FM 906GLT de ciclo precoce aos 99 DAE (dias após a emergência). Foram considerados dois tratamentos (sistema EletroVortex desligado e ligado) e os ensaios foram realizados com seis repetições, sempre com velocidade de deslocamento do pulverizador de 22 km h-1 e taxa de aplicação de 60 L ha-1. O primeiro ensaio foi realizado para a coleta dos dados de deposição e o segundo para a coleta da deriva. Ambos foram instalados no mesmo talhão sobre a mesma cultura. Em todas as aplicações a calda foi composta pelo fungicida Fox Xpro® (SC) na dose de 0,5 L ha-1 e pelo corante alimentício Azul Brilhante FCF – INS 133 na concentração de 6 g L-1. As coletas de deriva e deposição foram realizadas em parcelas diferentes (dois ensaios) visando as melhores condições possíveis para a implementação das metodologias analíticas. O ensaio de recuperação da calda nas folhas da cultura foi realizado com o intuito de comparar o sistema EletroVortex com o sistema de pulverização convencional (sistema EletroVortex desligado) em relação ao desempenho quanto a deposição na cultura. A quantidade de prothioconazol recuperada em cada tratamento foi calculada inicialmente com base na área foliar (massa do ingrediente ativo por cm² nas folhas), seguindo-se de uma estimativa de recuperação por hectare (massa de ativo por hectare), através da ponderação da quantidade de ativo recuperado pela área foliar de cada extrato das plantas (superior, médio e inferior). Os resultados mostraram que a recuperação de calda nas plantas foi maior com o sistema Eletrovortex ligado, obtendo-se maior deposição unitária (massa de ativo por área de folha) em todos os estratos das plantas e maior quantidade de ativo recuperado por hectare. No que se refere à distribuição da calda entre as partes das plantas, o uso do sistema EletroVortex ligado proporcionou uma significativa redistribuição entre os estratos, com um grande aumento da recuperação de calda no terço médio das plantas. Para a análise dos resultados do ensaio de deriva as parcelas foram separadas em dois grupos de três repetições. O primeiro correspondeu a aplicações onde a velocidade do vento era menor do que 6 km h-1 e o segundo grupo foi com parcelas onde a velocidade do vento estava acima de 8 km h-1. Esta separação foi realizada para que se pudesse avaliar a eficácia do sistema EletroVortex no controle da deriva em situações com maior e menor intensidade do vento. Os resultados mostraram que o efeito de redução de deriva proporcionado pelo sistema EletroVortex foi mais evidente com o aumento da velocidade média do vento durante as aplicações. Na situação com maior velocidade média de vento (média das parcelas de 8,5 km h-1) o sistema reduziu significativamente a deriva na comparação direta com as parcelas onde a velocidade média do vento era menor (5,9 km h-1).
  • ItemTese de doutorado
    Medidas da radiação solar difusa em superfície vertical pelo método do anel de sombreamento MEO
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-03) Piacitelli Tieghi, Camila; Dal Pai, Alexandre; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A energia proveniente do Sol pode ser aproveitada para diversos fins, como conversão energética, térmica e conforto térmico. Seu uso térmico e para conforto já é difundido em diversas áreas, como Arquitetura, Engenharia civil, Agronomia e Zootecnia. O uso da energia solar como fonte geradora de eletricidade está ganhando espaço nos últimos anos, junto com a preocupação do uso de combustíveis fósseis como fonte de energia, pois além de serem limitados, são grandes causadores de emissões de CO2 na atmosfera. A radiação solar é uma das fontes renováveis e limpas de energia. A radiação solar difusa é uma fração da radiação solar global, que incide sobre à superfície terrestre após interagir com moléculas, poeira e água dispersos na atmosfera. A fotossíntese das plantas está intimamente relacionada à radiação solar difusa. Além disso, o conhecimento da radiação difusa é essencial para projetar e monitorar coletores solares passivos e ativos, Iluminação natural, na Agricultura, promovendo o crescimento de produção de culturas, Fotografia (iluminação) e na climatização de ambientes internos. Este trabalho teve como objetivo avaliar os dados da irradiação solar difusa em superfície vertical orientada ao Norte medidos durante os anos de 2019, 2020 e 2021, na estação de radiometria do Departamento de Engenharia de Biopocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu. No capítulo 1, foi proposto um fator de correção geométrico para o anel de sombreamento da radiação solar difusa medida em superfície vertical ao Norte. No capítulo 2, foi criada uma evolução das medidas da radiação solar difusa em superfície vertical, medida através de um anel de sombreamento do tipo MEO inclinado na vertical ao Norte, comparadas com medidas realizadas pelo mesmo método em superfície horizontal, a fim de se adquirir níveis quantitativos de irradiação solar difusa em superfície vertical ao Norte no decorrer dos anos para Botucatu–SP. Para as medidas da radiação difusa em superfície horizontal, foram obtidos os valores médios de 5 MJ/m² em 2019, 4,3 MJ/m² em 2020, 6 MJ/m² em 2021. Para a radiação difusa em superfície vertical, em 2019, os valores médios e medianos foram iguais, de 4,2 MJ/m². Em 2020, as médias e medianas aumentaram para 5 MJ/m². Em 2021, o valor médio anual foi de 4,61 MJ/m². No capítulo 3, foram testados seis modelos clássicos de estimativa da fração difusa da radiação solar em superfícies inclinadas comparados com medidas da radiação difusa em superfície vertical ao Norte. Devido ao alto ângulo de inclinação (90°), os resultados obtidos na aplicação dos modelos clássicos para estimativa da porção solar difusa não mostraram boa precisão comparando com dados medidos. Os dados medidos podem ser utilizados para fins de aproveitamento energético, térmico ou iluminação passiva.
  • ItemTese de doutorado
    Detecção de outliers e preenchimento de lacunas em medidas das irradiâncias solares espectrais usando princípios físicos e técnicas de inteligência artificial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-12) Calça, Marcus Vinícius Contes; Dal Pai, Alexandre; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A radiação solar de ondas curtas que incide sob a superfície terrestre é composta espectralmente pelas componentes ultravioleta (290 a 400nm), visível (400 a 700nm) e infravermelha (700 a 4000nm). O conhecimento sobre a sua disponibilidade na superfície terrestre permite que órgãos públicos e instituições acadêmicas planejem adequadamente projetos energéticos no Brasil. Para isso, se torna necessário a implantação de sistemas terrestres de medição, que compreendem, naturalmente, valores errôneos causados por adversidades técnicas e operacionais. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi implementar um procedimento de controle de qualidade, para identificar valores errôneos, e outro para preencher lacunas das irradiâncias solares ultravioleta, visível e infravermelha sub-horárias (W/m²), coletadas em Botucatu (SP) - Brasil no período de 2001 a 2006. O procedimento de controle de qualidade foi criado em função de três princípios físicos e um intervalo de confiança estatística. Em sequência, o procedimento de preenchimento de lacunas foi implementado em função de um modelo de Machine Learning e avaliado a partir do coeficiente de determinação (R²), erro médio absoluto (MAE e rMAE), e da raiz do erro quadrático médio (RMSE e rRMSE). Foi possível detectar a partir do procedimento de controle de qualidade 1,003%, 0,989% e 0,806% de medições errôneas e isoladas das irradiâncias solares ultravioleta, infravermelha e visível, respectivamente, com relação aos totais medidos. O modelo de preenchimento de lacunas obteve métricas, com relação a sua capacidade de estimar valores, de R² de 0,99565, rMAE de 2,849% e rRMSE de 4,821% para a irradiância solar infravermelha, bem como R² de 0,99562, rMAE de 2,886% e rRMSE de 4,875% para a visível e, por fim, R² de 0,99137, rMAE de 3,923% e rRMSE de 6,889% para a ultravioleta. A partir deste estudo, foi possível avaliar que o primeiro e o terceiro princípio físico foram o mais e o menos restritivos do controle de qualidade, respectivamente, ao detectar medidas errôneas e isoladas, consideradas outliers por se afastarem consideravelmente das demais. Constatou-se, também, que os modelos de Machine Learning obtiveram resultados semelhantes as modelagens de Escobedo et al. (2011) para resoluções temporais horárias e diárias, o que possibilita utilizá-los para preencher lacunas das irradiâncias solares espectrais.
  • ItemTese de doutorado
    Sistemas de preparo e qualidade do solo em cana-de-açúcar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-16) Oliveira, Marcela Pacola; Calonego, Juliano Carlos; Dias, Patrícia Pereira; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The intensification of mechanization in sugarcane cultivation has spurred the development of new technologies to mitigate the effects of soil compaction. Deep strip-till with traffic control has been adopted by the sugar-energy industry as an alternative for improving soil profile. However, few studies have evaluated the effects of deep soil preparation on soil structure and sugarcane yield. The objective of this study was to evaluate the residual effects of liming and soil preparation on soil physical attributes, soil organic matter quality and sugarcane stalk yield after four years of cultivation in a clayey soil. The experiment followed a randomized block design with four treatments and four replicates. The treatments were conventional tillage without liming (CT0), conventional tillage with liming (CT2), modified deep tillage without liming (DT0) and modified deep tillage with liming (DT2). Soil physical attributes, total organic carbon, physical fractionation of organic matter, soil microbial biomass and sugarcane yield were evaluated. Regardless of lime application, deep tillage in the planting band improved the soil porosity to a depth of 0.4 m and decreased the carbon content in the surface layer. Both soil preparation methods improved aggregate stability in the 0.2–0.4 m layer in the absence of liming. Conventional tillage increased the surface soil C content and the mineral-associated C content in deeper layers. Deep tillage with liming increased microorganism activity and decreased compaction throughout the soil profile. Overall, deep tillage with liming improved soil chemical attributes and increased cane yield.
  • ItemTese de doutorado
    Substrato exaurido de cogumelos para produção de mudas florestais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-01) Martins, Olívia Gomes [UNESP]; Andrade, Meire Cristina Nogueira de [UNESP]; Silva, Magali Ribeiro; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No cultivo de cogumelos comestíveis, como o Lentinula edodes (shiitake), diversos resíduos agroindustriais são convertidos em um produto de alto valor agregado, com características nutricionais e medicinais desejáveis. Este cultivo gera um subproduto – o substrato exaurido de cogumelos, ou SMS (Spent Mushroom Substrate). Este substrato, rico em nutrientes, possui diversas aplicações, todavia a literatura carece de estudos acerca da utilização deste substrato para o cultivo de mudas florestais, sobretudo de eucalipto. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do SMS de L. edodes nas características físicas e químicas do substrato para a produção de mudas seminais de Eucalyptus grandis, bem como seu impacto nas características morfológicas das plantas. Foi utilizado delineamento experimental inteiramente casualizado com 4 tratamentos, sendo 4 substratos: T1 (testemunha, 100% Carolina Soil II), T2 (25% SMS + 75% CAC (Casca de arroz carbonizada)), T3 (50% SMS + 50% CAC) e T4 (75% SMS + 25% CAC), e uma espécie florestal (E. grandis). Cada tratamento teve 4 parcelas com 12 mudas úteis por parcela, totalizando 48 repetições (unidades experimentais) por tratamento. Foram coletados extratos dos tratamentos (substratos) para caracterização física e química. No início do plantio, foi avaliado o percentual de emergência de plântulas dos tratamentos. Ao final do ciclo de cultivo, foram avaliadas as seguintes variáveis: altura da parte aérea, diâmetro do colo, número de folhas, massa seca da parte aérea, radicular e total, índice de qualidade de Dickson, conformação do sistema radicular, análise do lixiviado e acúmulo nutricional. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey a um nível de 5% de significância. Na caracterização física do substrato, o tratamento T4 foi o que mais se aproximou das características do tratamento testemunha, sendo que os demais apresentaram baixa quantidade de microporos. Na caracterização química, observou-se maiores teores de nutrientes nos tratamentos contendo SMS. O SMS afetou negativamente o percentual de emergência de plântulas, sendo que o T1 obteve 96,59%, o T2 60,22%, o T3 36,07% e o T4 65,90%. O SMS não afetou o número de folhas das mudas. Quanto à altura, diâmetro do colo e índice de qualidade de Dickson, o T1 obteve valores estatisticamente superiores aos demais tratamento, porém todos os tratamentos alcançaram parâmetros considerados aptos para o plantio. O acúmulo de nutrientes apresentou comportamentos distintos na parte aérea e no sistema radicular, sendo que alguns nutrientes se correlacionaram positiva ou negativamente com as características físicas dos substratos. A análise do lixiviado evidenciou menor perda de água e nutrientes no tratamento testemunha, que possuía maior capacidade de retenção. Conclui-se que os substratos contendo SMS produziram mudas viáveis, porém novos estudos são necessários utilizando diferentes manejos hídricos e adubações para otimização da utilização deste material.
  • ItemTese de doutorado
    Efeito das diferentes temperaturas de carbonização de madeiras para a qualidade do carvão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-30) Vasconcelos, Juliano Souza; Biaggioni, Marco Antônio Martin [UNESP]; Barreiros, Ricardo Marques [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A madeira é um dos materiais que os humanos utilizam desde os tempos remotos em aplicações que incluem armas, diversos utensílios, habitações e fins energéticos. Possui estrutura elementar composta por carbono, oxigênio e hidrogênio, cujas propriedades oferecem inflamabilidade. A madeira é material higroscópico, constantemente em troca de umidade com meio para se estabilizar, e por não ser ortótropo essas trocas de umidade levam a variações de massa e dentro do PSF a variações dimensionais. O objetivo deste trabalho foi observar a carbonização em várias temperaturas de diferentes espécies de madeira e se possuem relações nas propriedades do carvão como aspectos físicos e químicos, identificando a degradação de forma visual. Dentre as espécies de madeira avaliadas, foram testadas as nativas folhosas Dipteryx sp., Tabebuia sp., Peltogyne sp., Apuleia leiocarpa, Goupia glabra, Astronium lecointei, Hevea brasiliensis e Schizolobium parahyba, Qualea sp. e Aspidosperma sp. e Erisma uncinatum, a nativa conífera Araucaria angustifolia, a exótica conífera Pinus sp. e a exótica folhosa Eucalyptus sp. Com relação aos ensaios realizados para a caracterização do carvão obtido a partir de cada uma dessas espécies, incluem-se os testes de densidade básica, estabilidade dimensional, perda de massa, análise imediata (teores de carbono fixo, de cinzas, de voláteis e de umidade), poder calorífico e degradação visual. A perda de massa e as mudanças dimensionais, em conjunto com a análise visual da presença de fissuras e rompimentos da madeira, pode representar importante característica para o estudo do carvão e o comprometimento da sua qualidade. O comportamento linear decrescente observado no gradiente da densidade básica não foi similar ao encontrado nas análises do poder calorífico, carbono fixo e perda de massa. A carbonização em altas temperaturas não tem correlação em propriedades como densidade e alteração das dimensões da madeira. O poder calorífico é uma propriedade importante na definição da qualidade, porém espécies mais densas em que há maior poder calorífico, demonstrou maiores danos em sua estrutura. Das espécies estudadas, aquelas de menor densidade básica, como: Guapuruvu, Araucária, Pinus e Cedrinho não tiveram avarias ou danos visíveis por meio da análise da degradação visual na temperatura de 300 ºC. Para temperaturas acima desta (400 ºC, 500 ºC e 600 ºC) ocorreram danos em todas as espécies. Ainda que as temperaturas tivessem quatro escalas, o comportamento dessas propriedades se diferenciou entre as espécies para cada uma das carbonizações de 300 ºC, 400 ºC, 500 ºC e 600 ºC, de forma que a taxa de carbonização se mantivesse em média de 20 ºC / min.
  • ItemTese de doutorado
    Uso de ácido salicílico em pré e pós-colheita de batata como regulador vegetal e mecanismo de defesa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-30) Gaona Acevedo, Andres Felipe [UNESP]; Vieites, Rogerio Lopes; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estresse oxidativo é um dos principais fatores causadores de danos para as plantas expostas a fatores ambientais adversos. As plantas desenvolvem diversos mecanismos de defesa para eliminar moléculas indutoras de estresse oxidativo. A batata é uma das culturas mais sensíveis a fatores ambientais, que podem afetar negativamente o desempenho da planta, particularmente a formação e crescimento dos tubérculos. O ácido salicílico (AS) é considerado um hormônio vegetal que desempenha um papel importante no crescimento, desenvolvimento e resistência das plantas a estresse abiótico. Dois experimentos foram conduzidos para avaliar os efeitos do AS aplicado em condições de déficit hídrico na pré-colheita e finalmente na pós-colheita. No primeiro experimento, o AS foi aplicado na forma de pulverização foliar (0 e 1 mM) sob três tensões de água no solo (10, 30 e 45 kPa). No segundo experimento, os tubérculos dos tratamentos do primeiro experimento foram colocados em imersão em AS (8 mM) para posterior avaliação pós-colheita. Para o primeiro experimento foram coletados dados fisiológicos e bioquímicos na folha e tubérculo em dois períodos de avaliação aos 60 e 90 dias após emergência (DAE). Os resultados revelaram que o déficit hídrico de 45 kPa afetou negativamente o metabolismo fisiológico e alterou bioquimicamente a planta da batata. A aplicação foliar de AS apresentou efeitos positivo na mitigação do estresse oxidativo da planta, como declínio de malonaldeído e síntese de compostos bioativos para aumentar a capacidade antioxidante da planta. Os tubérculos que foram submetidos a condições de estresse hídrico apresentaram mudança principalmente no conteúdo de amido no tubérculo na pós-colheita, ainda assim, a imersão em AS do tubérculo proporcionou mudança significativa relativamente baixa nos compostos bioativos do tubérculo. Em conjunto, os resultados indicam que a aplicação de AS exógeno pode desempenhar uma função positiva para controlar os efeitos de estresse oxidativo na planta e tubérculo da batata.
  • ItemTese de doutorado
    Sistemas de preparo e correção de solo arenoso ao longo do perfil visando produtividade e longevidade do canavial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-07-09) Martello, Jorge Martinelli; Crusciol, Carlos Alexandre Costa; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A intensa mecanização do plantio à colheita no sistema de produção de cana-deaçúcar sem a utilização da queima, submete o solo a uma forte compactação. Assim, são necessários estudos sobre sistemas de preparo que viabilizem da melhor maneira, a intensa mecanização da cultura, nos diferentes tipos de solo. Os avanços tecnológicos dos sistemas de direcionamento via satélite permitem, além do controle de tráfego de máquinas, planejar e realizar o preparo de solo localizado (em faixas) e o plantio de forma canteirizada, onde não deve haver tráfego. As recomendações de calagem para a cultura, diante do cenário inovador, precisam ser reavaliadas. Portanto, foram instalados dois experimentos, utilizando-se o espaçamento alternado 0,9 x 1,5 m, em Latossolo Vermelho-Amarelo de textura franco arenosa. Os tratamentos foram constituídos por duas doses de calcário (0 – sem calcário e 1 – dose recomendada) e três sistemas de preparo do solo [Preparo Convencional (C) – padrão/controle; Preparo Profundo em faixas com haste subsoladora e enxada rotativa (PP); Preparo Profundo Modificado (PPM), sendo este com aplicação de calcário concentrado em faixas]. Foram avaliados: os atributos químicos do solo, os teores de nutrientes foliares e a qualidade tecnológica da matéria prima, a produtividade de colmos e açúcar após a colheita. A calagem realizada na faixa do canteiro, seguida pelo preparo profundo (PPM1) melhora os níveis de fertilidade ao longo do perfil do solo. Independente do sistema de preparo de solo, a calagem aumentou os teores foliares de nutrientes, porém, o PPM1 foi mais eficiente em proporcionar plantas bem nutridas em Ca, Mg e S. Os teores foliares de Fe, Cu, Mn e B reduziram com a calagem, independente do sistema de preparo do solo, porém permaneceram dentro da faixa ideal para o desenvolvimento da cana-de-açúcar. Os parâmetros tecnológicos da matéria prima não foram alterados pela calagem, independente do sistema de preparo de solo. A produção de colmos aumentou quando a calagem foi realizada, principalmente sob sistema de preparo convencional que apesar de não diferir do PPM, foi superior ao PP. Em solos arenosos, os reflexos do sistema de preparo do solo são menos preponderantes do que a calagem
  • ItemTese de doutorado
    Deriva e espectro de gotas de pontas com e sem indução de ar, na pulverização de 2,4-d isolado e em mistura com glyphosate
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-02) Queiroz, Mateus Francisco Paes de; Antuniassi, Ulisses Rocha; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A deriva dos herbicidas 2,4-D e glyphosate podem causar prejuízos quando atingem culturas suscetíveis. Como estratégia de tornar a utilização do herbicida 2,4-D mais segura, foi desenvolvida uma nova formulação (sal colina) com tecnologia de redução de deriva. Além da formulação, o risco de deriva sofre interferência principalmente do modelo de ponta de pulverização utilizado, sendo o componente responsável pela formação das gotas. Há no mercado diversas opções de modelos e fabricantes de pontas que produzem modelos de pontas equivalentes, sendo enquadradas no mesmo grupo, como jato plano com indução de ar, por exemplo. O objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização do risco de deriva e o espectro de gotas de diferentes pontas de jato plano com e sem indução de ar na pulverização de 2,4-D, aplicados de maneira isolada e em associação com três formulações de glyphosate e verificar o potencial e redução de deriva da formulação Colex-D®. As pontas utilizadas foram Teejet XR 11002 e AIXR 11002, Jacto AXI 11002 e CVI 11002, Pentair VP 11002 e GA 11002 e Magnojet BD 11002 e AD-IA 11002. Os tratamentos foram submetidos à pressão de 280 kPa e volume de aplicação de 80 L ha-1. A análise do espectro de gotas foi feita por um analisador de partículas em tempo real, determinando o diâmetro mediano volumétrico (DMV) e percentual de gotas menores que 105 µm (V105). O índice de deriva (ID) foi determinado em túnel de vento com adição de um traçador à calda. Os resultados foram comparados com as pontas selecionadas como referência (XR 11002 e AIXR 11002, Teejet, Co.). As aplicações com pontas de pulverização consideradas similares não terão o mesmo comportamento mesmo se pulverizada a mesma calda. A recomendação mais segura, considerando o índice de deriva de pontas com indução de ar para aplicação da mistura 2,4-D e glyphosate foi Enlist® Colex-D® + Zapp QI 620 e ponta Magnojet 11002 AD IA, enquanto a menos segura foi DMA 806 BR + Glizmax Prime e ponta Teejet 11002 AIXR. As pontas de pulverização sem indução de ar não devem ser consideradas para aplicação dos herbicidas avaliados.
  • ItemTese de doutorado
    Fertilização com ferro e zinco em batata-doce e mandioca: efeitos sobre os parâmetros produtivos, composição química e qualidade tecnológica de raízes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-24) Silva, Jessica Aparecida da; Leonel, Magali; Fernandes, Adalton Mazetti; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os micronutrientes desempenham um papel fundamental na manutenção do metabolismo das plantas, crescimento e produção, tolerância ao estresse e resistência a doenças. O ferro (Fe) e o zinco (Zn) são essenciais para plantas podendo ser tóxicos em níveis acima das concentrações ideais. A fertilização com micronutrientes em raízes tuberosas, que consideradas alimentos base para a alimentação mundial, como a mandioca e batata-doce, além da importância na produção de raízes para o suprimento alimentar mundial, torna-se importante do ponto de vista da biofortificação. A desnutrição de micronutrientes afeta mais da metade da população mundial levando à diversos problemas de saúde. A deficiência de ferro é um dos principais problemas nutricionais do mundo, resultado do prolongado balanço negativo de ferro devido à inadequada ingestão ou absorção pela dieta. O zinco é um mineral essencial ao organismo, com diversas funções fisiológicas e metabólicas, como a manutenção da integridade imunológica, imunidade celular e atividade antioxidante. Uma forma de combater a má nutrição desses minerais é a biofortificação agronômica que é obtida por meio da aplicação de fertilizantes ao solo e/ou aplicação foliar, sendo esta técnica uma forma de incrementar o valor nutricional de culturas amiláceas. Diante dos aspectos aqui referidos, este trabalho objetivou avaliar os efeitos das doses de fertilização com ferro e com zinco no cultivo de mandioca, cultivar IAC 576-70, sobre os aspectos de crescimento da planta, acúmulo de nutrientes nas partes da planta, bem como, composição nutricional e análises de cozimento das raízes. Nesta mesma linha, também foi objetivo deste estudo avaliar os efeitos das doses de ZnSO4 no cultivo de batata doce, cultivar Canadense, sobre os mesmos parâmetros estudados nos ensaios com mandioca. Para o alcance dos objetivos da pesquisa foram instalados dois ensaios experimentais para a mandioca. Ambos os experimentos foram conduzidos no delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram em doses de sulfato de ferro (FeSO4, 0; 3,8; 7,5; 11,3 e 15,0 g pl-1) equivalentes a 0, 25, 50, 75 e 100 kg ha-1 e sulfato de zinco (ZnSO4, 0, 1,5; 3,0; 4,5 e 6,0 g pl-1) equivalentes a 0, 10, 20, 30 e 40 kg ha-1, onde as fontes utilizadas foram sulfato de ferro e de zinco, respectivamente. Os ensaios foram conduzidos no primeiro ciclo de cultivo (368 dias). Já para o experimento de batata-doce foi instalado um experimento com adubação de zinco, onde se utilizou o delineamento de blocos ao acaso, com 7 repetições. Os tratamentos consistiram em doses de sulfato de zinco (ZnSO4, 0, 0,25; 0,5; 1,0 e 2,0 g pl-1) equivalentes a 0, 5, 10, 20 e 40 kg ha-1, onde a fonte utilizada foi o sulfato de zinco. O experimento teve duração de 150 dias do plantio à colheita. Para o experimento de mandioca a adubação de ferro e zinco interferiu na arquitetura da planta de mandioca. Em ambos os experimentos houve aumento na produtividade. A fertilização com FeSO4 na mandioca influenciou os teores de macro e micronutriente nas folhas (Mg, Fe e Mn), na haste (Fe e Mn), na cepa (N, P, K, Ca, S, Cu e Mn) e, na raiz tuberosa (N, K, Ca, Mg, Fe, Zn e Mn). Nas raízes cozidas, com o aumento das doses de adubação com FeSO4 observou-se aumento no teor de fibra, redução no teor de matéria graxa, e redução na perda de Ca após o cozimento. Os resultados mostraram que adubação com FeSO4 aumentou o teor de alguns minerais nas raízes tuberosas e fibra até a dose estimada de 14,7 g pl-1 de FeSO4, açúcar total até a dose estimada de 10,4 g pl-1 de FeSO4, proteína até a dose estimada de 5,3 g pl-1 de FeSO4 e em relação a textura, antes e depois do cozimento, todas as doses apresentaram maiores valores em comparação com a testemunha. A fertilização com ZnSO4 em mandioca teve efeito sobre os teores de macro e micronutrientes nas folhas (N, P, K, Ca, Mg, Fe e Mn), na haste (N, P, K, Mg, S, Fe, Cu, Zn e Mn) na cepa (Cu) e na raiz tuberosa (P, K, Ca, Mg, Fe e Zn). O aumento das doses de ZnSO4 levou a redução linear nos teores de cinza e fibra nas raízes. O Ca e Cu tiveram reduções na perda com o cozimento quando comparado com a testemunha. As doses de ZnSO4 afetaram os teores de minerais nas raízes com aumento de P até a dose estimada de 4,1 g pl-1 de ZnSO4, K até 1,5 g pl-1 de ZnSO4 e Zn até a dose estimada de 3,2 g pl-1 de ZnSO4. No experimento de batata-doce a adubação com ZnSO4 aumentou a altura da planta, massa seca na raiz tuberosa e massa seca total das plantas. Também ocorreu aumento nos teores de P, K, Mg, Ca, Fe, Zn e Mn nas raízes tuberosas em comparação a testemunha. Para o experimento de batata-doce, as alturas das plantas foram maiores até a dose estimada de 0,9 g pl-1, e o diâmetro das raízes foram maiores na testemunha. O acúmulo de N na parte aérea, K na raiz absorvente e S na raiz tuberosa teve decréscimo linear com o aumento das doses de ZnSO4. O P na parte aérea e raiz tuberosa aumentou até a dose estimada de 1,3 e 0,6 g pl-1, respectivamente. O K na raiz tuberosa aumentou até a dose de 1,1 e o Mg até a dose de 1,3 g pl-1 de ZnSO4. Para os micronutrientes o Fe, Cu na parte aérea e Mn na raiz absorvente tiveram redução linear no acúmulo. Para o acúmulo de Fe, Zn e Mn na raiz tuberosa e Cu na raiz absorvente ocorreu aumento até a dose estimada de 1,3; 1,8; 1,3 e 1,1 g pl-1 de ZnSO4. O teor de cinza na raiz tuberosa variou de 0,59 a 1,30 g 100 g-1. O teor de fibra e a textura antes do cozimento tiveram aumento linear. Os teores de K, Mg, Fe e Mn na raiz tuberosa aumentaram até as doses estimadas de 1,1; 1,3; 1,6 e 1,4 g pl-1 respectivamente, já o Ca e o Zn tiveram aumentos lineares dos teores e o S teve redução no teor até a dose de 1,5 g pl-1. Nas maiores doses de fertilizante ocorreu redução no tempo de cozimento das raízes. As perdas após o cozimento de K e S tiveram reduções lineares. Para os nutrientes Fe, Cu, Zn e Mn ocorreram menores perdas a partir das doses estimadas de 1,4; 1,1; 1,6 e 1,1 g pl-1. Portanto conclui-se que a cultivar IAC 576-70 adubada com FeSO4 teve aumento da produtividade de 6 kg pl-1, até a dose estimada de 8,2 g pl-1. Foram observados aumentos nos teores de macro e micronutrientes, destacando-se o aumento de 163% no acúmulo de ferro nas raízes tuberosas. No experimento de mandioca com adubação de ZnSO4, o número de raízes tuberosas aumentou linearmente, com interferência das doses na arquitetura das plantas e no acúmulo de macro e micronutrientes, com aumento do teor de Zn nas raízes tuberosas. Já para o experimento de batata doce houve aumento da matéria seca total das raízes tuberosas e da planta inteira até as doses estimadas de 1,5 e 1,3 g pl-1 de ZnSO4, respectivamente. O tempo de cozimento diminuiu com o aumento das doses do fertilizante. Estes resultados evidenciam aumentos de produtividade com a fertilização com micronutrientes em mandioca de mesa e batata-doce e apontam para a possibilidade de incremento no valor nutricional das raízes de mandioca e batata-doce com a fertilização com micronutrientes sem prejuízo na qualidade de cozimento.
  • ItemTese de doutorado
    Cover crops in soybean crop rotation systems: nutrient cycling and soil quality
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-29) Dalla Côrt, Andressa Selestina; Crusciol, Carlos Alexandre Costa; Pacheco, Leandro Pereira; Calonego, Juliano Carlos; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The interactions promoted by the species diversity between crops contribute an efficient agriculture in the nutrients use, soil carbon and microbial biomass management, with cover crops in no-tillage as a fundamental factor for these processes. The objective of this work was to evaluate the potential of annual and cover crops grown in the second crop to promote nutrient cycling, improve soil chemical indicators and increase the yield of soybean sown in succession under long-term in no-tillage in the Cerrado of Mato Grosso. The treatments consisted of MC: monocropped; CS1: Crotalaria spectabilis (Roth); CS2: Pennisetum glaucum (L.) (millet); CS3: Urochloa ruziziensis (Germain & Evrard); CS4: Cajanus cajan (L.) Millsp. (pigeon pea); and MIX: all four crops intercropped (C. spectabilis+P. glaucum+U. ruziziensis+C. cajan). Intercropping cover crops (MIX) and single U. ruziziensis (CS3) increased all evaluated soil chemical attributes through nutrient cycling and SDM production under long-term NTS. MIX, U. ruziziensis (CS3), and C. cajan (CS4) were associated with increases in soybean yield after the stabilization phase of the system, i.e., in the sixth and seventh year of NTS implementation. Crotalaria spectabilis is an important cover crop to increase soybean yield by N fixation in the establishment phase of no-tillage system. Shoot nutrient accumulation and release are important indicators of the nutrient cycling process and the potential to increase soybean yield in succession under NTS. The species diversity in MIX favored soybean yield and carbon sequestration, as evidenced by improvements in resistance to soil penetration, carbon from biomass and soil microbial biomass. U. ruziziensis was important for enhancing the activity of enzymes that degrade organic residues, particularly β-glucosidase activity, in no-tillage soybean production in the Cerrado, with a positive influence on carbon increase in the system. The monocropped (MC) is not indicated for use in the Cerrado because it is not able to improve the physical and biochemical characteristics of the soil and the soybean yield.
  • ItemTese de doutorado
    Espectro de gotas e índice de deriva de diferentes pontas com indução de ar na pulverização de associações de dicamba com glyphosate
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-02-18) Moreira, Raquel Berna; Antuniassi, Ulisses Rocha; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Uma grande preocupação associada à introdução de culturas tolerantes a herbicidas auxínicos é o aumento do potencial de deriva durante o processo de pulverização destes herbicidas O objetivo deste trabalho foi avaliar o risco de deriva na aplicação de caldas contendo a mistura de glyphosate sal potássico e dicamba sal diglicolamina (formulações incluindo ou não a tecnologia modificadora de pH denominada Vapor Grip®), considerando a interação com diferentes pontas com indução a ar. Foram delineados oito ensaios, quatro em esquema fatorial 5 x 2 e quatro foram delineados em esquema fatorial 4 x 2 (pontas de pulverização e caldas). O teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade foi utilizado para comparação de médias, quando apropriado. Os oito ensaios corresponderam a combinação de duas concentrações dos produtos na calda equivalente a diluição dos herbicidas para 50 e 100 L ha-1, dois tamanhos de orifícios das pontas ("ISO 02" e "ISO 04") e duas pressões (300 e 600 kPa). As pontas utilizadas foram modelos com indução a ar: TTI, AITTJ, AI e AIXR (TeeJet) e ULD (Hypro). As formulações de dicamba avaliadas foram o dicamba de sal diglicolamina (Bayer, Dicamax 480 g ae L-1) e o dicamba de sal diglicolamina incluindo o redutor de volatilidade VaporGrip® (Bayer, XtendiMax com VaporGrip Technology, 350 g ae L-1). Junto às formulações de dicamba foi adicionado em mistura o glyphosate de sal de potássio (Bayer, Roundup Transorb R 588 g ae L-1). O espectro de gotas foi avaliado em tempo real por meio da técnica de análise por imagem Particle/Droplet Image Analysis e um índice de deriva física (ID) foi estimado por meio de um túnel de vento. Houve interação significativa entre as pontas e as caldas em todos os ensaios para o parâmetro do percentual de gotas menores ou iguais a 150 µm (V150). O uso do V150 mostrou-se necessário como fator para analisar o desempenho de uma técnica de redução de deriva. A ponta de pulverização TTI ofereceu o melhor desempenho dentro do conceito de redução do risco de deriva, considerando todos os parâmetros avaliados. É necessário aprofundar o estudo comparativo entre as formulações para que sejam geradas mais evidências de desempenho.
  • ItemTese de doutorado
    Análise da predição da variabilidade espacial das irregularidades ionosféricas por meio de Regressão Krigagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-18) Oliveira, Samuel Almeida Santos de; Barros, Zacarias Xavier; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Geodésia é uma ciência das Geociências, que estuda a forma, tamanho, gravidade e o posicionamento de pontos na Terra. Existem diversos produtos que resultam dos avanços e estudos da Geodésia, um exemplo são os Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) utilizados em diferentes áreas como agricultura de precisão, gestão fundiária, atividades de monitoramento agrícola, navegação, execução de projetos de engenharia, entre outros, pois solucionam problemas de posicionamentos precisos. No entanto, os sinais emitidos pelos satélites são suscetíveis a diferentes efeitos causados pela atmosfera, principalmente pela ionosfera. Este trabalho teve o objetivo de verificar a qualidade da predição da distribuição espacial das irregularidades ionosféricas pela ferramenta geoestatística Regressão Krigagem, com hipótese de que este método, que discrimina componentes determinísticas de componentes estocásticas, aumenta a acurácia da predição das irregularidades ionosféricas e que pelos resultados obtidos foi possível confirmar uma melhor performance da Regressão Krigagem em relação a Krigagem Ordinária pela redução do Root Mean Squard Error (RMSE) do processo de validação cruzada, o que não exclui a necessidade de uma modelagem mais exaustiva que considere outras variáveis preditoras e formulações mais representativas da variabilidade espacial das irregularidades ionosféricas. A regressão Krigagem teve como variáveis preditoras a latitude magnética e a hora local apenas para modelagem determinística e, uma vez que as irregularidades ionosféricas têm uma relação conhecida com ciclos solares e ciclos anuais é possível que a regressão krigagem venha a ter uma qualidade de predição ainda superior àquela demonstrada neste trabalho.