Submissões recentes

  • Implicações do PIBID/CAPES no processo de socialização profissional docente de alunos de curso de Licenciatura em Química

    Zanzini, Matheus Gibbin Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Com esta pesquisa de mestrado, buscou-se propor uma caracterização das contribuições da participação de alunos de Cursos de Licenciatura da grande Área Curricular de Química, como Bolsistas de Iniciação à Docência em ...
  • Estética heteronormativa nas aulas de Arte e superação pela construção de grupo operativo numa abordagem da Psicologia Social

    Camargo, Danielle Twerznik Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho foi desenvolvido a partir de observações cotidianas em sala de aula, na disciplina de Arte, nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública, no interior do estado de São Paulo, com enfoque nas ...
  • Currículo e reprodução da desigualdade: análise da Proposta Curricular do estado de São Paulo para a disciplina de História

    Luciano, Tiago Ricardo Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    A pesquisa se propõe a investigar como é apresentada e desenvolvida a história da África e cultura afro-brasileira na Proposta Curricular do Ensino Médio das escolas da SEE/SP. Além disso, pretende-se elucidar aos educadores ...
  • Psiconcologia em ação: atendimento de pacientes oncológicos e familiares de Bauru e região

    Neme, Carmen Maria Bueno Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução:O câncer continua sendo uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Considerada doença crônica, do diagnóstico até o controle da doença ou óbito, paciente e familiares percorrem dura trajetória, ...
  • Um programa de intervenções breves para a comunidade: análise dos resultados

    Azevedo, Maria Alice Salvador Busato de Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: A crescente demanda por atendimento psicológico, dentro da atual realidade brasileira, requer a implementação de técnicas terapêuticas pragmáticas, flexíveis e econômicamente viáveis. Dentro desta filosofia ...
  • Relato de experiência de estágio: atendimento breve a jovem universitário

    Azevedo, Maria Alice Salvador Busato de Autor UNESP; Garcia, Luciana Marolla Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: O presente trabalho refere-se a uma experiência de estágio de atendimento psicológico individual na área de Psicoterapia Dinâmica Breve. O mesmo faz parte do projeto de extensão “Um Programa de Intervenções ...
  • Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na UNESP Bauru

    Fernandes, Luciete Valota Autor UNESP; Lunardelli, Maria Cristina Frollini Autor UNESP; Tardivo, Thelma Graziela Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: A necessidade de reestruturação das funções dos supervisores de Recursos Humanos, surgiu a partir da distribuição da seção de Recursos Humanos da Unesp entre as quatro unidades (Faculdade de Ciências, Faculdade ...
  • Acompanhamento do desenvolvimento de crianças de creches municipais nos dois primeiros anos de vida: avaliação e orientação aos cuidadores

    Melchiori, Lígia Ebner Autor UNESP; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim Autor UNESP; Francisco Júnior, Luiz Carlos Autor UNESP; Andrieto, Elisangela Autor UNESP; Assumpção, Maristela de Fátima Autor UNESP; Castro, J. S. Autor UNESP; Farias, Mariana de Oliveira Autor UNESP; Freitas, Roberta Maria Carvalho de Autor UNESP; Martins, D. K. Autor UNESP; Moraes, Roberta Quirino Autor UNESP et al. (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: Atualmente, para boa parcela da população, a criança começa a conviver em outros ambientes socializadores desde cedo. O fato da criança pequena vivenciar, diariamente, duas situações diferentes – o lar e a ...
  • Sub-projeto de intervenção: diagnóstico organizacional: pesquisa de clima organizacional na administração geral - campus de Bauru/UNESP

    Faria, Abner Alves Borges Autor UNESP; Louro, Adriana da Silva Autor UNESP; Braga, Daniela Tatiane Autor UNESP; Goulart Júnior, Edward Autor UNESP; Fernandes, José Munhoz Autor UNESP; Pinhão, Renata Autor UNESP; Maranho, Valéria Aparecida Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: A pesquisa de clima organizacional visa diagnosticar o grau de satisfação ou insatisfação dos membros de uma organização, em relação a diferentes aspectos da cultura e da realidade vivenciadas no interior da ...
  • Acompanhamento do desenvolvimento de bebês de risco: avaliação e orientação aos cuidadores

    Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim Autor UNESP; Melchiori, Lígia Ebner Autor UNESP; Lemos, Angélica Aparecida Parreira Autor UNESP; Ferreira, Nathalia Diniz Guerra Charret Autor UNESP; Pacini, Bruna Aguiar Autor UNESP; Freitas, Roberta Maria Carvalho de Autor UNESP; Marsola, Erika Pataro Autor UNESP; Ferrari, A.L.B. Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: Prevenir a ocorrência de condições adversas na primeira infância deve constituir a ação prioritária da Educação Especial. Os serviços médicos, psicológicos e educacionais deveriam priorizar o atendimento à ...
  • Atendimento psicoterápico de adultos na fila de espera do CPA sob orientação psicanalítica

    Gellis, André Luis Autor UNESP; Sevilha, Aline Sabbag Autor UNESP; Merighi, Andréia Damiane Autor UNESP; Daré, Carina Amíris Autor UNESP; Oliveira, Érika Cecília Soares Autor UNESP; Almeida, Lívia Karina de Autor UNESP; Guareschi, Luciana de Freitas Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    A demanda de clientes adultos à espera de atendimento no Centro de Psicologia Aplicada (CPA)/UNESP/campus de Bauru tem aumentado significativamente a cada ano e os serviços oferecidos regularmente não têm sido capazes de ...
  • Orientação e iniciação profissional para jovens institucionalizados

    Lunardelli, Maria Cristina Frollini Autor UNESP; Canêo, Luiz Carlos Autor UNESP; Manfredini, Paola Cury Autor UNESP; Amaral, Juliana Nascimento e Autor UNESP; Gomes, Deise Rosa Autor UNESP; Loureiro, Júlia Maria Autor UNESP; Boas, Ana Carolina Vilares Barral Villas Autor UNESP; Ali, Nabil Sleiman Autor UNESP; Talli, Carolina Maschieto Autor UNESP; Silveira, Rafael Silva Martins Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: O projeto "Orientação e Iniciação Profissional para Jovens Institucionalizados" teve início no ano de 2000, passando em 2001, a se dividir em dois subprojetos. A proposta de trabalho para o ano de 2002 é a ...
  • Diagnóstico institucional: o princípio para mudança de uma instituição pública

    Merighi, Andréa Damiane Autor UNESP; Arantes, Denise Rocha Belfort Autor UNESP; Canêo, Luiz Carlos Autor UNESP; Goulart Junior, Edward Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: O projeto de extensão está sendo realizado no Centro de Pesquisa e Encaminhamento ao Trabalho (CEPET), divisão do departamento de Ação Social da Prefeitura Municipal de Bauru, que por sua vez tem como principal ...
  • O jogo de xadrez como ferramenta no aprendizado de crianças

    Scalvi, Rosa Maria Fernandes Autor UNESP; Zulian, Marilza Ramos Pereira da Silva e Cristiane Dartiere Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: Atualmente, o Xadrez faz parte do rol das atividades desenvolvidas nas séries iniciais do Ensino Fundamental e até mesmo no Ensino Médio, em grande parte das escolas particulares e também nas escolas públicas. ...
  • Programa de preparação para aposentadoria de policiais militares

    Rocha, Sabrina de Almeida Autor UNESP; Canêo, Luiz Carlos Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: A aposentadoria é uma fase que pode impôr várias mudanças na vida das pessoas: rompimento com o trabalho formal, perda da identidade laboral, dos amigos, das rotinas diárias, etc. Na maioria das vezes, a ...
  • Programa de seleção para cargos de maior procura no CEPET (Centro de Pesquisa e Encaminhamento ao Trabalho)

    Arantes, Denise Rocha Belfort Autor UNESP; Merighi, Andréa Damiane Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: O projeto tem como base à elaboração de um Programa de Seleção para os cargos mais procurados no CEPET (Centro de Pesquisa e Encaminhamento ao Trabalho). O Centro é vinculado à divisão de departamento de Ação ...
  • Programa de orientação para enfrentar o mercado de trabalho

    Martins, Ana Carolina Rodrigues Autor UNESP; Manechini, Fernanda Cochir Autor UNESP; Matsumoto, Kátia Yukari Autor UNESP; Mesquita, Lílian Cristina Autor UNESP; Garcia, Luciana Marolla Autor UNESP; Canêo, Luiz Carlos Autor UNESP; Ferreira, Michelle Meneguella Autor UNESP; Rodrigues, Milena Autor UNESP; Ayabe, Noelle Harumi Autor UNESP; Zamperini, Renata Andrade Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: O mercado de trabalho vem sofrendo transformações rápidas relacionadas ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia. Em decorrência deste contexto sócio-histórico percebe-se um processo crescente ...
  • Diagnóstico organizacional na GBI ensino e cultura: escola de educação infantil e fundamental

    Santos, Elisangela Maria Fernandes dos Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: O diagnóstico organizacional está sendo realizado no ano de 2002 na escola GBI Ensino e Cultura Ltda, em Bauru, SP. A Psicologia Organizacional e para o Trabalho pode contribuir para a pesquisa, compreensão e ...
  • Práticas inclusivas na comunidade escolar: capacitação docente e planejamento educacional

    Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira Autor UNESP; Fernandes, Maristela Couto Autor UNESP; Rodrigues, Olga Maria Piazentim Rolim Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: A inclusão pode ser descrita como um fenômeno social complexo resultado de ações que são estabelecidas e mantidas por diferentes instituições, entre elas o governo, as instituições formadoras de educadores, as ...
  • O núcleo local Unati-campus de Bauru

    Queda, Clorinda Maria Da Luz Mansani Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: o painel apresenta o Núcleo Local da UNATI/UNESP – Campus de Bauru, institucionalizado em maio/2001 através da portaria UNESP 191/01, cujos trabalhos foram iniciados em 1995, pelo GEPEE - Grupo de Estudos, ...

Ver mais