Publicação: A representação do feio na arte: um breve estudo sobre quatro gravuras de Francisco Goya
Carregando...
Arquivos
Data
2013-02-28
Autores
Orientador
Nascimento, José Leonardo do 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente dissertação aborda o conceito de Grotesco na Estética e na História da Arte, analisados sob dois aspectos principais: da forma como esse conceito foi transformado desde a época da Grécia Antiga até o século XIX (período de grandes mudanças formais da representação humana nas Artes) e do exemplo do artista Francisco de Goya, através de sua série de gravuras Los Desastres de la Guerra, composta por imagens violentas; grotescas, híbridas e trágicas, que refletem esteticamente o horror advindo da Guerra de Independência e do retorno de um Estado Monárquico e Absoluto. Nossa pesquisa tem por meta avaliar as mudanças políticas, sociais e culturais que influenciaram a transformação desses conceitos estéticos e a aceitação desses novos paradigmas que resultaram numa mudança de visão e fruição da própria Arte entre os séculos XVII e XIX (época de ascensão do Liberalismo e Iluminismo), mostrando como os acontecimentos históricos podem transformar os conceitos artísticos de acordo com as necessidades humanas de retratar seu próprio tempo. Os procedimentos metodológicos foram de revisão bibliográfica parcial sobre as questões do Grotesco na Arte e uma pesquisa sobre a vida e obra de Goya, utilizando as imagens acima citadas, que aqui são analisadas do ponto de vista iconológico
Resumo (inglês)
The current dissertation accosts the concept of “Grotesque” in Aesthetics and history of Arts analysed under two main aspects: the way this concept was transformed since the times of Ancient Greece until the nineteenth century ( a period of great formal changes of the human representation and other pictorial genres, and the example of the artist Francisco de Goya through his series of etchings The Disasters of War, composed by violent, hybrid and tragic images, which reflect aestheticly the horrors resulted from the War of Independence and the return of a Monarchic and Absolutist State. Our research objectives have the aim of appraising political, social and cultural factors that influenced the processing and acceptance of new paradigms such as the Grotesque in art making, that resulted in a change of vision and enjoyment of the Art itself between the seventeenth the nineteenth centuries (time of the rise of Liberalism and Iluminism), showing how this concept was transformed by artistic, cultural and historical events according to the Human needs of portraying their own time. The methodological procedures were of a partial bibliographical review about the issues of the Grotesque in art and a research of the life and work of Goya, using the prints cited before, which are here analysed from an iconological point of view
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
OLIVEIRA, Sandra Regina Marin de. A representação do feio na arte: um breve estudo sobre quatro gravuras de Francisco Goya. 2013. x, 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes do Planalto, 2013.