A noção de modelo na ciência cognitiva: do funcionalismo à sistêmica
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Data
Autores
Orientador
Broens, Mariana Cláudia 

Coorientador
Pós-graduação
Filosofia - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente dissertação tem como objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre dois modelos explicativos encontrados na Ciência Cognitiva, a saber, o modelo funcionalista e o modelo sistêmico. O primeiro desses modelos orientou epistemologicamente as pesquisas tradicionais da Ciência Cognitiva no que diz respeito a compreensão das capacidades cognitivas. O Segundo modelo, por sua vez, constitui uma vertente inovadora adotada pela Ciência Cognitiva Dinâmica. Ao apresentar as mudanças no percurso investigativo, do primeiro ao segundo modelo da Ciência Cognitiva, abordamos os fundamentos teóricos de cada um destes de modo a tratar dos seus principais pressupostos ontológicos.
Resumo (inglês)
This work aims at presenting a critical reflexion on two explanation models found in Cognitive Science, that is the functionalist and systemic ones. The first has epistemologically directed traditional researches in Cognitive Science with regard to the comprehension of cognitive abilities. The second constitutes an innovative variant adopted by Dynamic Cognitive Science. By indicating the changes in the investigating course, from the first model to the second one, we will approach the theoretical foundations of each of those models thus dealing with their main ontological assumptions.
Descrição
Palavras-chave
Filosofia e ciencia cognitiva, Funcionalismo (Psicologia), Modelo - Ciência cognitiva, Cognição situada e incorporada, Cognition, Functionalism and systemics
Idioma
Português
Citação
SILVA, Adilson Luiz da. A noção de modelo na ciência cognitiva: do funcionalismo à sistêmica. 2005. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.