Publicação:
A dança flamenca: uma experiência de ensino-aprendizagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008-09-04

Orientador

Christov, Luiza Helena da Silva

Coorientador

Pós-graduação

Artes - IA

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa analisa uma experiência de ensino e aprendizagem da dança flamenca desenvolvida em uma academia em São Paulo, junto a duas turmas e abarcando um total de doze participantes. Utilizando os conceitos de experiência, experiência estética e vivencia estética, foram considerados os recursos que possibilitam um aumento da qualidade do ensinoaprendizagem desta dança. A dança flamenca é uma arte originada pela miscigenação de culturas ciganas que se fixaram em Andaluzia, sul da Espanha, de onde surgiram seu toque, bailado, ritmo e canto. A expressão corporal ou El duende, aquele sentimento que se expressa mediante o flamenco, é necessário para uma interpretação que se conecte com o público. Nesta dissertação, realizo ainda uma reflexão sobre o significado e a importância do conceito de duende para quem interpreta/dança o flamenco. Os procedimentos de pesquisa foram: análise de material bibliográfico sobre história e características do flamenco; descrição sobre os processos de aulas e entrevistas escritas sobre os sentidos produzidos pelos participantes a respeito de suas experiências com a dança flamenca. Os aprendizados com esta pesquisa são essencialmente: maior compreensão sobre o conceito de duende, a valorização da reflexão sobre o movimento durante a aula, para conseguir o desenvolvimento e expressão do duende; assim como a criação de dois elementos para o ensino do flamenco - a utilização do espelho-lousa e a criação de um roteiro coreográfico para vivenciar com os alunos.

Resumo (espanhol)

La presente investigación analiza la experiencia de enseñanza y aprendizaje de danza flamenca desarrollada en una academia de danza en São Paulo y en la cual participaron dos grupos, totalizando doce alumnos. Mediante el uso de los conceptos de experiencia, experiencia estética y vivencia estética, se consideraron los recursos que posibilitan un aumento en la calidad de enseñanza-aprendizaje de esta danza. La danza flamenca es un arte originado por la combinación de diversas culturas llevadas a Andalucía -sur de España- por los gitanos, de donde surgió el toque, baile y cante. La expresión corporal o El duende, aquel sentimiento que se expresa mediante el flamenco, es necesaria para una interpretación que llegue al público. Esta investigación entraña una reflexión sobre el significado y la importancia del duende para quien interpreta/baila flamenco. Los procedimientos de investigación fueron: análisis del material bibliográfico sobre la historia y características del flamenco; descripción sobre los procesos en las clases y las entrevistas escritas sobre los sentidos producidos por los participantes con respecto a sus experiencias con la danza flamenca. Los aprendizajes con esta investigación son, esencialmente, el hallazgo de dos herramientas para la enseñanza del flamenco (utilización del espejo como pizarrón y creación de una guía coreográfica escrita para entregar a los alumnos), el esclarecimiento y análisis del concepto duende, así como la valorización de la racionalización del movimiento por parte de los alumnos durante la clase, para conseguir desarrollar y expresar el duende.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

HERNÁNDEZ BARBERENA, Erika Leticia. A dança flamenca: uma experiência de ensino-aprendizagem. 2008. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação