Tecnologia digital móvel e educação: envolvendo jovens na discussão sobre o ECA
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Belda, Francisco Rolfsen 

Coorientador
Pós-graduação
Televisão Digital: Informação e Conhecimento - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O trabalho apresenta procedimentos e estudos para a produção de vídeos de curta duração (programetes) com conteúdo baseado em propostas do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e sua distribuição compartilhada através de mídias sociais, bem como análise de viabilidade de interatividade dos usuários. O conceito do programete foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica, estudo de programas realizadas para TV digital móvel e de técnicas de roteiro, produção, direção e montagem audiovisual. Como universo de pesquisa, desenvolvimento e aplicação foram adotadas duas turmas de alunos de 8º ano do Ensino Fundamental na EE Prof. Túlio Espíndola de Castro, em Jaú (SP). Além disso, são analisados aspectos de redes sociais na internet como integrantes da estratégia de distribuição de conteúdo e como forma de motivar a discussão do tema entre esse público jovem
Resumo (inglês)
This paper discuss studies and procedures for the production of based content on ECA (Right Statement of Children and Tennagers) short videos are shared through social media, as well as feasibility analysis of users' interactivity. The concept of programete (short videos) was developed from literature review, study programs undertaken for mobile digital TV and techniques screenplay, production and direction audiovisual mounting. As the universe of research, development and implementation were adopted two classes of students in the 8th grade of elementary school in Prof. Dr. Túlio Espíndola de Castro High School, in Jau (SP). Furthermore, this paper analyze aspects of social networks on the Internet as part of the distribution strategy and content as a way to motivate the discussion of this topic among young audiences
Descrição
Palavras-chave
Televisão digital, Internet, Redes sociais on-line, Educação, Crianças - Estatuto legal, leis, etc, Video interativo, Digital television
Idioma
Português
Citação
CASTRO, Rodrigo Galvão de. Tecnologia digital móvel e educação: envolvendo jovens na discussão sobre o ECA. 2013. 60 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013.