A escritura da voz: uma experiência na prática de leitura/escuta de As aventuras de Pinóquio, de Collodi, no ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-08-28

Autores

Souza, Carolina Gonçalves [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa agrega algumas de minhas inquietações desde a graduação e outras, decorrentes da experiência docente, sobre a escuta como prática de leitura. Estas inquietações geraram o presente trabalho, que tem como objeto de estudo o processo de escuta de um texto literário como prática cultural de aprendizagem pela oralidade. Tem como objetivo geral experienciar este referido processo, com alunos de uma segunda série da E. M. “Profª Diva Marques Gouvêa”, localizada em Rio Claro (SP). Para tanto, tracei como metodologia um percurso que agregou algumas características da observação participante e da pesquisa-ação, tais como a questão da observação constante, do registro e da postura metodológica de “escuta”, além da abordagem da história cultural, no que diz respeito ao estudo do cotidiano, da comunidade de leitores e das práticas culturais de leitura e escuta. Privilegiamos leituras diárias do livro As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi (2002). Os registros das falas dos alunos sobre a leitura do dia foram feitos por mim, em um Diário de Campo, com o auxílio de câmeras fotográfica e filmadora. O percurso teórico foi construído com base nas formulações sobre: a leitura de mundo (FREIRE, 2003); a experiência de leitura (LARROSA, 2002a; 2005); a formação da comunidade de leitores (CHARTIER, 1999); a importância da leitura dos clássicos (CALVINO, 2004; MACHADO, 2002); e a importância de se realizar uma escolarização adequada da literatura (SOARES, 2003 e outros). Como considerações finais, apresento alguns apontamentos sobre os objetivos da pesquisa, os quais considero alcançados, haja vista a descrição das atividades com os alunos e suas conquistas como leitores. As pesquisas recentes sobre a formação do leitor literário (CEALE) apontam para um problema metodológico entre a matéria literária e o ensino de leitura na escola...
This research includes some of my concerns since graduation, and others resulting from the teaching experience about listening as a reading practice. These concerns led to the present work, which has, as study subject, the listening process of a literary text as a cultural practice of learning by orality. Its general objective is to experience this process, with children about seven and eight years old, from “E. M. ‘Profª Diva Marques Gouvêa’, located in Rio Claro (SP). For this, I plotted as methodology a route with some features of the participant observation and action research, such as the constant observation, the record and the methodological listening posture issues, as well as the cultural history approach in terms of the everyday life study, the readers’ community and the cultural practices of reading and listening. We focused in daily readings of the book The Pinocchio’s Adventures, by Carlo Collodi (2002). I made the records of the students’ speech on the reading of the day, in a Field Diary, with the aid of a photographic camera and camcorder. The theoretical route was based on the formulations of: the reading of world (FREIRE, 2003), the reading experience (Larrosa, 2002, 2005), the formation of the readers’ community (CHARTIER, 1999), the importance of classics reading (Calvino, 2004; MACHADO, 2002), and the importance of conducting a proper education literature (Soares, 2003 and others). As final comments, I show some notes on the research objectives, which I consider as accomplished, regarding the description of activities with students and their achievements as readers. The recent researches about the literary reader’s formation (CEALE) point to a methodological problem between the literary field and the reading teach in school. My research reinforced a suggestion, also of methodological nature, which may help other people to think what would... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Intertextualidade, Leitura, Leitura (Ensino de primeiro grau), Formação do leitor, Listening, Reading experience, Reader's formation, Intertextuality

Como citar

SOUZA, Carolina Gonçalves. A escritura da voz: uma experiência na prática de leitura/escuta de As aventuras de Pinóquio, de Collodi, no ensino fundamental. 2009. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.