Logo do repositório
 

As Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particular

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O artigo - um exame hermenêutico do livro Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, de 1805, de Sylvestre-François Lacroix, enfatizando sua segunda parte, na qual o autor discute seu Curso de Matemática Elementar, uma série de manuais escolares elaborados para a Escola Central das Quatro Nações - tem sua fundamentação ligada à Hermenêutica de Profundidade de Thompson conjugada a procedimentos de investigação textual sugeridos por Genette quanto aos paratextos editoriais. Defende que o livro de Lacroix é uma obra auto-referencial, de cunho claramente autobiográfico, que responde mais aos ideais iluministas da França do Setecentos que às perspectivas do século XIX, quando a obra circulou, tendo sido reeditada por quatro vezes, sob Napoleão, na primeira metade do Oitocentos. Raramente focalizado em trabalhos de pesquisa, o livro - cujas edições estão disponíveis eletronicamente - tem uma única tradução, ainda inédita, para o português.

Resumo (inglês)

The aim of this paper is to analyse the Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, a book published in 1805 by Sylvestre-François Lacroix. In particular, the paper focuses the second part of this book: Lacroix´s remarks on his Cours de Mathématiques, a set of textbooks used in the École Centrale des Quatre-Nations. The article - an hermeneutical exam whose theoretical framework is based on the studies of Thompson (Depth Hermeneutics) and Genette (Editorial Paratexts) - points out that Lacroix´s book is clearly autobiographical and reflects more the values of the Englightenment of the 18th Century than the ideas that predominated in France under Napoleon, even considering that the book was edited and revised four times in the first half of the 19th Century. The book under consideration has never been deeply studied in Math Education literature, and although its four editions are available in digital format, there is only one translation to Portuguese, which is not yet available.

Descrição

Palavras-chave

S-F Lacroix (1765-1843), Instrução Pública, Ensino de Matemática, Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, Iluminismo, S-F. Lacroix (1765-1843), Public Instruction, Mathematics Instruction, Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, Enligthenment

Idioma

Português

Citação

Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 44, p. 1227-1260, 2012.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação