Teses - Cirurgia Veterinária - FCAV

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 200
  • ItemTese de doutorado
    Transplante limbal como tratamento da ceratite pigmentar em cães
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-04) Fachini, Francimery Aparecida [UNESP]; Moraes, Paola Castro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A ceratite pigmentar em cães é uma afecção que tem se tornado importante causa de déficit visual e seu tratamento ainda se apresenta insuficiente visto que, todos os possíveis tratamentos estudados cursam com repigmentação da córnea. Objetivou-se avaliar a eficiência do transplante limbal como tratamento da ceratite pigmentar em cães. Por meio da avaliação citológica, investigou-se também a possibilidade de relação entre a patogenia da deficiência de células epiteliais limbais na patogenia da afecção. Seis unidades oculares com ceratite pigmentar de cães foram estudadas, das raças Shih Tzu e Pug. Dividiram-se em 2 grupos, transplante (GT) e controle (GC). Previamente ao transplante, amostras citológicas de impressão da superfície corneana foram coletadas em busca de células caliciformes. Realizou-se ceratectomia lamelar para remoção da camada corneal pigmentada, e as amostras foram enviadas para avaliação histopatológica. No GT foi aplicada técnica de transplante epitelial limbal simples (SLET) alógena enquanto GC apenas ceratectomia lamelar. As avaliações de melanose, edema corneano, blefarospasmo, secreção ocular, tecido de granulação, hiperemia conjuntival e transparência corneana foram qualiquantificados nos dias 0, 14, 28 e 70 pós transplante. Realizou-se análise estatística exploratória multivariada pela análise paralela de Horn e inferencial por modelos lineares generalizados multinível. Comparação múltipla entre os grupos foi realizada no posthoc test com o procedimento de Bonferroni. Em ambos os grupos, os maiores valores de melanose foram identificados no período pré-operatório, com queda em 14 dias pós-cirúrgico e subindo para valor intermediário com 70 dias pós. Embora a ausência de diferença estatística entre os grupos quanto a melanose, os olhos do GT apresentaram tendência ao aumento do pigmento mais tardiamente em relação ao GC pós cirúrgico. O GC apresentou aumento de edema corneano com 28 dias de pós em relação ao período pré-operatório. O GT obteve menor escore de blefarospasmo com 28 dias pós, enquanto o GC com 70 dias. Presença de célula caliciforme foi identificada na citologia de impressão. Na avaliação histológica, descreveu-se a presença de melanócitos pigmentados no estroma superficial, bem como infiltrado inflamatório neutrofílico. A evidência de célula caliciforme fortifica a possível associação da deficiência de células epiteliais limbais na patogenia da ceratite pigmentar. O transplante limbal alógeno pela técnica de SLET não atingiu o objetivo de solucionar a recorrência da ceratite pigmentar nos cães acometidos.
  • ItemTese de doutorado
    Associação de osteotomia distal do fêmur em cunha fechada e osteotomia niveladora do platô tibial modificada para o tratamento de luxação patelar medial e doença do ligamento cruzado cranial concomitantes em cães
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-26) Costa Junior, Jose Sergio [UNESP]; Minto, Bruno Watanabe [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivou-se avaliar a eficácia da associação das técnicas de osteotomia distal femoral (DFO) e osteotomia niveladora do platô tibial modificada (TPLOm) para o tratamento de luxação de patela com varus femoral distal, torção tibial e doença do ligamento cruzado cranial. Foram incluídos 12 cães, sendo 14 membros pélvicos, acometidos com luxação patelar medial e doença do ligamento cruzado cranial concomitantes foram tratados com DFO e TPLOm. Avaliação clínica subjetiva de marcha e exames radiográficos pré, pós-operatório imediato e até a consolidação óssea foram computados. Dados cirúrgicos como complicações trans e pós-operatórias foram reportadas. Foram determinados o ângulo anatômico lateral distal femoral (aLDFA), ângulo varus femoral (FVA), ângulo mecânico proximal medial tibial (mMPTA), ângulo do platô tibial (TPA) e comparados entre os períodos pré e pós-operatórios. Osteotomia lateral femoral em cunha fechada e TPLOm foram realizadas em 14 membros. As médias de aLDFA pré e pós-operatórias foram 104,8 ± 3,9 e 95,4 ±2,4, respectivamente. As médias de TPA pré e pós-operatórias foram 26,2 ± 3,7 e 6,3 ±3,2, respectivamente. A consolidação de ambas as osteotomias foI alcançadaI em 7,1% dos pacientes na primeira reavaliação (30 dias), 71,3% na segunda reavaliação (60 dias) e 85,5% na terceira reavaliação (90 dias). Na avaliação clínica de claudicação, 28,5% dos pacientes tiveram a claudicação resolvida (grau I) aos 30 dias, 78,5% aos 60 dias e 100% aos 90 dias de pós-operatório. Nenhuma complicação maior trans ou pós-operatória foi observada. A combinação da TPLOm e DFO foi capaz de alinhar o mecanismo extensor do joelho ao mesmo tempo que promoveu a estabilização dinâmica do joelho, e deve ser considerada para o tratamento da doença do ligamento cruzado cranial e luxação patelar medial concomitantes em cães.
  • ItemTese de doutorado
    Retalho de padrão axial da artéria glútea cranial: estudo cadavérico e clínico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-30) Estrada, Cristhian Vargas; De Nardi, Andrigo Barboza [UNESP]; Ricardo Andres Ramirez Uscategui; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A cirurgia reconstrutiva ou reparadora tem como objetivo restaurar uma estrutura anatômica, retornando sua função no organismo, sendo alcançada por meio da implementação de técnicas de reconstrução tecidual. A utilização de retalhos de padrão axial são as opções mais utilizadas na reparação de grandes defeitos cutâneos, porém, é necessária a identificação de novos angiossomas que permitam a reparação de grandes lesões cutâneas em membros pélvicos, por existirem poucas opções de retalhos de padrão axial para a reconstrução desta área. Objetivou-se avaliar a viabilidade do retalho de padrão axial da artéria glútea cranial em cães. O protocolo experimental foi desenvolvido nas instalações do Hospital Veterinário “Governador Laudo Natel” da FCAV – Unesp, Jaboticabal, no estado de São Paulo, Brasil. O estudo foi divido em três etapas: a primeira foi a identificação e caracterização anatômica das artérias glúteas na região dorso-sacra em cadáveres de cães, seguido da descrição da técnica cirúrgica do retalho de apadrão axial da artéria glútea cranial em cadáveres cães; a segunda etapa foi a descrição da técnica cirúrgica do retalho de padrão axial da artéria glútea cranial em ratos e a última etapa correspondeu à descrição da técnica cirúrgica em cães in vivo, para correções de grandes lesões na região lateral e proximal do membro pélvico. Estes dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA), em um desenho inteiramente casualizado, com medidas repetidas, e posteriormente comparados por testes estadísticos (p<0,05). Como resultados foi possível realizar a identificação da artéria glútea, obtendo ótimos resultados na sua implementação em ratos e em cães. Podese concluir que o retalho de padrão axial é uma boa técnica a se implementar para reconstrução de membros pélvicos.
  • ItemTese de doutorado
    Efeito da inclinação do fêmur em relação ao cassete radiográfico e seu impacto no cálculo do CFI (canal flare index) na categorização femoral em cães
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-12) Dissenha, Adrielly [UNESP]; Minto, Bruno Watanabe [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A artroplastia total do quadril (ATQ) é considerada o padrão referência para tratamento da osteoartrose coxofemoral grave. Por ser uma técnica de alta complexidade, exige planejamento pré-operatório minucioso. Sendo assim, o Canal Flare Index (CFI) é um cálculo obtido a partir de radiografias femorais que auxilia sobremaneira a tomada de decisão sobre a técnica e implantes ideais a serem utilizados. Deste modo, o posicionamento radiográfico, se realizado de forma inadequada pode influenciar potencialmente o cálculo do CFI, alterando o planejamento e elevando os índices de complicações. O objetivo do presente estudo foi comparar os valores do CFI obtidos em dois posicionamentos radiográficos (ventrodorsal padrão – VD; e craniocaudal com feixe radiográfico na horizontal - CH); além de comparar os valores do CFI a partir da mensuração da largura do canal em diferentes pontos intracorticais em região de trocânter menor (extremidade proximal, ponto médio e extremidade distal do trocânter), verificando a influência do ponto de mensuração nos valores finais de CFI e categorização femoral. Para tais avaliações, foram utilizados 23 cadáveres caninos, de padrões raciais diversos, machos e fêmeas, com variação de peso entre 20 e 32 kg. Os fêmures direito e esquerdo foram considerados como unidades experimentais, tendo como amostragem total 45 fêmures. Todas as radiografias foram realizadas pela mesma equipe. Cadáveres inteiros e posteriormente os fêmures dos mesmos cadáveres dissecados foram posicionados diretamente sobre o cassete radiográfico. O CFI foi calculado por três observadores diferentes em ambas as situações. Os valores obtidos foram analisados estatisticamente utilizando o software Graph Pad Prism 5®. Não houve diferença estatística no cálculo do CFI entre os observadores nas técnicas de posicionamento radiográfico utilizadas. Entretanto, os valores das mensurações em três diferentes pontos na região do trocânter menor foram estatisticamente comparados e mostraram-se diferentes, sem influência do observador. Conclui-se que essa diferença obtida é significativa e pode alterar a classificação dos tipos femorais, impactando na aplicação cirúrgica da técnica de artroplastia total do quadril.
  • ItemTese de doutorado
    Conservação de vísceras de cães visando ao treinamento clínico e cirúrgico – utilização do vácuo e sal de cura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-27) Queiroz, Andréa Barros Piazzon de Souza [UNESP]; Oliveira, Fabrício Singaretti [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Métodos alternativos vêm sendo utilizados para minimizar o uso de animais vivos no ensino e buscam, também, reduzir o número de animais em experimentação. O uso de cadáveres é uma possibilidade como recurso alternativo ao uso de animais vivos para aprendizagem cirúrgica, os quais promovem eficiência prática, melhoram o aprendizado, além de apresentarem menor custo e serem possíveis customizá-los para repetição de técnicas. Objetivou-se, com esse trabalho, avaliar a conservação de conjuntos de vísceras (conjunto pulmão e coração – CPC -, e conjunto estômago, baço e intestinos – CEBI - de cães) com dois tipos de soluções preparadoras em relação à microbiologia, biomecânica ou insuflação pulmonar por até quatro meses. Foram utilizados 16 cadáveres, 8 para o grupo 1 (G1 - Álcool etílico glicerinado e sais de cura) e 8 para o grupo 2 (G2 - sais de cura). Para o CEBI foram quantificadas as alterações na resistência intestinal, medida em Newtons, durante o teste de tração, nos momentos zero (previamente à fixação), 30, 60, 90 e 120 dias de conservação à vácuo e para o CPC foi avaliada a viabilidade pulmonar por meio da insuflação pulmonar. Foi realizada a análise microbiológica do líquido e de fragmento de tecido pulmonar para a quantificação das bactérias mesófilas aeróbias e anaeróbias, leveduras, Enterobacteriaceae, esporulados totais viáveis e presença de Clostridium. A força máxima de ruptura (FMR) para o G1 e G2, e o alongamento da ruptura (AR) do G1 e do G2 para as amostras controle do jejuno foram 19,21N, 9,68mm, 18,29N e 13,76mm, respectivamente, e durante a conservação, 23,34N e 9,06mm, 23,27N e 8,37mm (30 dias), 16,79N e 6,15mm, 21,46N e 5,33mm (60 dias), 23,02N e 5,02mm, 27,29N e 5,54 (D90), 28,07N e 5,39mm, 25,96N e 4,51mm (120 dias), respectivamente. Não houve diferença significativa entre a interação Tempo x Tratamento, e os fatores foram examinados individualmente dentro de cada grupo. No G1, os momentos D60, D90 e D120 diferiram significativamente do D0 (controle). Já no G2 houve diferença significativa em todos os momentos em relação ao D0. Não houve diferença significativa entre os tratamentos no D30, D60, D90 e D120 e a diferença observada no D0 não é estatisticamente relevante. A população microbiana não excedeu 9,2x103 UFC / mL no total de bactérias aeróbicas e 1,8x103 UFC/mL no total de bactérias anaeróbicas no G1 e 1,9x103 UFC/mL no total de bactérias aeróbias e 1,33x 103 UFC/mL para anaeróbios totais no G2. Enterobactereaceae foi detectado nas amostras de jejuno em 120 dias na concentração de 2,1x102. A contagem de leveduras nunca ultrapassou 3,4 x 102 UFC/mL e esporulados, 2,3x103 UFC/mL. A biomecânica não foi significativamente afetada e a contagem microbiológica foi baixa durante os 120 dias, demonstrando a eficácia de ambos protocolos de conservação de vísceras isoladas visando ao treinamento cirúrgico.
  • ItemTese de doutorado
    Idenficação de vesículas extracelulares em cães com mastocitoma cutâneo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-10) Moreira, Stella Habib [UNESP]; De Nardi, Andrigo Barboza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os mastocitomas correspondem a 20% dos neoplasmas cutâneos nos cães. A partir de avaliação clínica, características histopatológicas e imuno-histoquímicas é possível determinar fatores prognósticos associados ao mastocitoma na tentativa de predizer comportamento biológico e direcionar o tratamento. Células saudáveis e tumorais liberam no espaço extracelular vesículas, como os exossomos (20-150nm), contendo componentes moleculares como proteínas, miRNA, RNA e DNA que atuam na comunicação intercelular, sendo considerados potenciais biomarcadores do câncer. O presente trabalho teve como objetivo a caracterização de SEV (“small extracelular vesicles) em cães com mastocitoma e sua correlação ao comportamento tumoral e valor prognóstico através de avaliação NTA (“Nanoparticle Tracking Analysis”). Observou-se menor concentração de SEV circulantes em pacientes com mastocitoma cutâneo (p<0,05), assim como em pacientes que vieram a óbito em decorrência do tumor (p<0,05). A recidiva tumoral também indicou menor sobrevida dos pacientes e menor concentração de SEV circulantes (p<0,05). A presença de sinais sistêmicos devido a degranulação de mastócitos neoplásicos indicou menor sobrevida dos pacientes e menor concentração de SEV circulantes (p<0,05). Porém, não houve associação entre as SEV e os principais fatores prognósticos do mastocitoma como raça, localização tumoral, grau histopatológico Patnaik e Kiupel, índice mitótico, c-KIT e Ki67. Sugere-se que a baixa concentração de SEV em soro canino está relacionada com menor sobrevida, ocorrência de recidiva de mastocitoma e maior possibilidade de óbito. Logo, por meio da biópsia líquida pode ser possível definir valor prognóstico com relação aos pacientes com mastocitoma.
  • ItemTese de doutorado
    Comparação entre o biovidro ativo e o biovidro boro-silicato no reparo ósseo do defeito crítico em calvária de Rattus norvegicus (Wistar)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-02) Montanhim, Gabriel Luiz [UNESP]; Moraes, Paola Castro [UNESP]; Dias, Luis Gustavo Gosuen Gonçalves [UNESP]; Issa, João Paulo Mardegan; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Falhas ósseas de tamanhos críticos geralmente são resultados por exemplo de lesões de alta energia e não uniões, sendo desafio para qualquer cirurgião ortopedista. Frente a esses desafios, muitas vezes são necessários materiais que auxiliem no preenchimento dessas falhas e, ao mesmo tempo, favoreçam o meio para que a reparação óssea ocorra. Desde 1970 vem sendo estudado e aprimorado o biovidro ativo 45S5 que somado a compostos tais como o boro, pode-se incrementar as vantagens para a formação de novo tecido ósseo. O presente estudo teve como objetivo avaliar e comparar a formulação convencional do biovidro ativo com a associação de boro, fabricados pelo Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese da Faculdade de Odontologia de Araraquara UNESP. Foram criados defeitos críticos em calotas cranianas de 32 ratos Wistar, distribuídos em quatro grupos, a saber: CT+: controle positivo (osso autógeno), CT-: controle negativo (defeito vazio/coágulo), BV: biovidro 45S5 e BVBS: biovidro boro-silicato. Foram feitas microtomografias computadorizadas na 6ª e 12ª semanas de pós-operatório, para analisar o processo de reparação óssea. Após eutanásia na 12ª semana, as calotas foram processadas para análises histológicas e histométricas. Ao final das análises histométricas foi possível constatar que em todos os tratamentos, com exceção do CT-, houve crescimento ósseo, sendo os dados do BV e BVBS muitos semelhantes, sugerindo que o incremento de boro a formulação clássica pode favorecer a crescimento de novo tecido ósseo.
  • ItemTese de doutorado
    Biocompatibilidade do implante 3d de elastômero termoplástico (tpe), comparado ao flape dos músculos esternocefálicos no reparo de defeitos parciais de traqueia em coelhos nova zelândia (oryctolagus cuniculus)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-03) Costa, Marcelo Carrijo da; Moraes, Paola Castro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivou-se com este trabalho avaliar a eficácia da prótese 3D de Elastômero Termoplástico (TPE) no reparo de defeito parcial em traqueia, utilizando a técnica de impressão em três dimensões por modelagem de fusão e deposição (FDM). No presente estudo, 32 coelhos foram distribuídos em dois grupos, submetidos à ressecção parcial de cinco anéis traqueais, sendo o Grupo Flape Muscular (GFM) com remoção do defeito traqueal e realização de flape do músculo esternocefálico sobre o local do defeito e o Grupo TPE (GTPE), com remoção do defeito traqueal e fixação de prótese 3D de TPE e avaliados aos sete, 15, 30 e 60 dias. No pós-operatório, os animais foram avaliados para identificar alterações clínicas. Baseado nos resultados, observou-se que a tosse foi estatisticamente significante (p=0,035) com maior ocorrência no grupo GFM. Após análise dos dados, não foi observada diferença estatística nas temperaturas do local cirúrgico pela termografia entre os grupos estudados ou dentro dos períodos avaliados. Na traqueoscopia, a presença de secreção intraluminal sobre o local de reparo apresentou diferença estatística significante no grupo GTPE (p=0,006), a formação de tecido exuberante foi estatisticamente significante no grupo GFM (0,001). À avaliação microscópica, o grupo GFM apresentou epitelização total do lúmen traqueal reparado aos 60 dias. Os resultados encontrados sugerem que o elastômero termoplástico utilizado para a confecção da prótese parcial de traqueia apresentou compatibilidade tecidual. A prótese 3D de Elastômero Termoplástico (TPE) mostrou-se viável como implante em defeitos parciais de traqueia, com mínimas complicações respiratórias ao longo do período de 60 dias.
  • ItemTese de doutorado
    Estudo rinoscópico e histopatológico de lesões “efeito massa” em cavidade nasal de cães.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-08) Rolemberg, Daniele Santos [UNESP]; Moraes, Paola Castro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As neoformações nasais, embora pouco frequente vem crescendo ao longo dos anos. Seus achados clínicos em curso inicial da doença são frequentemente inespecíficos, e por isso, a utilização de exames complementares, e em especial os exames de imagem, associado à análise clínica se faz crucial para o diagnóstico precoce e preciso. Desta forma, este estudo objetiva a caracterização das lesões tumorais via rinoscopia; analisar a possibilidade de distinção das lesões hiperplásicas de neoformações por meio da avaliação macroscópica, esta associada ao diagnóstico final, por meio da Histopatologia. Foram estudados 30 pacientes canídeos de raça, tamanho e sexo variável, com lesões suspeitas de neoformações nasal ao exame físico, estes, submetidos a rinoscopia e diagnosticados por esta como portadores de rinite proliferativa. Lesões rinoscópicas elencadas no estudo foram analisadas quanto a coloração, superfície, textura e região acometida, distinção de limites entre tecido saudável e lesionado, assim como seu diagnóstico presuntivo, emitido ao final do exame, este último, confrontado com o diagnóstico final, via histopatologia. Analises descritivas e estatísticas por meio do teste Exato Fisher e Mann Witney foram realizados, evidenciando uma correlação positiva entre sexo e tipo tumoral, assim como idade e grupo de tumores nasais. As impressões rinoscópicas corroboraram a literatura anatomopatológica quanto aos aspectos macroscópicos das lesões e tipos histológicos, evidenciado a possibilidade da distinção entre os tipos tumorais via rinoscopia.
  • ItemTese de doutorado
    Comparação dos valores eletrorretinográficos em pacientes caninos com ou sem anestesia dissociativa (tiletamina-zolazepam)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-05) Santos, Daniela Moura dos; Moraes, Paola Castro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A eletrorretinografia (ERG) é um exame não invasivo amplamente utilizado em humanos e em animais, capaz de avaliar a atividade eletrofisiológica da retina. O exame é rotineiramente empregado na seleção de pacientes para a cirurgia de catarata, na detecção de doenças hereditárias, no diagnóstico de retinopatias degenerativas e em estudos farmacológicos que avaliam as respostas terapêuticas ou possíveis efeitos tóxicos e deletérios na retina. Em cães, assim como em outras espécies animais, a sedação ou anestesia geral é comumente indicada para a realização do exame, objetivando evitar que a movimentação do paciente, da musculatura ocular e/ou o estresse, possa causar interferências e alterar a resposta nas ondas do ERG. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar os efeitos na resposta das ondas eletrorretinográficas de cães sem anestesia em comparação com cães anestesiados. O ERG foi realizado em 48 olhos de 24 pacientes portadores de catarata, machos ou fêmeas, de diferentes raças, com idade entre um e 14 anos. Os cães foram divididos e avaliados em dois grupos: Grupo 1 (G1), pacientes acordados (n=12); Grupo 2 (G2) pacientes anestesiados com tiletamina-zolazepam por via intravenosa, na dose de 6 mg/kg (n=12). Para mensuração das amplitudes (AMP) e tempo implícito das ondas (TI), na fase escotópica (bastonetes e resposta mista), o exame foi realizado após 20 minutos de adaptação ao escuro e dilatação pupilar prévia. Para a fase fotóptica (cones) deu-se um intervalo de 10 minutos de adaptação à luz. Teste de Wilcoxon e de Mann-Whitney foram utilizados para análise estatística e valores de P iguais ou inferiores a 0,05 foram considerados significativos. Para ambos os grupos avaliados não houve diferença nas respostas mistas e dos cones, mas foi observado aumento na AMP e menor TI nos bastonetes dos cães do G1. Ocorreu ainda, diminuição da AMP e aumento no TI de onda em cães mais velhos bem como uma correlação positiva entre ondas-a e onda-b e o peso dos pacientes. Os resultados do presente estudo sugeriram que o protocolo utilizado do ERG pode ser realizado com sucesso e precisão em cães alertas sem comprometimento da forma dos traçados eletrorretinográficos. A anestesia geral dissociativa é eficaz, porém, levará a mudanças na AMP e TI das ondas.
  • ItemTese de doutorado
    Viabilidade da avaliação indireta das variações da pressão intra-abdominal pela pressão intravesical em cavalos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-05) Paula, Vanessa Barroco de; Canola, Paulo Alescio; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Na primeira etapa do estudo verificamos a metodologia desenvolvida (processo FAPESP 2016/00496-4) para validar o registro indireto da pressão intra-abdominal (PIA) nos cavalos, por meio da pressão intravesical (PIV), averiguando também o efeito da distensão vesical sobre a PIV. Após esta confirmação, avaliamos a eficácia da PIV em monitorar as variações pressóricas intra-abdominais frente à distensão cecal controlada e progressiva (etapa II). Para tal, utilizamos oito equinos submetidos à tiflopexia em estudo prévio, com fase experimental concluída (processo FAPESP 2015/24860-4). A mensuração da PIA foi realizada com acesso direto à cavidade abdominal por meio da linha alba. A PIV foi registrada por meio de metodologia previamente descrita pelo próprio grupo de pesquisa, com alterações nos volumes de insuflação vesical (50 mℓ, 100 mℓ, 300 mℓ, até 500 mℓ). Todas as pressões foram mensuradas com uso de coluna de solução salina, em equipo de pressão venosa central (PVC). A hipertensão foi produzida por distensão cecal com solução salina de NaCl 0,9% (incrementos de 5,0 L até 15 L). Para tal, em ambas as etapas do estudo, os cavalos foram mantidos em decúbito lateral esquerdo, mediante anestesia geral inalatória, com ventilação controlada à pressão. Todos os registros pressóricos foram obtidos em centro cirúrgico. Observou-se correlação forte a muito forte para o volume de distensão vesical de 100 mℓ, tanto ao final da inspiração quanto expiração, para ambos os volumes de distensão cecal. Assim como o método padrão para registro da PIA em seres humanos, a PIV também pode ser utilizada nos equinos para o monitoramento da PIA e seus diferenciais pressóricos. Os pacientes devem estar posicionados em decúbito lateral esquerdo, utilizando o volume de preenchimento vesical de 100 mℓ, preferencialmente, de modo que os valores possam ser registrados tanto ao final da inspiração, quanto da expiração.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação biomecânica óssea de diferentes configurações de haste intramedular bloqueada em úmero de cão - ex vivo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-10) Barros, Luciano Pereira de; Dias, Luis Gustavo Gosuen Gonçalves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A utilização de haste bloqueada de ângulo estável é pouco difundida e praticada no Brasil, principalmente quando se trata do seu uso em osteossínteses de úmero de cão de forma minimamente invasiva (MINO). A sua utilização em diferentes configurações aparenta ser excelente opção, assim como, sua aplicabilidade na forma canulada. Visto isso, buscou-se avaliar biomecanicamente o osso umeral em relação à outras configurações de haste e diferentes distribuições de parafusos Bolt-RC e a relação entre o diâmetro do istmo do canal medular do úmero e o diâmetro da haste (porcentagem) em relação à preconizada na literatura . Também analisou-se aplicabilidade e as dificuldades da técnica de implantação de Haste Bloqueada de Ângulo Estável Canulada por MINO no úmero de cão (ex vivo). A avaliação consistiu em comparar biomecanicamente sob força de flexo-compressão e torção da HMa (Haste Intramedular Bloqueada de Ângulo Estável Maciça) com a HC (Haste Intramedular Bloqueada de Ângulo Estável Canulada), também sob as mesmas forças, comparar biomecanicamente HB (Haste Intramedular Bloqueada de Ângulo Estável configuração Bolt-RC padrão Bicortical) com a HMo (Haste Intramedular Bloqueada de Ângulo Estável configuração de Bolt-RC Monocortical), ambas em fratura cominutiva diafisária induzida (2 cm de falha óssea), em 23 pares de úmeros de cão (ex vivo). A relação de preenchimento da haste no istmo umeral foi mensurada por meio de software veterinário específico. Realizou-se a implantação das hastes em dois cadáveres com hastes de 8 mm, simulando o procedimento em MINO utilizando o intensificador de imagem. Não houve diferença significativa nos resultados biomecânicos comparativos entre os grupos propostos pelo trabalho, exceto maior resistência de torque no grupo HC, quando comparado ao HMa. Houve menor porcentagem de ocupação das hastes nos istmos, comparado ao que preconiza a literatura, não acarretando o seu enfraquecimento. Considera-se a possibilidade de utilização da haste de ângulo estável no modelo canulado, sua alocação de parafusos Bolt-RC em configurações monocorticais e diâmetros reduzidos de hastes em úmeros caninos. Ademais, importante destacar a importância da utilização do intensificador de imagem, uma vez que este, reduz a morbidade e permite a criação de pequenos e seguros acessos para inserção dos parafusos ou Bolt-RC.
  • ItemTese de doutorado
    Efeitos da solução de tumescência refrigerada ou aquecida, em cadelas submetidas à mastectomia unilateral radical
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-01) Rocha, Fabiana Del Lama [UNESP]; Nunes, Newton; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivou-se comparar os possíveis efeitos das soluções de tumescência refrigerada ou aquecida sobre parâmetros fisiológicos, perda sanguínea, consumo anestésico e níveis de sedação e analgesia pós-cirúrgica, de cadelas submetidas à mastectomia unilateral radical. Foram utilizadas 16 cadelas, distribuídas em 2 grupos (n = 8) tratados com solução de tumescência com lidocaína 0,1% acrescida de adrenalina 0,0002%. As fêmeas receberam, como auxílio de cânula de Klein, volume fixo de 15 mL/kg de solução aquecida entre 37 e 40 °C (grupo GA) ou refrigerada entre 8 e 12°C (grupo GR). Após pré medicação com clorpromazina (0,3 mg/kg) associada à meperidina (3 mg/kg), pela via intramuscular, as cadelas foram induzidas à anestesia com propofol e mantidas com isofluorano, em ventilação espontânea (FiO2 = 0,6). A coleta de dados iniciou-se no período pré-operatório (Mbasal), quando foram mensuradas as frequências cardíaca (FC) e respiratória (ƒ), pressão arterial sistólica (PAS) e temperatura retal (TR). No período transoperatório os momentos de aferição foram padronizados de acordo com o ato cirúrgico- anestésico e avaliou-se a FC, ƒ, pressão arterial média (PAM), consumo do anestésico inalatório e TR. Ao final, quantificou-se a perda sanguínea. Já no período pós-operatório, a coleta dos dados FC, ƒ, PAS e TR iniciou-se logo após a extubação (Mextub) e se estendeu por 480 minutos (M480). No período pós-operatório O grau de sedação foi obtido com auxílio de escala descritiva simples e a analgesia pós-operatória foi avaliada com o auxílio da Escala de dor da Universidade de Glasgow modificada (EDGM) entre 60 (M60) e 480 minutos (M480) após a extubação. As variáveis quantitativas foram analisadas por meio de Modelos Lineares Mistos, enquanto as qualitativas foram analisadas pelo Modelo Linear Generalizado Misto, seguidas pelo teste de Cramer-von Mises (p ≤ 0,05). As variáveis EDGM (2 ± 1,48 em GA; 1 ± 1,48 em GR), tempo de extubação (8,12 ± 3,18 em GA; 5,75 ± 2,06 em GR), sangramento transoperatório (9,68 ± 1,1 em GA; 7,81 ± 1,69 em GR) e tempo cirúrgico (49,17 ± 5,19 em GA; 62,33 ± 6,41 em GR) apresentaram diferença estatística entre grupos. Para as demais variáveis não se observaram diferenças significativas entre grupos. Acredita-se que a diferença na variável EDGM ocorreu devido às propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do gelo, o que contribuiu com os menores escores de dor em GR. Soma-se a isso a provável vasodilatação promovida pela solução aquecida, fazendo com que ocorra diminuição do efeito da lidocaína no grupo GA, devido à sua maior absorção. Acredita-se que o uso da solução aquecida tenha facilitado a divulsão cirúrgica no grupo GA, diminuindo o tempo cirúrgico neste grupo, apesar de o sangramento transoperatório deste grupo ter sido consideravelmente maior que no grupo GR. Sendo assim, conclui-se que abas as soluções apresentam eficácia analgésica por, pelo menos, 8 horas de pós-operatório e que a solução aquecida determina menor tempo cirúrgico, apesar da maior perda sanguínea no período transoperatório.
  • ItemTese de doutorado
    Análise biomecânica em cadáveres de cães submetidos a fixação por meio de diferentes protocolos e análise microbiológica da solução de conservação visando ao ensino da anatomia e da cirurgia veterinária
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-27) Junior, Sergio Silva Alves; Oliveira, Fabrício Singaretti [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo do presente estudo foi determinar a viabilidade de novos protocolos relacionados com técnicas anatômicas para fixação e conservação de cadáveres de cães, por meio da injeção da solução de sal de cura, previamente ao agente fixador composto por álcool etílico (AE) e formaldeído em diferentes proporções e solução aquosa de cloreto de sódio a 30% (SACS 30%) na conservação. Análises biomecânicas e microbiológicas foram realizadas durante a fixação e conservação. Antes da injeção de sal de cura e do processo de fixação dos cadáveres foi realizada a coleta das amostras frescas da pele e jejuno para serem utilizadas como amostras controle. Os cadáveres foram sorteados em 4 grupos composto por oito animais e fixados: G1 (100% formaldeído), G2 (30% formaldeído e 70% AE), G3 (70% formaldeído e 30% AE) e G4 (50% formaldeído e 50% AE) e conservação em SACS 30% nos tempos D0 (9 dias após fixação), 30, 60, 90 e 120 dias. Os testes biomecânicos de tração foram realizados em amostra de pele e jejuno em todos os momentos sendo fresco (amostra controle), pós fixação e conservação. Também foram realizadas análises microbiológicas (utilizando a técnica de plaqueamento em profundidade) da solução ao final da fixação e durante a conservação em SACS 30%. A análise de variância de uma classificação (One-Way ANOVA) foi utilizada para medidas repetidas (tempos) para cada tratamento separadamente. Ainda para cada tratamento, foi realizada a comparação entre as amostras controle (frescas) e as amostras obtidas em tempos de tratamento com o teste T pareado. Não houve diferença estatística na força máxima de ruptura (FMR) da pele e jejuno entre o controle e os momentos de fixação e conservação. Comparando amostra fresca com o tempo D120, as menores variações foram observadas nos grupos G2 e G3 que apresentaram a FMR das amostras com diferença entre médias de pele (-14,2N) e jejuno (-0,28N) respectivamente. Em relação ao alongamento para ruptura (AR) da pele houve diferenças significativas no D30 no G2 e G3 e no D120 em todos os grupos, já em relação ao jejuno houve diferença significativa no D120 no G1 e G2. O G3 e G4 apresentaram menores variações no AR das amostras, com diferença entre médias de pele (1,32mm) e jejuno (0,23mm) respectivamente. Na análise microbiológica da SACS 30% não foram identificados microrganismos aeróbios e anaeróbios nos Grupos 1, 2, 3 e no grupo 4 foi encontrado, no tempo D120, a presença de Bacillus sp na quantidade de 1,0 x 10 UFC/mL. Sugere-se que o G3 (sal de cura, 30% AE e 70% de formaldeído) seja a melhor opção para fixação de cadáveres para uso como peças permanentes, que poderiam ser utilizadas tanto em aulas de anatomia como de cirurgia veterinária, pela maior proximidade com cadáveres fresco, coloração dos tecidos, além de controle microbiológico.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação biomecânica de uma nova haste ortogonal com ângulo estável em um modelo de fêmur canino
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-11) Lucena, Dayvid Vianêis Farias de; Minto, Bruno Watanabe [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Vários procedimentos cirúrgicos estão disponíveis na medicina veterinária para estabilizar fraturas. Dentre estes têm-se as hastes intramedulares bloqueadas. No entanto, o uso de hastes na medicina veterinária ainda encontra-se bastante limitado devido à pouca disponibilidade de modelos efetivos. Objetivou-se com este estudo a desenvolvimento e avaliação biomecânica de hastes com interligação rígida entre parafusos posicionados de forma ortogonal em sua porção distal. Para os testes biomecânicos utilizaram-se vinte e um modelos ósseos sintéticos confeccionados em PLA, distribuídos em três grupos. Grupo 1 (hastes bloqueadas convencionais), Grupo 2 (hastes bloqueadas de ângulo estável uniplanar) e Grupo 3 (pelas hastes de ângulo estável ortogonais), sendo o último grupo o foco principal do estudo. Todos os grupos foram submetidos aos testes biomecânicos destrutivos com forças de compressão e torção. Não foram observadas diferenças estatísticas significativas em relação à resistência à torção entre os grupos em testes destrutivos. Diferença estatística nos valores de rigidez foi observada nos testes compressivos entre a haste ortogonal e bloqueada convencional (p=0.01) e também entre a haste uniplanar de ângulo estável e bloqueada (p=0.001). A nova haste ortogonal mostrou-se biomecanicamente similar ao modelo de ângulo estável e uniplanar, e superior à haste convencional.
  • ItemTese de doutorado
    Comparação anatômica qualitativa entre ossos caninos macerados e impressos em 3d.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-31) Sembenelli, Guilherme [UNESP]; Dias, Luis Gustavo Gosuen Gonçalves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho teve como objetivo avaliar se vértebras lombares impressas em 3D com filamentos de ABS (Acrylonitrile Butadiene Styrene) e PLA (Polilatic Acid) são igualmente eficazes no ensino de anatomia óssea quando comparadas às vértebras lombares cadavéricas. Além disso, buscou-se verificar a aceitação desses ossos sintéticos no ensino e na rotina clínico-cirúrgica por meio de opiniões de alunos, médicos veterinários e tutores de pacientes caninos. Duas vértebras lombares caninas (L4 e L5) foram obtidas por meio da maceração biológica de cadáver. Esses ossos foram submetidos ao exame de tomografia computadorizada, e por meio de programas específicos realizou-se a reconstrução 3D digital, ato contínuo foi feita a conversão para o formato compatível com impressora 3D de deposição de material fundido. Duas vértebras sintéticas foram produzidas, uma com o filamento de ABS e outra com o filamento de PLA, ambas incolores para atingir tonalidade semelhante à vértebra natural. Para a comparação dos ossos foram elaborados três questionários fechados de respostas “SIM” ou “NÃO” com conteúdo diferentes. Ao todo 500 questionários foram respondidos por alunos, pós-graduandos, professores e tutores. As análises estatísticas foram feitas a partir de variáveis nominais. Os modelos vertebrais sintéticos manufaturados por impressão em 3d se assemelharam anatomicamente às vértebras naturais obtidas por maceração de cadáver e tiveram boa aceitação como método alternativo de ensino na medicina veterinária. Dentre os modelos sintéticos, o confeccionado em ABS teve superior aceitação ao modelo em PLA mostrando-se que os ossos sintéticos impressos em 3d são promissor método alternativo de ensino da anatomia óssea.
  • ItemTese de doutorado
    Desenvolvimento de novo modelo de haste intramedular bloqueada. Detalhamento do material, da técnica de implantação e ensaio biomecânico no fêmur canino
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-09-24) Conceição, Maria Eduarda Bastos Andrade Moutinho; Dias, Luis Gustavo Gosuen Gonçalves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivou-se desenvolver, descrever e avaliar a exequibilidade de novo modelo de haste intramedular bloqueada e material para sua implantação, bem como compará-la a haste nacional modelo Popak e também com a técnica de pino e placa (plate-rod) por meio de ensaio biomecânico de flexo-compressão, flexão lateromedial em dois pontos e torção. Este trabalho foi dividido em duas partes, onde inicialmente realizou-se aplicação do novo sistema de haste em seis cadáveres caninos (aplicação da técnica em 12 fêmures) para avaliação da exequibilidade da técnica. Dentre as alterações propostas no equipamento, destaca-se a confecção de roscas nos orifícios do guia de perfuração, ademais a haste tem roscas nos orifícios de bloqueio que proporciona ângulo estável com o bolt. Na segunda parte, em que foram realizados ensaios biomecânicos, utilizou-se 60 fêmures macerados de 30 cães com mais de 20 kg. Esses fêmures tiveram falha óssea de 20 mm confeccionada na diáfise média. Os testes mecânicos foram feitos de forma pareada (fêmures contralaterais do mesmo cão n=5) entre a haste nova (Hn) e Haste Popak (Hp) ou Hn contra placa e pino (PR), realizando-se cinco corpos de prova por grupo por tipo de teste mecânico (n=5). O sistema proposto demonstrou ser exequível e de fácil aplicação, apresentando como possíveis complicações o bloqueio incompleto do bolt, que ocorreu em dois casos. Em relação aos testes mecânicos, a Hn mostrou-se superior que a confecção PR em força máxima e rigidez em todos os tipos de ensaio a que foram submetidas, e superior a Hp na força máxima em teste de flexão lateromedial em dois pontos e rigidez em teste de torção. Conclui-se que o sistema em tela pode ser usado para tratamento de fraturas em ossos longos, visto que o sistema foi factível e com baixo número de complicações, além de apresenta maior rigidez que outros sistemas usados para fixação interna de fraturas.
  • ItemTese de doutorado
    Desenvolvimento de modelo visando ao ensino e pesquisa da radiologia torácica em cadáveres de cães quimicamente preparados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-05) Kihara, Mariana Tiai [UNESP]; Oliveira, Fabrício Singaretti de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Deve-se ter muito cuidado e ser muito criterioso quando à utilização de animais vivos no ensino na medicina veterinária. Novas técnicas e modelos sintéticos podem ser usados, desde que não haja grande prejuízo no aprendizado dos alunos. Este trabalho descreve algo inédito ao desenvolver o primeiro modelo visando ao ensino e pesquisa da radiologia torácica em cadáveres de cães quimicamente preparados. No capítulo 1, são feitas considerações gerais, incluindo introdução e foi realizada revisão de literatura sobre o uso de animais em pesquisa e ensino, sobre fixadores e conservantes em anatomia e seus efeitos nos tecidos, e sobre as alterações radiográficas do tórax que foram simulados nesse trabalho (megaesôfago, pneumotórax e efusão pleural), além de broncografia e insuflação pulmonar. O capítulo 2 se refere a um artigo no molde da Revista Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, contendo os tópicos de Introdução, com uma breve revisão de literatura, Material e Métodos, Resultados e Discussão. Nesse estudo, foram utilizados 32 cadáveres de cães (8 cadáveres por grupo), que receberam 150mL/kg de solução de álcool etílico puro com 5% de glicerina seguido de injeção de 120mL/kg de solução contendo 20% de cloreto de sódio, 1% de nitrito de sódio e 1% de nitrato de sódio, mantidos sob refrigeração entre 2 e 6 graus, por 30, 60, 90 ou 120 dias (G30, G60, G90, G120). Pode-se observar que em todos os grupos a técnica anatômica foi eficiente na conservação dos cadáveres e foi possível realizar insuflação pulmonar e os procedimentos radiográficos e as afecções puderam ser mimetizadas, além da broncografia. A técnica anatômica empregada possibilitou o desenvolvimento de um modelo visando ao ensino e pesquisa da radiologia em cadáveres de cães quimicamente preparados, a custo baixo e sem utilização de produtos tóxicos, com durabilidade de até 120 dias, apenas em refrigeração.
  • ItemTese de doutorado
    Efeitos da detomidina ou dexmedetomidina sobre parâmetros fisiológicos e recuperação anestésica, em Tapirus terrestris anestesiadas com a associação cetamina, éter gliceril guaiacol e midazolam
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-21) Aidar, Eveline Simões Azenha [UNESP]; Nunes, Newton; Gering, Ana Paula [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Diferentes protocolos anestésicos, para procedimentos longos realizados a campo, ainda não estudados em tapirídeos, comparados com objetivo de estudar os efeitos destes fármacos na espécie e assim colaborar com manejo e conservação da espécie em questão. Os animais foram anestesiados com a administração de cetamina (1,5 mg/Kg) e midazolam (0,2 mg/Kg) associado a detomidina (0,04 mg/Kg ou dexmedetomidina (0,007 mg/Kg). As 16 antas empregadas no estudo foram distribuídas em dois grupos (n=8), os quais diferenciaram-se pela medicação da indução anestésica, determinandos grupo detomidina (DET); ou dexmedetomidina (DEX). Ato contínuo, a manutenção da anestesia foi realizada com infusão contínua de midazolam (0,1 mg/Kg/hora), cetamina (2 mg/Kg/hora) e éter gliceril guaiacol (100 mg/Kg/hora). Os animais permaneceram anestesiados por um total de 50 minutos para coleta de material biológico, registro dos parâmetros fisiológicos (Frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação de oxihemoglobina, temperatura retal, pressão arterial média, cortisol e glicemia) e eletrocardiograma. As variáveis dos dois diferentes fármacos foram comparadas usando testes T ou de Wilcoxon. Comparações múltiplas entre os momentos foram avaliadas via modelo linear de efeitos mistos. No período pós anestésico, os valores dos parâmetros foram comparados em cada momento entre os dois diferentes fármacos via ANOVA. Os resultados demonstraram aumento inicial da pressão artéria média (PAM) com posterior redução; a temperatura retal reduziu gradativamente durante o tempo anestésico; a frequência cardíaca e a glicemia aumentaram ao longo do procedimento; o cortisol apresentou valores estatisticamente maiores no grupo DEX; e a saturação de oxihemoglobina ficou abaixo da normalidade durante todo procedimento. O grupo DEX apresentou tempo de recuperação anestésica maior que o grupo DET. Com base nos resultados foi possível concluir que, a associação de alfa-2 agonistas ao midazolam, cetamina e EGG demonstra ser um protocolo adequado e seguro para anestesia de antas, a campo, em procedimentos de duração moderada contudo o uso de oxigenioterapia é recomendado. Adicionalmente a dexmedetomidina apresentou menores efeitos cardiovasculares e sedação mais duradoura, quando comparada à detomidina.
  • ItemTese de doutorado
    Microinjeções intramurais de cloreto de benzalcônio na síndrome do intestino curto em ratos wistar após enterectomia extensa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-17) Ribeiro, Juliana De Oliveira [UNESP]; Moraes, Paola Castro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A síndrome do intestino curto (SIC) representa uma condição clínica grave, caracterizada pela deficiente absorção intestinal de nutrientes, causada pela perda extensa do intestino delgado, culminando em altas taxas de mortalidade tanto em pacientes humanos quanto veterinários. Os tratamentos disponíveis não possuem, até então, resultados satisfatórios para resolução desta importante afecção e consistem em terapias paliativas. Diversos estudos demostraram que o método de desnervação intestinal intrínseca, com utilização do Cloreto de Benzalcônio (CB), consiste em promissora esperança na busca de terapias menos invasivas e eficazes no tratamento da SIC, permitindo melhora nas condições pós-cirúrgicas e prognóstico dos pacientes, por aumentar a área absortiva do intestino. Objetivou-se, com esse trabalho, avaliar a população de células neuroendócrinas, caliciformes e serotoninérgicas na Síndrome do Intestino Curto, a fim de compreender de que maneira a desnevação mientérica com Cloreto de Benzalcônio 0,3% no íleo poderia influenciar no tratamento de pacientes portadores de SIC. Foram utilizados 18 ratos, distribuídos em três grupos (GC - Grupo Controle; GE – Grupo Enterectomia enteroanastomose e GECB - Grupo enterectomia/enteroanastomose com uso do CB) contendo seis animais cada. Os animais do GC receberam microinjeções intramurais de solução salina estéril 0,9%, os animais do GE foram submetidos à ressecção intestinal extensa e os animais do GECB foram submetidos também à ressecção intestinal extensa, porém, receberam microinjeções intramurais de CB. Posteriormente, foi realizada a análise histopatológica, histoquímica e imunoistoquímica, para avaliação da população de células neuroendócrinas no jejuno e íleo. Houve aumento significativo (p<0,05) na contagem de células serotoninérgicas no GECB nos dois segmentos intestinais estudados e não houve alteração significativa na população de células caliciformes nos diferentes grupos. Os resultados obtidos foram possíveis por meio da avaliação da marcação específica positiva para PAS na histoquímica para as células caliciformes e Anticorpo anti-serotoninérgico na imunoistoquímica para as células serotoninérgicas. Nas condições em que este trabalho fora conduzido é possível concluir que o tratamento com microinjeções intramurais de CB 0,3% no íleo de ratos Wistar não foi suficiente para alterar a população de células caliciformes nos segmentos jejunais e ileais. Conclui-se também que o CB foi capaz de promover aumento da população de células serotoninérgicas, o que por sua vez, pode auxiliar no aumento das funções promovidas pela serotonina no intestino, auxiliando no trânsito intestinal de pacientes com SIC.