Publicação:
Hipertrofia ventricular esquerda e hipertensão arterial em renais crônicos submetidos a tratamento por hemodiálise: influência do nível de escolaridade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-12-13

Orientador

Martins, Antonio Sérgio

Coorientador

Pós-graduação

Bases Gerais da Cirurgia - FMB

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Diferenças de classe sócio-econômica contribuem substancialmente para as e-sigualdades SOCIaISda mortalidade. Imaginava~se que as doenças cardiovasculares afetavam preferencialmente pessoas bem sucedidas do ponto de vista profissional, bem lltridas e de escolaridade elevada: não é o que os dados epidemiológicos apontam. São diversificadas e abundantes na literatura mundial, bem como na brasileira as evidências de que as doenças cardiovasculares e a mortalidade decorrente dessas doenças sejam mais freqüentes entre as pessoas de menor nível sócio-econômico. A hipertensão arterial, o diabetes, o hábito de fumar, a dislipidemia, a obesidade, o coolismo, os fatores de risco não tradicionais e o estresse psicossocial são mais freqüentes em indivíduos de menor nível sócio·econômico. A massa ventricular esquerda aumentada é preditora da morbidade e mortalidade cardiovascular independentemente da pressão arterial e de outros fatores de risco. A .pertrofia ventricular também é mais freqüente em pessoas de estratos sociais menos :avorecidos. Dentre os marcadores de nível sócio.econômico, a escolaridade é a que melhor se oorrelaciona com a freqüência e intensidade dos fatores de risco cardiovascular. O presente studo faz uma revisão dos estudos que avaliaram as proposições listadas acima.

Resumo (inglês)

Socio-economic inequalities can cause mortality inequalities. There were the believe that cardiovascular disease committed rich, educated and well nourished people: it is not the rrue. There are many studies in world-wide and Brazilian literature showing an association tween low socioeconomic leveI and cardiovascular disease and mortality. Arterial hypertension, diabetes, smoke, dyslipidosis, obesity, alcoholism, non~ traditional risk factors and psicossocial stress are more frequent in low socioeconomic leveI. Left ventricular hypertrophy is a predictor of cardiovascular mortality, independent f blood pressure and other risk factors. Left ventricular hypertrophy is more frequent ong poor and low educated people. Among socioeconomic markers, scholarity is the best marker of cardiovascular risk - tors. This paper review the proposallisted above.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

MARTIN, Rosana dos Santos e Silva. Hipertrofia ventricular esquerda e hipertensão arterial em renais crônicos submetidos a tratamento por hemodiálise: influência do nível de escolaridade. 2007. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2007.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação