Gestão da informação: da criação à recepção. Estudo de caso : Revista Todateen - para público adolescente

Imagem de Miniatura

Data

2005-12-05

Autores

Ruiz, Lissandra Mahnis [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Considerando que os estudos sobre a produção de revistas especializadas, ainda não tem conhecimento científico solidamente produzido, apresento nesta dissertação relato fruto de pesquisa bibliográfica e de campo sobre o processo de gestão da informação, mais especificamente da criação a recepção da revista todateen, destinada ao publico adolescente, com uma singular característica, produzida integralmente no interior do Estado de São Paulo e uma das publicações da área de maior tiragem. O estudo objetiva também, demonstrar o funcionamento do processo de gestão da informação na produção de mídia impressa e especializada. A dissertação se estruturou com pesquisa histórica, bibliográfica e documental para assegurar o seu desenvolvimento estruturado em três partes: aspectos históricos e evolutivos das revistas no Brasil, a origem e o desenvolvimento da Editora Astral, o espaço contextual da produção e finalmente o processo de gestão da informação na revista todateen. Portanto a principal contribuição desta dissertação é demonstrar, pelo foco da gestão da informação, os processos pelos quais as informações passam até transforma-se em conhecimento disponibilizado no mercado editorial, através do seu conteúdo aqui demonstrado e analisado.
The present work objectified to demonstrate as the process of information management in the production of a printed media, specifically, the magazine todateen. The research if structuralized, mainly, in the bibliographical research and registers, collating the historical moment for which had passed the magazines since that they had started in Brazil, until the present. Also to describe, minutely, the birth and the trajectory of the Alto Astral publishing company in its 19 years of existence, as well as following the trajectory of the magazine todateen, object of this study. The main contribution of this research was to demonstrate, for the focus of the information management, which the processes for which the information passes until changedding itself into knowledge, through its articles and sections, and being placed to its readers.

Descrição

Palavras-chave

Comunicação, Gestão da informação, Mídia impressa, Jornalismo especializado, Revista Todateen, Information management, Printed media

Como citar

RUIZ, Lissandra Mahnis. Gestão da informação: da criação à recepção. Estudo de caso : Revista Todateen - para público adolescente. 2005. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.