A manifestação dos saberes docentes na prática pedagógica de professores de educação física iniciantes e experientes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-08-23

Autores

Costa, Bruna Varoto da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho investigou a manifestação dos saberes docentes na prática pedagógica de professores de Educação Física, tendo como objetivo averiguar na docência de professores de Educação Física iniciantes e experientes a mobilização dos saberes docentes, considerando o processo de construção do conhecimento. Neste contexto foi considerado como objeto de estudo aspectos das trajetórias sociais desses professores, trazendo subjacente a elas a perspectiva de um habitus, como uma identidade que vai se constituindo. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo, que teve como técnicas: observação, fonte documental e entrevista semi-estruturada. Os participantes foram quatro professores de Educação Física, classificados em iniciantes e experientes de acordo com o tempo de docência na área, sendo o trabalho de campo realizado em escolas públicas da rede municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os dados foram apresentados em três eixos temáticos - “A escola como espaço social de formação, produção de sentidos e reprodução de estruturas pedagógicas”; “Entre o habitus de aluno e o habitus de professor: a manifestação dos saberes docentes”, “O habitus profissional do professor de Educação Física Mediante tais eixos, constatou-se que na constituição docente as vivências percebidas na socialização primária com a Educação Física escolar e o esporte influenciaram a escolha pela profissão. Contudo, o ingresso no magistério foi principalmente justificado pela estima aos professores universitários, pelas disciplinas específicas do curso e pelos estágios. Na constituição do habitus professoral, as ações didáticas, a hexis corporal, e a postura revelaram um habitus social e uma manifestação plural dos saberes docentes (profissionais, disciplinares, curriculares e experiências)...
In the current study researched the expression of the teachers knowledges in pedagogic practice of Physical Education’s teachers, proposal orientated by the aim of discovering the mobilization of that teachers knowledges among beginners and experts Physical Education’s teacher, considering the process of construction of the knowledge. In this context, as object of study, it was relevant the social aspects in the life of the teachers, not ignoring the underlying perspectives of a habitus related to the continuous process of construction of the educational identity. This study had a qualitative and descriptive nature, and the manipulated techniques were the observation, the research in documental sources and the semi-structured interviews. The participants were four teachers, classified in beginners and experts, in agreement with period of teaching in the area. The fieldwork took place at public schools of a municipal district of São Paulo. The information came in three thematic lines, that is: “The school as social space of formation, production of senses and reproduction of pedagogic structures”; “Between student's habitus and teacher's habitus: the expression of teachers knowledges”; and “The professional habitus of the teachers of Physical Education”. By such lines, it was verified that in the educational constitution the existences noticed in the primary socialization with the school physical education and the sport influenced the choice for the profession. However, the entrance in the teaching was mainly justified for the esteem to the academicals teachers, for the specific subjects of the course and for the apprenticeships. In the constitution of the professorial habitus, the didactic actions, the corporal hexis, and the posture revealed a social habitus and a multiple manifestation of teachers knowledges. About the time of career in the teaching, it was... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Professores, Saberes docentes, Prática pedagógica, Habitus, Teachers, Teacher knowledge, Pedagogic practice

Como citar

COSTA, Bruna Varoto da. A manifestação dos saberes docentes na prática pedagógica de professores de educação física iniciantes e experientes. 2010. 173 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.