Submissões recentes

  • Uma proposta para ampliar a perspectiva de professores e alunos em relação ao estudo de matrizes

    Oliveira, Welton Francisco de Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017) [Dissertação de mestrado]
    As matrizes são objeto de estudo na Educação Básica e na Educação Superior, porém, apesar de estarem relacionadas a diversas aplicações na Matemática, Engenharia, Computação Gráfica, e Economia, por exemplo, no Ensino Médio ...
  • Volume: Princípio de Cavalieri no Ensino Médio

    Tose, Marina de Toledo Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017) [Dissertação de mestrado]
    A geometria espacial é de suma importância na matemática e tem ampla aplicação na vida cotidiana. No entanto, para melhor compreensão de seus conceitos, observa-se a necessidade de formas alternativas para o seu ensino na ...
  • Entre o fascínio e a realidade da razão áurea

    Francisco, Samuel Vilela de Lima Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017) [Dissertação de mestrado]
    Apresentamos, neste trabalho, um estudo sobre um número que tem fascinado muitos estudiosos ao longo da história da humanidade, o Número de Ouro. Este número é representado pela letra grega (lê-se: "Fi") no qual alguns ...
  • Motivações para o ensino dos números complexos

    Montanha, Jocimar Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho tem por objetivo principal apresentar uma sugestão de como introduzir e contextualizar os conceitos de números complexos, utilizando como motivações áudios, vídeos e software, além de outras atividades ...
  • Uma abordagem peculiar da equação do segundo grau no ensino fundamental e médio

    Kuroiwa, Elisabete Tiyoko Nishimura Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Há cerca de 2000 a.C, com o desenvolvimento do conhecimento matemático, a equação do 2º grau tem mostrado sua aplicabilidade principalmente em problemas de medidas, áreas e repartição de herança, pois, o Alcorão prescrevia ...
  • Jogos africanos e o currículo da matemática: uma questão de ensino

    Souza, Andréia Cristina Fidélis de Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    A Lei 10.639/03 torna obrigatório, nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental e médio, o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira. Oportunizar que os descendentes de africanos tenham garantidos ...
  • Representações dos Números Complexos e Transformações de Möbius

    Calister, Fernando Marques Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    O objetivo deste trabalho é ampliar os conhecimentos sobre números complexos já adquiridos no ensino médio. Diversas formas de representação e propriedades operatórias são abordadas. Para este fim, primeiramente, os números ...
  • O uso de jogos como processo de ensino-aprendizagem de Matemática

    Peres, Luciano Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    O uso de algumas tecnologias como ferramentas de ensino em salas de aula já não causa tanto entusiasmo, pois dificilmente os softwares educacionais fazem frente aos jogos com os quais os alunos estão familiarizados. ...
  • A matemática financeira no ensino médio: uma abordagem do financiamento

    Santos, Leandro Costa dos Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    A Matemática Financeira encontra-se cada vez mais presente no cotidiano do jovem. O mercado capitalista e o crescimento da economia são os principais propulsores desde anseio por conhecimento. Os livros didáticos e os ...
  • O teorema de pitágoras em uma abordagem experimental

    Cupaioli, Marcos Eder Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho aborda um conjunto de atividades experimentais com a finalidade de demonstrar um dos mais belos e importantes teoremas da Matemática: o Teorema de Pitágoras. São conhecidas mais de 400 demonstrações, aqui ...
  • A geometria fractal como fator minimizador das dificuldades referentes a conceitos geométricos

    Luz, Emanueli Vallini da Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    É incontestável a importância da Geometria Euclidiana para a vida e a evolução da humanidade, e em consequência da defasagem dos alunos em relação a este conteúdo, o presente trabalho, desenvolvido no âmbito da Educação ...
  • Função exponencial e logarítmica

    Silva, Rodrigo Felipe da Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    No ensino da matemática um dos assuntos mais desa adores aos alunos do Ensino Médio é o de funções exponenciais e logarítmicas, sendo que grande parte dos alunos possuem difi culdades de compreensão e resolução dos exercícios ...
  • O ensino das funções exponenciais: uma proposta alternativa por meio de contextualização, modelagem matemática e recursos tecnológicos

    Costa, Matheus Moreira Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    A Matemática, apesar fazer parte do cotidiano do aluno, tanto explicitamente quanto de forma mais sutil, é normalmente taxada de difícil compreensão e aparece como vilã entre as componentes curriculares das escolas. Tentando ...
  • Uma proposta de introdução e ensino de matemática financeira no ensino médio com o uso de calculadoras científica e financeira

    Andrade, Maria Aparecida Flores de Sousa Junqueira de Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    A Matemática Financeira tem um papel importante na vida dos estudantes, pois colabora para a formação de cidadãos autônomos e conscientes de sua relação com a economia. A proposta dessa monografia é destinada a professores ...
  • Uma proposta de Sequência Didática para o ensino de Combinações Simples no Ensino Médio através da Resolução de Problemas

    Gebra Júnior, Osvaldo Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho apresenta uma proposta de ensino aprendizagem para introdução do conceito de Combinações Simples, através de uma sequência didática utilizando a resolução de problemas como forma metodológica, aplicado em uma ...
  • Algumas técnicas de construção de alguns poliedros e suas aplicações no ensino

    Carneiro Júnior, Mário Pinto Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014) [Dissertação de mestrado]
    The aim of this dissertation is exploring some teaching solid geometry possibilities starting from models of regular convex polyhedra and of prisms and pyramids, for which we introduce some construction techniques using ...
  • O uso de elementos da criptografia como estímulo matemático na sala de aula

    Carvalho, Leandro Rodrigues de Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    O grande desafio no ensino da matemática, pelo menos no meu ponto de vista como professor nos últimos dez anos, é fazer com que os alunos percebam a importância e a praticidade da matemática em suas vidas. Isso vai além ...
  • O estudo da circunferência no ensino médio: uma proposta utilizando um software livre

    Vecchi, Gabriel Rosaboni Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015) [Dissertação de mestrado]
    This paper seeks to understand what is expected of the teacher in his practice, analyzing o cial documents and material support (school and other books), checking what they can o er for lessons, focusing on the study of ...
  • Função afim e suas propriedades através da resolução de problemas

    Boschetto, Viviane Cristina Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015) [Dissertação de mestrado]
    Learning difficulties with respect to mathematics has been growing in classrooms. This has motivated the search for teaching methods to motivate students and make the learning. In this paper we propose a didactic sequence ...
  • Construção de gráficos de funções polinomiais de grau 3

    Bonjovani, Evandro Luís Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015) [Dissertação de mestrado]
    This work aims to introduce some guidelines to High School students in order to build on third degree polynomial function graphs. It is intended to use basic concepts of limit and derivatives, which are not usually taught ...

Ver mais