Arte em cerâmica e a memória como elemento criativo

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Data

2010-11-19

Autores

Bueno, Daniela Garcia [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa na área de processos e procedimentos artísticos tem como eixo norteador a arte cerâmica e a memória como elementos criativos. O estudo inicia-se com a história azulejar no Brasil e o acervo dos painéis produzidos desde o período colonial até a atualidade. O uso dos painéis e murais em cerâmica reforça o potencial desse material como suporte e forte veículo mnemônico. A primeira abordagem mnmônica se apresenta por meio das obras de Frida Kahlo e Sophie Calle, que utilizam a escrita e as memórias pessoais como elementos geradores de propostas em arte. Diante destes apontamentos, e de algumas produções contemporâneas apresentadas no corpo do trabalho, três artistas receberam enforque: Zandra Coelho de Miranda, Caroline Hararu e Maria Bonomi. Verificam-se em suas produções artísticas dois elementos comuns: o uso do barro como matéria de trabalho e o tema mnemônico. Ambos também estão presentes nas produções da autora nessa pesquisa. A exposição realizada em 2010 no Instituto de Artes da UNESP, intitulada Doadores de memórias, é fruto das elaborações mencionadas, produzidas durante este percurso sob a influências das artistas estudadas. O presente estudo - soma de uma prática pessoal e das referências abordadas - almeja despertar outros olhares para a compreensão da arte cerâmica como caminho possível, repleto de potenciais para a criação artística contemporânea
This research in artistic processes and procedures has as its guiding lines ceramic art and memory as creative elements. The study begins with the story of tile in Brazil and the body of panels produced from the colonial period up to today. The use of ceramic panels and murals enhances the potential of this as a spport and strong mnemonic vehicle. The first mnemonic approach is presented through the wortks of Frida Kahlo and Sophie Calle, who use writing and personal memories as generating elements for proposals in art. In face of these facts, as well as some contemporary productions in the body of our work, three artists were given focus: Zandra Coelho de Miranda, Caroline Harari and Maria Bonomi. There are two elements in common in their artistic production: the use of clay as raw material and the theme of memory. Both are also present in the productions of the author of this research. The exhibtion held in 2010 at the Art Institute of UNESP, entitlede Doadores de memorias (Donors of memories), is the result of the elaborations menthioned, produced during the development of this research and under the influence of the artists studied. This study - a sum of personal practice and the studied references - aims to encourace other perspectives for the comphehension of ceramic art as a possible path, fraught with potential for comtemporary artistic creation

Descrição

Palavras-chave

Ceramica, Memoria, Artes, Ceramica (Tecnologia), Arte moderna - Séc. XXI, Artistic processes and procedures, Contemporary art, Ceramics

Como citar

BUENO, Daniela Garcia. Arte em cerâmica e a memória como elemento criativo. 2010. 227 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.