Utilização de geotecnologias na análise da transformação sócio-espacial urbana da região serrana fluminense: o estudo de caso do distrito sede de Teresópolis

Imagem de Miniatura

Data

2005-08-29

Autores

Costa, Danielle Pereira da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O trabalho teve por objetivo analisar aplicabilidade de geotecnologias no estudo das transformações do espaço urbano do 1º distrito de Teresópolis, localizado na região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Através da interpretação de imagens de satélite, foi caracterizada a distribuição da população nesse espaço quanto ao seu grau de organização e adensamento e a integração dessas informações com dados demográficos por setor censitário permitiu diagnosticar as potencialidades e condições de vida das pessoas residentes, sendo identificados ainda, os rebatimentos ecológicos decorrentes dessas transformações. Após esse diagnóstico foram criados cenários tendenciais frente à manutenção de determinados indicadores sócio-espaciais e foi produzida uma análise crítica dos limites e potencialidades do processo de seleção de indicadores, da integração de fontes espaciais e alfanuméricas com vistas a contribuir para o melhor ordenamento do município de Teresópolis.

Descrição

Palavras-chave

Fotogrametria, Geotecnologias, Espaço urbano, Indicadores sócio-espaciais

Como citar

COSTA, Danielle Pereira da. Utilização de geotecnologias na análise da transformação sócio-espacial urbana da região serrana fluminense: o estudo de caso do distrito sede de Teresópolis. 2005. 190 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.