Problemas de comportamento de crianças/adolescentes e dificuldades de pais/cuidadores: um estudo de caracterização
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Pós-graduação
Curso de graduação
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Editor
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Departamento de Psicologia
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Famílias que estimulam comportamentos socialmente habilidosos parecem favorecer o desenvolvimento social de seus filhos. Assim, intervir no relacionamento dos pais parece ser uma saída para minimizar indicativos de problemas de comportamento. Para uma efetiva intervenção é recomendado especificar as demandas das pessoas que procuram por atendimento, seja através da caracterização do repertório de pais e cuidadores, seja da caracterização das dificuldades e/ou habilidades das crianças e/ou adolescentes. O objetivo da pesquisa foi o de caracterizar, através de uma Entrevista Clínica Semiestruturada, queixas e dificuldades de 59 pais/cuidadores que buscaram atendimento psicológico em um Centro de Psicologia Aplicada. Os resultados principais são: a) queixas de problemas externalizantes, tais como agressividade, desobediência e birras; b) dificuldades dos pais/cuidadores quanto às habilidades envolvidas no estabelecer limites (bater e não ter consistência) e na comunicação. Discute-se a interdependência entre os comportamentos dos adultos e crianças/adolescentes e repercussões para futuras intervenções.
Resumo (inglês)
Families that stimulate social skills behaviors seem to favor their children's social development. Thus, to intervene in the parents' relationship seems to be a means to minimize certain behavior problems. For an effective intervention it is recommended to characterize the demands of individuals that seek assistance, be it through the characterization of the parents'/caretakers' behaviors, as well as through the characterization of the children's/adolescent's skills and/or difficulties. The objective of the research was to characterize, through a Semi-structured Clinical Interview, complaints and difficulties of 59 parents/caretakers that looked for psychological assistance in a Center of Applied Psychology. The main results are: a) complaints of externalizing problems, such as aggressiveness, disobedience and obstinacies; b) difficulties of the parents/caretakers regarding the skills involved in establishing limits (to beat the child/adolescent and not have consistency) and in communication. This paper discusses the interdependence between the adults' behaviors and the ones exhibited by children/adolescents and repercussions for future interventions.
Descrição
Palavras-chave
caracterização, habilidades sociais, problemas de comportamento, characterization, social skills, behavior problems
Idioma
Português
Citação
Psicologia Clínica. Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 169-184, 2009.