Desenvolvimento moral e história de vida: um estudo sobre os princípios éticos subjacentes às ações do líder comunidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-09-01

Autores

Nicolau, Alexandra Joana Zorzin [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido com 10 líderes comunitários, adultos, que estão inseridos no Projeto Rede Social, coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, localizado no municipio de Limeira/SP, os quais traziam diversas experiências e histórias de vida da comunidade e de sua atuação junto à mesma. Com o propósito de caracterizar os sujeitos; de buscar categorias que permitissem identificar na fala dos mesmos os principios éticos e morais subjacentes a sua ação; verificar se os princípios morais identificados no discurso sobre a sua ação permaneciam ao refletir sobre a desigualdade de outros que não os seus. Foi necessária a organização de algumas categorias, essas categorias foram analisadas a luz do referencial teórico de Piaget e Kohlberg sobre o processo de construção de moralidade. Para tanto, utilizou-se História Oral, uma vez que, esse tipo de abordagem oferece possibilidades na investigação dos fenômenos na perspectiva de compreender o indivíduo e sua própria realidade, valorizando suas experiências de vida e a transformação social. Este estudo foi orientado pela História Oral de Vida, no sentido de permitir aos líderes comunitários, relatar experiências de luta e da vida em comunidade. Valorizando seus trabalhos e a transformação do local onde vivem. Acredita-se que a análise do material possa levar a reflexões importantes que, de alguma forma possam contribuir com os estudos de desenvolvimento moral
This study was conducted with 10 community leaders, adults, which are inserted in the Project Social Network, coordinated by the National Service of Commercial Learning, located in Limeira/SP, which brought different experiences and stories of community life and its petformance with the same. To characterize the subjects, to seek to identify categories in the speech of the same ethical and moral principles underlying its action, verify that the moral principles identified in the speech on its action remained to reflect on the unequal other not 'their'. It required the organization of some categories, these categories were analyzed in light of the theoretical framework of Piaget and Kohlberg on the construction of morality. Thus, oral history was used, since such an approach offers possibilities in the investigation of phenomena in order to understand the individual and their own reality, enhancing their experience of life and social transformation. This study was conducted by the Oral History of Life in order to allow community leaders, reporting experiences of struggle and life in community. Valuing their work and the transformation of where they live. It is believed that the analysis of the material could lead to important considerations in any way contribute to the study of moral development

Descrição

Palavras-chave

Educação moral, Comunidade, Projeto rede social, Moral development, Community, Leader, Adult

Como citar

NICOLAU, Alexandra Joana Zorzin. Desenvolvimento moral e história de vida: um estudo sobre os princípios éticos subjacentes às ações do líder comunidade. 2009. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.