Grande área Artes / música
Área do conhecimento Artes
Área de concentração Artes visuais
Artes cênicas
Arte e educação
Linhas de pesquisa Processos e procedimentos artísticos
Abordagens teóricas, históricas e culturais da arte
Estética e poéticas cênicas
Processos artísticos, experiências educacionais e mediação cultural
Nota do mestrado 5
Nota do doutorado 5
Código CAPES 33004013063P4
Data de recomendação 05/10/1999
Cidade São Paulo
Unidade Instituto de Artes (IA)
Endereço permanente http://hdl.handle.net/11449/77151
Página do Programa http://www.ia.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto---artes/

Coleções nesta comunidade

Submissões recentes

  • Performance narrativa e transmissão da experiência em dois narradores natos: Sebastião Biano e Marilene Paschoal

    Machado, Juliana Ferreira Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015) [Dissertação de mestrado]
    Résumé: Cette étude est née à partir de l'expérience vécue lorsque l'on voit et écoute les narrations de Sebastião Clarindo Biano et Marilene Machado Paschoal qui sont, d'après la conception de narrateur établie par Walter ...
  • Notas sobre o espaço

    Pimentel, Noara Lopes Quintana Garcez Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014) [Dissertação de mestrado]
    Esta investigación presenta el desarrollo de un conjunto de obras plásticas, también como aporta reflexiones sobre el tema espacio, el cual es abordado bajo la forma de notas y ensayos cortos. A través de una lectura ...
  • Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil

    Oliveira, Marcia Franco de Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    O presente trabalho dedicou-se a investigar Arte na Infância como objeto a ser desvelado na questão proposta para esta pesquisa, quais as representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e as ...
  • Artemídia referente: a influência do Neo-realismo e do Cinema Novo na produção de um realizador contemporâneo

    Silva, Rogério Corrêa da Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    O presente relatório teve como objetivo fazer uma reflexão sobre o meu trabalho de cineasta, tendo como referência as escolas cinematográficas que me inspiraram: Neo-realismo italiano e Cinema Novo brasileiro. Com uma ...
  • Do Cinemão ao Blockbuster Verde-amarelo: as hibridizações do aparelho cinematográfico brasileiro de 1975 a 2010

    Ribeiro, Márcio Rodrigo Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Tese de doutorado]
    A partir da análise das trajetórias no mercado cinematográfico brasileiro dos longas-metragens “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, dirigido por Bruno Barreto e lançado em 1976, e “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro”, ...
  • O teatro para além do teatro: espiritualidade e ritual em encenações de Jerzy Grotowski

    Sabino, Thiago Miguel Lopes Ribeiro Cunha Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    O percurso artístico de Jerzy Grotowski é marcado pela constante transformação e revisão de procedimentos. Ainda na fase em que o artista dedicou-se à elaboração de espetáculos, pode-se identificar esse movimento. Contudo, ...
  • A fundamentação de expedientes épico-dialéticos nos seminários de dramaturgia do teatro de arena de São Paulo nos anos de 1958 a 1961

    Monteiro, Letícia Silva Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    The dramaturgy seminars of Teatro de Arena from São Paulo means a moment of fundamental transformations in the thought and theater practice in the city of São Paulo and nationally. Starting from a conception of national ...
  • Artemídia learning: A-learning e-compartilhamento de conhecimento

    Matta, André Martins da Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Este relatório circunstanciado é o resultado de uma pesquisa acadêmica que estuda os processos e procedimentos artísticos na criação de plataformas intuitivas e as interfaces utilizadas em dispositivos midiáticos. A ...
  • Falsificação e autenticidade: a arte como convenção

    Anjos, Marlon José Alves dos Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    As publicações sobre falsificação não raras vezes abordam seus aspectos criminais e antissociais. Essa abordagem não mede esforços para desmascarar, por meio de exames químicos e físicos, obras fraudulentas. Em consequência ...
  • Aula como ato criativo e educador propositor

    Souza, Eleni Jesus de Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Essa Pesquisa educacional versa sobre uma práxis educativa em arte educação, cujo tema, a aula como ato criativo e o educador como propositor, considera que a inteligência se constrói a partir das experiências de seus ...
  • Educação musical no ensino médio, uma proposta

    Vecchini, Felipe Zamuner Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    O presente trabalho tem como foco a reflexão sobre o desenvolvimento de uma proposta de educação musical, utilizando a expressão cultural do maracatu de baque virado, com uma turma de ensino médio de uma escola pública da ...
  • Espectador-artista: a pessoa como recriadora e coautora da obra de arte

    Eugênio, Edison Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    A pesquisa aqui proposta apresenta uma reflexão teórico-crítica acerca da relação entre o espectador e a obra de arte. Situando-se na continuidade dos estudos anteriores, investe-se na experiência pessoal do autor em diálogo ...
  • Jovens guitarristas, aprendizagem autodirecionada e a busca pela orientação musical

    Paarmann, Heraldo Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    O autoaprendizado de música é uma prática comum entre jovens que desenvolvem processos personalizados de construção de conhecimento a partir dos seus interesses musicais. Por meio desses processos alcançam seus objetivos ...
  • Imagens além ponte: reinvenção de si o ser na poética pessoal, colaborativa e relacional

    Quintiliano, Lúcia Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Enquanto “ser-com-os-outros”, consequentemente somos feitos de camadas, de afecções de outros corpos sobre os nossos corpos. Refletir a produção artística individual e coletiva resultantes destas afecções é o propósito ...
  • As mudanças na atividade organística a partir dos desenvolvimentos tecnológicos do século XX

    Gianelli, Gustavo Biciato Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    O objetivo deste trabalho foi investigar de que formas os desenvolvimentos tecnológicos ocorridos no século XX afetaram a prática musical organística. Transformações históricas, musicais e sociais foram abordadas com o ...
  • Práticas arteducativas com jovens em Cuba: leituras contemporâneas do político e do ético em uma experiência moderna

    Castillo, Ludmila Lee Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    A Arteducação em Cuba é um campo ainda a ser definido e aprofundado. Seu surgimento está relacionado ao contexto de liminaridade da ilha a partir dos anos noventa. É neste período que se torna visível um esvaziamento do ...
  • Da casa expandida ao deslocamento como instrumento de criação

    Zechinato, Bianca Panigassi Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Desenvolvida na área de pesquisa "Processos e Procedimentos Artísticos", esta dissertação é parte do projeto que traz como objeto central de discussão o processo criativo do "Fazer Caminhar", este, consiste na apropriação ...
  • Em busca de uma pedagogia artística crítica utópica com crianças, as transgressoras do "tempo-de-agora": catadoras de restos e trapeiras

    Silva, Carmen Pinheiro da Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Esta pesquisa teve como um de seus principais objetivos vivenciar o desenvolvimento de um processo artístico educativo com uma turma de 16 crianças entre 10 e 11 anos, estudantes do 6º ano na Escola Estadual Carlos Ayres, ...
  • Companhia Estável de Teatro: a práxis como processo de criação

    Szot, Daniela Gianpietro Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Por intermédio desta pesquisa, buscou-se compreender alguns aspectos estéticos, políticos e pedagógicos presentes na construção de três espetáculos da Companhia Estável de Teatro: Auto do circo, Homem cavalo e sociedade ...
  • A lição Viscontiana

    Alves, Fabíola Cristina Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Tese de doutorado]
    No texto Visconti diante das modernas gerações (1950), o crítico Mário Pedrosa sugere que os primeiros artistas modernos brasileiros deveriam ter aprendido a comunicabilidade entre o homem e a natureza com as pinturas de ...

Ver mais